Programação Orientada a Aspectos

Estou escrevendo minha monografia sobre Programação Orientada a Aspectos. E descobri que, pelo menos, no exterior (entenda-se EUA e Índia) o pessoal está usando muito esse paradigma, que na verdade é um complemento da POO.

Queria saber como anda esse assunto aqui no Brasil, se alguém usa no dia-a-dia, as empresas, se gostou da metodologia, etc.

Isso poderá ajudar no meu trabalho.

Vlw 8)

Olá

O Spring é usado em todo o mundo e não apenas onde você citou.

AOP é muito útil em qualquer aplicação. Nem tudo é festa. A legibilidade do código de negócios melhora mas a aplicação como um todo pode ficar um pouco mais difícil de entender. Também podem haver problemas com a performance.

Se quiser ver uma aplicação onde AOP, ao invés de ser um conceito ortogonal, é a estrela da festa, experimente o Glassbox

[]s
Luca

Muitas vezes cvc usa e nem percebe… pro exemplo se vc usa EJB3.0, a citar os callbacks dos métodos de ciclo de vida dos EJBs. AOP na minha opinião é uma das coisas muito legais que nem todo mundo usa…rs

Já implementei alguns componentes de segurança usando AOP (AspectWerkz, mais especificamente) e, no meu caso, foi uma solução ideal para o problema que tinha em mãos.

Só não sei se AOP merece o título de “metodologia” ou mesmo “paradigma”. IMO, é uma técnica que pode ser aplicada a determinados problemas, da mesma forma como existem medicamentos que são adequados a determinada enfermidade. Em ambos os caso, a arte está em saber se os efeitos colaterais da aplicação da técnica/medicamento compensam.