Conforme o Philip disse, eu não afirmei isso em nenhum momento. Dizer que A fez algo ruim não torna obrigatoriamente B melhor.
O que eu quis demonstrar foi exatamente isso, que a graduação não garantiu qualidade nenhuma.
Quanto as análises de candidados, era análise para cargos de trainee e o candidatos deveriam ser formados, por isso uma ‘melhor’ análise dos currículos(e outras informações do candidato), o que também não exclui em outras análises para outros cargos, analisar igualmente auto-didatas. Favor não tirar conclusões silógicas baseadas em apenas uma informação.[/quote]
só porque o candidato é formado, nao significa que ele saiba a API java…
agora… se um candidato formado nao sabe modelar um banco relacional ou modelar orientado a objetos… ai sim, voce pode questionar a qualidade do curso…
Ninguém esta afirmando que cursar faculdade é “ruim” ou que não deva ser incentivado. Mas entre ‘incentivar’ e ‘obrigar por lei’ há uma certa distância. Uma grande distância.
Os impactos negativos dessa lei são evidentes: teremos muitos bons profissionais afastados do mercado. Argumentam de que maus profissionais serão afastados também: pura falácia - o próprio mercado já se encarrega disto. Seria a graduação garantia de qualidade profissional? Há, nem preciso comentar.
É claro que é cinismo argumentar que serão nulos os efeitos positivos… aumento de pesquisa e de produção científica, por exemplo, são benefícios notáveis.
Enfim, ao meu ver, regulamentar a profissão é uma burocracia grande demais, uma restrição muito forte, cujos efeitos benéficos poderiam ser alcançados por outros meios. Exigir graduação para entrar no mercado não é a única (nem a melhor) forma de incentivar o ingresso na faculdade.
Sou contra a regulamentação da profissão.
Sou a favor da desregulamentação de profissões como contador, administrador de empresas, jornalista, etc.
Sou favorável à criação de conselhos nacionais e/ou associações de profissionais, nos moldes do CREA ou OAB.
Para um processo de seleção melhor. Ao invés de sair querendo culpar/processar indivíduos e/ou sindicatos.
Como você diz logo abaixo, todo mundo comente erro. Se a empresa quer minimizar isso, que faça um processo de seleção melhor.
Não é esse mesmo o ponto. Graduados, não graduados e ‘terceira opção’ são humanos e passíveis de erros. O ponto é que o cara ser ou não graduado não vai me dar uma garantia de qualidade, simples assim.
Ok, serei um tanto mais conciso.
Imagine um projeto de âmbito nacional(ou internacional), que vá usar todas essas parafernalhas da moda: SOA, JEE 5, JSE 6. E você precise de um arquiteto experiente pra tocar o projeto.
Quem você contrataria: Você ou o Phillip?
ninguem quer que a regulamentacao afete quem ja esta no mercado…
isso ja esta BEM claro na discussao
EU, particularmente, quero que dentro dos proximos anos, a regulamentação pode trazer inumeros beneficios… ou seja, quem esta no colegio hoje e pretende trabalhar com TI, tem que saber que tem q fazer uma faculdade…
Creio que um curso superior serve mais como um aspecto de seleção de pessoal para o mercado de trabalho. Se uma pessoa foi capaz de entrar em uma instituição de ensino superior boa, esta PODERÁ ser um bom profissional. Não é certeza, mas as chances são maiores.
Se outra pessoa não fez nenhum curso de graduação, mas possui certificação em alguma linguagem de programação (falando na área de computação), provavelmente será um bom profissional para trabalhar na área de desenvolvimento. Mas talvez seja fraco para ocupar cargos que necessitem de mais responsabilidades. Já que ela só conhece aquele mundo da linguagem.
A faculdade de qualquer área de computação serve para aprender aspectos computacionais, em um nível que qualquer curso técnico ou mesmo certificações não abrangem. São focos totalmente diferentes ao meu ver.
