Problemas com a tabulação e conferência do programa no NetBeans

Estou com alguns probleminhas na minha IDE NetBeans. Acredito que seja configuração.
O problema é o seguinte: ao digitar o NetBeans não está fazendo a formatação como ele fazia antes, ou seja, quando eu digito enter o NetBeans não passa para mesma coluna da linha de baixo, ele passa para o começo da linha de baixo e eu tenho que digitar tab; além disso, ele não faz a tabulação de início de métodos.
Outro problema: o NetBeans não está marcando as palavras de declaração de variáveis com cor diferente, como ele fazia antes e não está marcando a correção do programa para ver se tem erro de sintaxe. Antes, ele indicava erros de sintaxe e agora não está indicando.
O que aconteceu com meu NetBeans para ele perder tantos recursos de IDE? Como eu configuro ele para voltar a indicar os erros e fazer a tabulação do programa automaticamente?
Tirando esses erros o NetBeans continua executando o projeto adequadamente quando eu dou um run.

Atenciosamente,
Ronaldo

O problema é o seguinte: ao digitar o NetBeans não está fazendo a formatação como ele fazia antes, ou seja, quando eu digito enter o NetBeans não passa para mesma coluna da linha de baixo, ele passa para o começo da linha de baixo e eu tenho que digitar tab; além disso, ele não faz a tabulação de início de métodos.

Normalmente ele vai “errar” se seu código estiver com chaves/parênteres/colchetes desbalanceados. Ou seja, vc tem chaves faltando por exemplo. Além disso vai avisar que tem erro no seu código.

Outro problema: o NetBeans não está marcando as palavras de declaração de variáveis com cor diferente, como ele fazia antes e não está marcando a correção do programa para ver se tem erro de sintaxe. Antes, ele indicava erros de sintaxe e agora não está indicando.

Mesma coisa. Sua classe está mesmo compilando? Está correta mesmo?

O que aconteceu com meu NetBeans para ele perder tantos recursos de IDE? Como eu configuro ele para voltar a indicar os erros e fazer a tabulação do programa automaticamente?

Se vc tem certeza que não há nenhum erro no código da sua classe, para resetar o NetBeans para as configurações de fábrica, vc primeiro deve fechá-lo. Após a IDE estar fechada, acesse o diretório (estou assumingo que vc está usando Windows).

C:\Users\<seu usuário>\AppData\Roaming\NetBeans

Nesse diretório são armazenadas as configurações da sua instância do NetBeans. Procure pelo diretório da versão que está usando e o exclua. Abra novamente o NetBeans e ele estará resetado para os padrões quando o instalou. Note que TODAS as configurações serão perdidas e você precisará realizá-las novamente.

Tirando esses erros o NetBeans continua executando o projeto adequadamente quando eu dou um run.

Run é uma coisa. Se vc clica em Run ele vai avisar que tem erros no seu código e perguntar se vc quer executar a versão anterior do Build. Se não me engano, tem como você suprimir essa mensagem e então, cada vez que clicar em Run, mesmo que haja problemas no seu código, ele vai rodar a versão anterior que foi compilada. Eu sinceramente acho que seu problema é exatamente esse. Vc tem erros no seu código, por isso a má formatação/edição, e quando clica em Run a última compilação está entrando em execução. Se não for isso, faça a exclusão das configurações como mencionei acima e veja se resolve. Outra coisa que é uma boa prática e manter sempre a versão mais nova do NetBeans instalado e a versão que você está trabalhando ou que depende. Quando percebe que a versão mais nova está funcionando apropriadamente para seus projetos, pode desinstalar a versão antiga.

1 curtida

Fiz o que você me recomendou. Infelizmente tive que instalar uma versão mais recente do NetBeans e junto com ela não pude usar jdk 8 que eu estava usando, daí eu instalei jdk 21 e está tudo funcionando…

Obrigado,
Ronaldo

1 curtida

O mesmo problema que eu não sabia como resolver há muito tempo. Encontrei a solução aqui, muito obrigado, excelente fórum! Quero partilhar convosco um bom site com jogos lucky slots, jogos muito fixes. Boa sorte