Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

Acho que se o cara faz bem aquilo que ele se propõe a fazer, não importa onde ele conseguiu o conhecimento.

Tem gente que aprende em 1 semana o que outros levam 4 anos, paciência ué.

Quantidade!= Qualidade

E você é capaz de citar um lugar relevante onde não seja como no Brasil?

Não senhor. Você está assumindo coisas sem saber o contexto. Ele é o único que pdoe afirmar mas pelo que entendi ele dava crédito aos formados e avaliava melhor os não-formados, após os incidentes ele passou a prestar mais anteção mesmo aos formados.

Você não pode alegar nada sem conhecer o contexto.

Claro que vai levar a algum lugar.

Já comecei que além da discriminação de pessoas fora da TI, temos vertentes dentro da própria classe que acha que qualificação formal não influência em qualidade profissional. São opiniões de cada um. Não estou aqui para convencer ninguém e sair daqui como vitorioso. Chegar a algum lugar para ti é conseguir uma idéia comum a todos?

Até!

o problema não é o refresh “aqui” talvez fosse preciso da um refresh na cabeça das pessoas…

Nivelar por baixo é pau … que dizer não nivelar é pior ainda!

Vai afetar sim. Subtamente eu vou morar no único país do BRIC (e que já é o único que não é famoso por desenvovler tecnologia) que exige toda uma burocracia para o mercado.

Sem contar os países de primeiro mundo que também não exigem nada do tipo.

[quote=clodoaldoaleixo]Acho que se o cara faz bem aquilo que ele se propõe a fazer, não importa onde ele conseguiu o conhecimento.

Tem gente que aprende em 1 semana o que outros levam 4 anos, paciência ué.

[/quote]

não é isso que está sendo discutido…

eu vou resumir o que eu penso…

obrigar quem PRETENDE ingressar no mercado de ti a cursar uma faculdade, pode fazer com que o pais produza mais tecnologia… ciencias da computação não é so desenvolvimento java… é mais amplo… se vc é obrigado a cursar, voce ve um numero mto maior de coisas que podem te despertar um interesse… isso pode fazer com que mais pessoas no brasil tenham interesse em gerar conhecimento e tecnologia… e isso pode ser positivo para o pais…

é meu ponto…

se nao daqui a 10 anos vamos ser usadores de coisas feitas la fora…
usamos o spring, usamos o hibernate, jboss, etc… etc…
e pouco fizemos…

[quote=eliziario]No Brasil nós teríamos proibido as seguintes pessoas de trabalhar:

Larry Elison (Oracle)
Anders Hejlsberg (Criador do Turbo Pascal, do Delphi e do C#)
Paul Allen (Co-fundador da Microsoft)
Bill Gates (esse vocês conhecem, né?)
Linus Torvalds (Ou pelo menos teríamos proibido ele de começar a fazer um kernel no segundo ano da faculdade)
Stephen Wozniak (que largou a faculdade para criar o Apple e só voltou para se graduar em 86 depois de criar o Mac)
Tem gente que embora formada, também não poderia trabalhar por aqui, por ser formada em outra coisa:
Marc Fleury (Físico)
Edsger W. Dijkstra (Físico)

[/quote]

Opa, o Linus Torvalds criou o Linux como tese do Mestrado dele: Linux: A Portable Operating System.

Portanto, se não fosse a formação acadêmica dele, é bem provavel que o Linux não existisse hoje.

[quote=felipecruz]
e pouco fizemos…[/quote]

Não vou nem discutir o nacionalismo implícito mas… os países onde estes foram feitos não são regulamentados. E aí?

Não, Boaglio, o linus usou o linux como tese mas ele o criou ainda na graduação. É só ver as datas ou ler a biografia dele.

[quote=pcalcado][quote=felipecruz]
nao sei porque voces sao contra… nao vai afetar nada a vida de voces… e sim de quem pretende ingressar no mercado… e na minha opiniao vai ser algo positivo… ou a faculdade vai atrapalhar o auto didata?
[/quote]

Vai afetar sim. Subtamente eu vou morar no único país do BRIC (e que já é o único que não é famoso por desenvovler tecnologia) que exige toda uma burocracia para o mercado.

Sem contar os países de primeiro mundo que também não exigem nada do tipo.[/quote]

desde quando faculdade é burocracia?!

nao obrigar me afeta tb,

vou morar no unico pais do BRIC que nao desenvolve tecnologia e só usa…
ai o brasil vai ser um pais importante por ser exportador agropecuario…(segundo as previsoes)

eu gostaria de ver meu pais sendo exportador de tecnologia…
mas do jeito que ta… vamos ser exportagores agropecuarios mesmo

talvez mais gente na facudade evitasse esse tipo de coisa:

Brasil: A Maior Comunidade de Não-Desenvolvedores Java do Mundo!
http://fragmental.com.br/blog/?p=199

Colocar futuros profissionais em contato com outras pessoas que estão na faculdade para inovar poderia dispertar muita coisa em auto-didatas solitarios.

:shock:

[quote=pcalcado][quote=felipecruz]
e pouco fizemos…[/quote]

Não vou nem discutir o nacionalismo implícito mas… os países onde estes foram feitos não são regulamentados. E aí?[/quote]

e ai que sao paises muito mais desenvolvidos que o brasil, com um ensino de melhor qualidade, qualidade de vida melhor, acesso mais facil ao ensino

nao podemos comparar…

porque nos nao produzimos nada?

[quote=danielgatis]talvez mais gente na facudade evitasse esse tipo de coisa:

Brasil: A Maior Comunidade de Não-Desenvolvedores Java do Mundo!
http://fragmental.com.br/blog/?p=199

Colocar futuros profissionais em contato com outras pessoas que estão na faculdade para inovar poderia dispertar muita coisa em auto-didatas solitarios.

:shock: [/quote]

boa colocação…

a faculdade também serve pra isso… conhecer pessoas com os mesmos interesses profissionais… juntar, criar ideias…

produzir…

mesmo que la fora a profissao nao seja regulamentada… sera que é como aqui?
leu jsp em 21 dias, virou programador java

Exigir é.

Se os outros não exigem porque exigir vai ajudar?!?

[quote=felipecruz]
e ai que sao paises muito mais desenvolvidos que o brasil, com um ensino de melhor qualidade, qualidade de vida melhor, acesso mais facil ao ensino

nao podemos comparar…

porque nos nao produzimos nada?[/quote]

E quala relação você faz entre exigir facudlade e ter facudlade de qualidade? As faculdades de direito têm qualidade? Engenharia? Se com eles não funcionou porque conosco funcionaria?

[quote=danielgatis]talvez mais gente na facudade evitasse esse tipo de coisa:…
Colocar futuros profissionais em contato com outras pessoas que estão na faculdade para inovar poderia dispertar muita coisa em auto-didatas solitarios. [/quote]

Comparado a que? Qual outro país faz isso de exigir faculdade com sucesso? Se as nossas referências em tecnologia não exigem faculdade porque exigiríamos?

se os outros pulam de uma ponte, voce tambem pula?

a minha opinião e sobre o brasil… nao sobre os outros paises… ja expliquei porque eu acho que vai ajudar…

o governo podia controlar a qualidade dos profissionais através de uma prova como a da OAB… ou um orgao regulamentador…

se vc sabe jsp em 21 dias mas nao passou na prova, é tecnico e nao bacharel…

os contratantes saberiam que alguem que passou na prova tem um minimo de qualificacao…

ou voce vai dizer que passar na prova da OAB nao sgnifica nada tambem?

Ao meu ver você substima sua profissão. Pensar que qualquer um pode aprender sozinho uma profissão é ser muito pretencioso ein?!

Eu e muito mais pessoas enchergamos problemas que é necessario dedicação de uma vida para se buscar uma resposta.

Se o pessoal ver nossa profissão como uma coisa simples que qualquer um sem dedicação e formação apropriada pode fazer sinto muito. Mas eu não julgo essa pessoa um cinentista da computação é um programadorzinho que tem na sua frente so regra de negocios.

Computação é alem de implementar regra de negocios e montar servidores enterprise.

Atualmente trabalho na area comercial mas já implementei em c ansi um transcodificador de video h264 para o padrão brasileiro de tv digital na facudade. E isso é estudo para uma dezenas de vidas.

:shock:

voltando mais um pouco

Como a burocracia vai te afetar?!

oq vai acontecer é que voce vai encontrar no mercado apenas profissionais com ensino superior…
vao continuar existindo os bons e os ruins

no que isso te atrapalhou?

Conforme o Philip disse, eu não afirmei isso em nenhum momento. Dizer que A fez algo ruim não torna obrigatoriamente B melhor.
O que eu quis demonstrar foi exatamente isso, que a graduação não garantiu qualidade nenhuma.
Quanto as análises de candidados, era análise para cargos de trainee e o candidatos deveriam ser formados, por isso uma ‘melhor’ análise dos currículos(e outras informações do candidato), o que também não exclui em outras análises para outros cargos, analisar igualmente auto-didatas. Favor não tirar conclusões silógicas baseadas em apenas uma informação.

O mais estranho é que de acordo com o site da SBC nossa profissão é regulamentada pelo CFA (Conselho Federal de Administração) pois é a ultima portaria válida nesse sentido.

Se eu entendi errada a apresentação que vi lá,por favor, me corrijam…

[EDITADO]
url