Problema com formulário de cadastro

Estou tendo um pequeno problema com meu formulário de cadastro. Quero separar meus usuários por categoria, mas não estou conseguindo salvar no BD a categoria selecionada. Dá erro.
É minha primeira vez utilizando esse framework, então agradeceria se alguém pudesse me ajudar.
View:

                         <div class="form-check">

                                        @foreach($roles as $role)

                                            <p>

                                                <label for="form-check-label">

                                                    <input type="checkbox" class="form-check-input" name="roleSelecionado" value="{{ $role->id }}">

                                                    <em>({{ $role->display_name }})</em>

                                                </label>

                                            </p>

                                        @endforeach

                                    </div>

Controller:

 public function guardaUsuario(Request $request){

    $this->validate($request, [

        'name'       => 'required|max:255',

        'email'      => 'required|email|unique:users',

        'password'   => 'required'

    ]);

    $user = new User;

    $user->name     = $request->name;

    $user->email    = $request->email;

    $user->password = $request->password;

    $user->save();

    $user->syncRoles(explode($request->roles));

    return redirect()->route('userIndex');

}

Tá role->id no value do input da view pq cada uma das categorias tem um. 1 corresponde a administrador, 2-funcionario, e 3-diretor
O display_name exibe os nomes de cada categoria ao lado do checkbox, quem tá acostumado a mexer com isso talvez entenda mesmo sem eu dizer isso, mas quis deixar claro.
Então como podem ver eu tenho uma tabela para usuário e outra para roles, para separar os níveis de acesso, que são 3. Mas na hora do cadastro eu só posso escolher um. Os dados salvam sem problemas, menos essa parte do checkbox. Alguém pode me ajudar?