Essa história de “peão” é uma típica visão herdada do famoso “gerente” das décadas passadas, que não produzia nada e não decidia nada, servia apenas para cobrar dos inferiores e apresentar resultados (relatórios) ao dono do negócio. Atualmente, empresas modernas (e inteligentes) estão trabalhando com uma estrutura mais horizontalizada/colaborativa. Dê uma assistida na palestra abaixo que você vai entender, vale a pena, o palestrante é muito bom:
Para avaliar a atual situação dos programadores, penso que devemos considerar o seguinte:
-
Um BOM programador (não um mero programador de framework), capaz de entender recursividade, OOP, ponteiros e outras estruturas e problemas complexos, deve ser no mínimo capaz de resolver um teste de Einstem, que segundo ele próprio, somente 2% da população é capaz. Este percentual proposto por Einstem pode não ser preciso, mas é no mínimo aproximado, basta percebermos os seguintes fatos: a aversão à matemática desde o ensino fundamental; a evasão nas faculdades de computação; a razão do número de formandos entre os cursos de graduação em computação e qualquer outro (ADM, Direito, etc.).
-
A maioria das empresas (pequenas) ainda enxerga o profissional de informática como um cargo burocrático (auxiliar administrativo, por exemplo), e, apesar da crescente falta de profissionais, há uma forte insistência em “não dão o braço a torcer” em relação à equiparação, mesmo sofrendo por atraso de projetos e recusa de demanda.
-
O senso comum ainda enxerga uma pessoa que faz computação como um “mecânico de computador” (Daí a falta de interesse pelos cursos). Qual analista de sistemas que já não ouviu: “Minha impressora está com problema…”.
-
QI não dá dinheiro! O que dá dinheiro é a gestão do QI. É aí que os experts em matemática muitas vezes se perdem. A grande maioria dos milionários não fez fortuna sabendo resolver uma equação da “NASA”, mas sabendo coordenar pessoas que o fizessem. Cabe, aí, citar a velha máxima: “Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro”.
Considerando isto, enxergo o seguinte “byte” de opções para um pretenso programador:
+1 Sei coordenar/gerir
+2 Sou criativo
+4 Estou entre os 2%
Resultado:
0 - Procure um emprego;
1, 3, 5 ou 7 - Monte sua empresa;
2 ou 6 - Procure uma sociedade;
4 - Procure um bom emprego.
[]s
James.