[quote=felipecruz]só porque o candidato é formado, nao significa que ele saiba a API java…
agora… se um candidato formado nao sabe modelar um banco relacional ou modelar orientado a objetos… ai sim, voce pode questionar a qualidade do curso…
[/quote]
De forma alguma exijo que conheça a API, eu só espero que o cara saiba o que está fazendo. Se ele não conhece a API, pra que diabos tá usando algo que não conhece?
E quanto a modelagem, eu questionaria a qualidade do aluno antes da qualidade do curso.
Concordo quando dizem q esse projeto nao afetara em nada os ingressados… e sim os ingressantes no mercado… Por isso fico tranquilo…
Mas poxa… deixemos quem quiser aprender… aprender…!!
Vai falar que se alguem nao tivesse condicoes de fazer uma faculdade… nao aprenderia pq nao tinha como estudar… Na verdade pra mim isso é pq eh um grande preguiçoso!!!
É exatamente isso… faculdade != bom profissional assim como quantidade != qualidade !!!
Agora… quem tah preocupado pq tah com medo de perder o emprego… ou perder salário… poxa… me desculpe… mas se tá preocupado eh pq ai tem… achou q era só sair da facul e acabou?!
Num conheço nenhum cara ‘bom’ q se deu mal… muito pelo contrario…
Todos se atualizam … de uma maneira ou de outra… e estao no mercado!
Se vc estuda… aprende… sabe como usar… pq nao vender!!!
Acho q o mundo da tecnologia esta muito mais voltado a vender serviços do que produtos…
Produtos vc acha aos montes… já os serviços… os caras bons… dai eh q eh o diferencial… pode contar nos dedos…
[quote=flaleite]O mais estranho é que de acordo com o site da SBC nossa profissão é regulamentada pelo CFA (Conselho Federal de Administração) pois é a ultima portaria válida nesse sentido.
Se eu entendi errada a apresentação que vi lá,por favor, me corrijam…
[/quote]
Ouvi falar nisso também. Mas alguém já viu essa ‘regularização’ por parte da do Conselho Federal de Administração funcionando de fato? :roll:
[quote=maquiavelbona]
[modo_chato=on]Para se ter uma conclusão silógica, necessita-se de pelo menos 2 premissas, e as duas foram retiradas de seu texto.[/modo_chato][/quote]
Exatamente, a conclusão oriunda de duas premissas, a 1º ‘A fez algo ruim’ foi eu quem dei, a segunda: ‘B não fez/não faz’ e a conclusão: ‘Portando B é melhor’
Philip…vc me perguntou a umas 4 páginas atras se eu estou lendo ou respondendo apenas…resposta: leio alguma coisa e respondo…pq? pq post aqui é sempre a mesma coisa: um defende de um lado outro de outro…e não sai daqui…pq ninguem dá o braço a torcer e acaba que se fala sempre a mesma coisa.
Daniel, é óbvio que você não consegue manter essa discussão a um nível não-pessoal então vou ignorar seus comentários daqui em diante.
[quote=felipecruz]ninguem quer que a regulamentacao afete quem ja esta no mercado…
isso ja esta BEM claro na discussao
[/quote]
Claro que vai me afetar. Por um acaso agora não mas eu trabalhei para quase uma dezena de empresas estrangeiras, todas aplicando emd esenvolvimento no Brasil.
