programcalculadorabasica;usescrt;varn1,n2:real;adicao:real;subtracao:real;multiplicacao:real;divisao:real;beginclrscr;writeln('Digite o primeiro numero:');readln(n1);writeln('Digite o segundo numero:');readln(n2);adiçao:=(n1+n2);subtração:=(n1-n2);divisão:=(n1/n2);multiplicação:=(n1*n2);ifadiçãothenwriteln(adiçao);ifsubtraçãothenwriteln(subtração);ifdivisãothenwriteln(divisão);ifmultiplicaçãothenwriteln(multiplicação)readkey;end.
adicao e adiçao são coisas diferentes.
o mesmo se aplica às restantes, umas vezes tens c, outras ç, umas vezes tens ã, outras a.
O meu tempo de pascal foi, literalmente, no milénio passado mas duvido que possas ter variáveis com ç ou ã.
Lucas_Camara
@WhiteHat Uma pergunta, tem alguma razão para estudar pascal? Ou é apenas por curiosidade mesmo?
WhiteHat1 like
Eu programava em pascal com 19 anos,mas rodei duas vezes em programação pascal e Delphi porque eu tenho dificuldade para entender e dificuldade de aprendizado devido a síndrome de noonan,o professor de programação disse a coordenadora do curso, que eu não encaixava os códigos, por isso rodei,mas com 22 anos criei 8 programas para Linux no formato .deb .rpm e .txz(Slackware),minha mãe teve que explicar para coordenadora do curso no CEPEG,que eu sou especial e tinha dificuldade para entender,por isso eu não encaixava os códigos,mas que já estou superando,fiz os 8 programas no Linux no Lazarus(Delphi 7 para Linux).
WhiteHat
Corrigi tudo praticamente,mas o multiplicacao não está indo,veja o código:
programcalculadorabasica;usescrt;varn1,n2,adicao,subtracao,divisao,multiplicacao:real;beginclrscr;writeln('Digite o primeiro numero:');readln(n1);writeln('Digite o segundo numero:');readln(n2);adicao:=(n1+n2);subtracao:=(n1-n2);divisao:=(n1/n2);multiplicacao:=(n1*n2);ifadicaothenwriteln(adicao)elseifsubtracaothenwriteln(subtracao)elseifdivisaothenwriteln(divisao)elseifmultiplicacaothenwriteln(multiplicacao)readkey;end.
programcalculadorabasica;usescrt;varn1,n2,resultado:real;operador:char;beginwriteln('Digite o primeiro número:');readln(n1);writeln('Digite o segundo número:');readln(n2);writeln('Digite o operador:');readln(operador);ifoperador='+'thenresultado:=(n1+n2)elseifoperador='-'thenresultado:=(n1-n2)elseifoperador='/'thenresultado:=(n1/n2)elseifoperador='*'thenresultado:=(n1*n2);writeln('O resultado é:',resultado:0:0);readkey;end.
staroski
Dica: deixe os else if em uma mesma linha, fica mais legível: