Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

[quote=danielgatis]se tu ta achando que um corretor da bolsa de analista e um guru java vai resolver teu problema boa sorte!
[/quote]

Corretor não, analista gráfico, tipo Márcio Noronha.

Concordo! do mesmo jeito que existem profissionais desqualificados sem formação tambem a empresas que optam por contratar essas pessoas! Cada um é cada um … cada empresa sabe oque é melhor!

Só espero que antes de fechar o negocio … a empresa coloque no contrato … nenhum dos nosso funcionarios é formado mas todos saben a arte do sevirol. em letras bem miudinhas!

:shock:

cara você não sabe do que ta falando. você acha que um grafico vai te da a situação da bolsa de valores no futuro?!

você é formado?!

Ou vai ver as instituiçoes de ensino são uma piada.

Ou você estuda, ou trabalha.
Os dois juntos, só se não tiver que por comida na mesa mesmo.

Sou auto didata, mas fiz 3 anos de eng. telecom. Ficou muito pe$ado para eu continuar, então parei. E hoje não vejo como conseguir voltar. E nas públicas, fica complicado, apenas integral e mesmo assim, disputadissimo.

Sei que tudo é relativo, mas acho que a regulamentação não afeta em nada.

Pode ser que pra concursos publicos afete.
Ou uma ou outra empresa.

São exceções se você quiser ficar com o mercado nacional de software, boa sorte neste caso.

Quando chegar em 2005 e o mundo globalizado bater sua porta nós nos falamos.

[quote=daviscabral]Ou vai ver as instituiçoes de ensino são uma piada.

Ou você estuda, ou trabalha.
Os dois juntos, só se não tiver que por comida na mesa mesmo.

Sou auto didata, mas fiz 3 anos de eng. telecom. Ficou muito pe$ado para eu continuar, então parei. E hoje não vejo como conseguir voltar. E nas públicas, fica complicado, apenas integral e mesmo assim, disputadissimo.

Sei que tudo é relativo, mas acho que a regulamentação não afeta em nada.

Pode ser que pra concursos publicos afete.
Ou uma ou outra empresa.
[/quote]

uma pena…

se vc tivesse se formado, com um projeto de curso, teria contribuido gerando conhecimento,

outras pessoas leriam o seu projeto… talvez disso saisse alguma tecnologia nova desenvolvida no BRASIL…

isso que ta faltando…

voce diz q nao faz diferenca nenhuma… pra voce nao faz… mas poderia ter feito pro pais…

é claro que é um discurso meio “romantico” e tal, mas eu acredito no brasil e vejo aqui todo mundo so pensando em compara quem sabe fazer a coisa X, fazendo comparações… e nao veem que cada pessoa que entra numa faculdade publica e nao se forma, representa um dinheiro que o pais perdeu num investimento em educação…

[quote=pcalcado]São exceções se você quiser ficar com o mercado nacional de software, boa sorte neste caso.

Quando chegar em 2005 e o mundo globalizado bater sua porta nós nos falamos.[/quote]

nos falaremos… (estou assumindo 2050 ehhe)

o brasil um pais onde ninguem fez faculdade de computacao porque foi trabalhar (e nem sempre pra sobreviver)…

exportador agropecuario…

[quote=danielgatis]cara você não sabe do que ta falando. você acha que um grafico vai te da a situação da bolsa de valores no futuro?!
[/quote]

O que você quer dizer com ‘situação da bolsa’? O índice bovespa, o índice futuro, algum papel em específico?
Na verdade não há forma de bolo pra te dizer qual vai ser a ‘posição da bolsa’, caso contrário ou haveria um monte de gente rica com essa tal fórmula, e/ou a bolsa teria quebrado.
E não é ‘um gráfico’ é o gráfico das variações dos índices(tanto da bolsa quanto dos papéis) e através destas variações do gráfico é que ‘tenta’ se chegar a uma posição aproximada(e pra isso tem diversas teorias pra essa aproximação: ondas de Elliot, Candle, Dow, etc)

Nope, só acompanho a bolsa mesmo.
Mas voltando ao assunto do tópico, você realmente acredita que alguém que conhece IA conhece o comportamento da bolsa?
É que particularmente nunca vi ninguém ganhando dinheiro na bolsa usando IA.

Não é 2050, é 2005 mesmo. Desde 2001 eu atendo projetos internacionais, tenho certeza que chegará a sua vez, claro que apenas se não aprovarem este tipo de lei.

entao ja chegou ne?

eu quero ver o dia que voce estiver precisando montar uma equipe e so encontrar no mercado os profissionais do jsp em 21 dias…

porque se a tendencia é o pessoal nao fazer faculdade, e se os autodidatas competentes sao poucos… vai fica dificil de achar gente com um minimo de qualificação, que uma boa faculdade da…

Se você leu meus posts eu não descartei um conhecedor da area … posso ter dado um cargo errado (corretor) … mas alem do conhecedor da area tem que ter alguem que conheca IA.

http://notitia.cin.ufpe.br/servlets/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeNoticia?codigoDaNoticia=3641&dataDoJornal=atual

axo que o pessoal lá ta um pouco a frente de um simples grafico ein?!