(1) Se a partir de amanhã eu passar a obrigar diplomas vou perder projetos para a Índia, Rússia e China que não exigem essa burocracia
(2) Se a empresa precisar enviar um de seus técnicos para o Brasil ele não poderá exercer a profissão se não tiver diploma reconhecido nacionalmente, e isso não é raro
Felipe, se você não vai se guiar pelos bons exemplos vai se guiar pelo que? Já ficou claro que você tme uma opnião forte a respeito mas poderia dar alguns argumentos para solidificar o que diz. Então vou perguntar algo:
Sabendo que a maioria das instituições que ensinam direito, enfermagem, fisioterapia ou jornalismo não possuem qualidade, por que obrigar a ter um diploma vai trazer qualidade à informática e não apenas criar mais faculdades que vendem diplomas?
imagine que eu queira agrupar documentos de 2 formas, usando k-means ou fuzzy C, quem voce contrataria?
qualquer um que fez uma boa faculdade ou alguem q nao fez?
a sua comparacao foi um tanto quanto ridicula… nao é possivel que voce nao veja isso…
voce compara alguem com + de 10 anos de experiencia com alguem com 3?
Não entendi, a pergunta foi basicamente: Você contrataria A ou B, levaria em conta se é graduado ou não?
Se eu fosse obrigatoriamente implementar em Java, selecionaria X para cuidar da parte técnica, e caso não tivesse um analista técnico(que conhecesse grafismo, teorias de candle, ondas de Elliot, etc) contrataria o analista para ensinar X como implementar os requisitos de negócio.
Ou você acredita que algém que domine IA obrigatoriamente sabe como funciona a bolsa de valores?
E se não fosse obrigatoriamente em Java, selecionaria qual dos dois, X ou Y tem mais capacidade técnica para atender as necessidades da empresa.
eu sou a favor de um controle maior de qualidade do ensino oferecido…
ou seja…
se existisse esse controle, provavelmente teriamos melhores profissionais…
é o que eu penso…
acho que o rafael também nao sabe manter a discussao em um nivel não pessoal, depois de uma comparacao completamente pessoal e descabida… espero que voce veja isso tambem…
como disseram, talvez obrigar nao seja a saida… mas do jeito que ta, ninguem vai ter estimulo para cursar uma faculdade… entao o incentivo (ao inves da obrigacao) deveria existir…
não estou descartando um analista de negocios. Mas analise de comportamento e previsões(se forem possivel teoricamente) … seja la qual for a regra de negocio só é possivel com IA.
se tu ta achando que um corretor da bolsa de analista e um guru java vai resolver teu problema boa sorte!
eu gostaria de ver o brasil (sim, é um pensamento nacionalista) produzindo mais tecnologia… gerando conhecimento…
acho q obrigar(ou incentivar mais) ira ajudar o brasil a produzir mais tecnologia ao invés de apenas usar… e acho que o controle sobre o a qualidade do ensino deve ser maior
essa bagunça desestimula os futuros profissionais de cursarem uma faculdade… e ai… continuaremos sendo “usadores” de tecnologia de fora…
Primeiro eu me perguntaria por que diabos eu quero organizar documentos com k-means ou fuzzy C. Ao menos todas vagas de emprego que vejo eles solicitam pessoas que saibam implementar e não conhecer uma forma específica de implementar. Por exemplo nunca vi uma vaga de emprego procurando alguém que saiba implementar busca em profundidade com Djikstra ou BelmanFord, e sim gente que tenha conhecimento para solucionar necessidades da empresa.
E se de qualquer forma fosse impreterivelmente e indispensável alguém que soubesse implementar k-means ou fuzzy C, eu procuraria aluém que soubesse, e faria um processo de seleção com as pessoas, independente se ela aprendeu isso na faculdade ou nos finais de semana em casa.
por isso muitas empresas encontram dificuldade em achar profissionais para tarefas especificas…
porque cada vez mais as pessoas nao fazem faculdade
acho pouco provavel voce achar algum auto didata muito bom em assuntos como computação grafica por exemplo…
se um dia voce for dono de uma empresa… vai se perguntar porque ninguem sabe resolver um problema X
talvez se mais pessoas tivessem feito faculdade a situação fosse diferente…
talvez seja porque no brasil, como nao somos produtores de tecnologia, não existem vagas para coisas que nao sejam triviais como sistemas de informação (na maoiria dos casos, triviais, CADASTROS)