Tambem não vejo o vento. mas ele existe!

bom… vo terminar por aqui hehe…

vou viajar… bom natal pra vcs!

Se você quer ficar trancado no mercado nacional e considera interações internacionais uma exceção eu acho que não chegou não.

Eu estou sempre montando equipe (tenho uma vaga aberta neste instante) e sempre avaliando candidatos independente de formação. Este ano dispensei um número bem razoável de formados, bem como não-formados, e os que contratei, por um acaso, não têm diploma.

Por um acaso. Eu não estava esperando pessoas diplomadas ou auto-didatas, estava esperando profissionais de qualidade. O fato de todos não terem diploma é coincidência, poderia acontecer ou não.

[quote=danielgatis][quote]
você é formado?!
Nope, só acompanho a bolsa mesmo.
Mas voltando ao assunto do tópico, você realmente acredita que alguém que conhece IA conhece o comportamento da bolsa?
É que particularmente nunca vi ninguém ganhando dinheiro na bolsa usando IA.
[/quote]

Se você leu meus posts eu não descartei um conhecedor da area … posso ter dado um cargo errado (corretor) … mas alem do conhecedor da area tem que ter alguem que conheca IA.

http://notitia.cin.ufpe.br/servlets/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeNoticia?codigoDaNoticia=3641&dataDoJornal=atual

axo que o pessoal lá ta um pouco a frente de um simples grafico ein?!

Tambem não vejo o vento. mas ele existe!
[/quote]

Heheheh…o pessoal ta pegando pesado, a area de desenvolvimento de softwares é muito ampla, o fato de ter alguem que conheça IA não o torna melhor que ninguem aqui…

Bem, enquanto não há nenhuma prova concreta de que o método deles funciona, então tudo que eles estão fazendo com IA não passa de pesquisa.
Ao contrário das ‘simples’ análises gráficas de analistas como Márcio de Noronha que já trouxeram e trazem resultados principalmente para bancos e corretoras que utilizam as análises deles para definir suas posições de fundos de investimentos. E provavelmente eles não fazem a menor idéia do que seja IA. Pra falar a verdade nunca vi um banco utilizando IA para isso, e nem procurando gente para tal.

[quote=danielgatis]Se você leu meus posts eu não descartei um conhecedor da area … posso ter dado um cargo errado (corretor) … mas alem do conhecedor da area tem que ter alguem que conheca IA.
[/quote]
Bem, não sei qual o conhecimento que você tem da bolsa, mas para que exatamente precisa-se de um conhecedor de IA? O que um graduado conhecedor de IA pode fazer que outra pessoa não pode num caso desses?

Não pode fazer nada. A facudade de computação é instituição mediocre que forma profissionais mediocres que não prestam pra nada pois ja exsite um estatistico que resolve tudo. E o curso de IA foi uma homenagem dos brasileiros ao aclamado filme de spilberg de mesmo nome.

:x

[quote=felipecruz]por isso muitas empresas encontram dificuldade em achar profissionais para tarefas especificas…

porque cada vez mais as pessoas nao fazem faculdade

acho pouco provavel voce achar algum auto didata muito bom em assuntos como computação grafica por exemplo…

se um dia voce for dono de uma empresa… vai se perguntar porque ninguem sabe resolver um problema X

talvez se mais pessoas tivessem feito faculdade a situação fosse diferente…

talvez seja porque no brasil, como nao somos produtores de tecnologia, não existem vagas para coisas que nao sejam triviais como sistemas de informação (na maoiria dos casos, triviais, CADASTROS)

[/quote]

Falando como você fala, até parece que tal problema X só quem teria gabarito para resolver é quem fosse graduado, cara entenda que área de TI e informática em geral é eminentemente técnica, não tem para onde correr, por mais que invente processos burocráticos, gestões e o caralho a quatro, ela tem essa característica, e por “ser assim”, ela é “livre” para que qualquer um possa atuar na área, se um cara X, não é formado e consegue o seu emprego, é incompetência sua por ser formado e perder para quem não é, e competência dele, que disponha as vezes de menos recursos (vide bibliotecas universitárias e professores) e mesmo assim consegue se superar.

A maioria das pessoas que querem a regulamentação não é por que pensam na profissão e no mercado como um todo, mas sim por que pensam nelas, que perderam para quem não teve muitas vezes diploma. Essa é a verdade, e por TI ser área MEIO e não área FINAL, acaba infelizmente ou não sofrendo “naturalmente” por isso.

Claro que valorizo a universidade, e acho que é FUNDAMENTAL E VITAL a pessoal tirar uma, independente de qual área for.

Apenas um exemplo: LUA

Linguagem criada e mantida por brasileiros. Utilizada mundialmente, inclusive pela LucasArts em vários jogos. Tema de uma dúzia de livros.

É generalizante dizer que não se cria tecnologia no Brasil. Apenas não se tem essa percepção, provavelmente devido à mentalidade tacanha de que o Brasil não passa de filial.

No meu caso, pessoas como essa afetam positivamente. Já fui inserido no cenário citado por você exatamente após os 6 meses em que maus profissionais iniciaram o desenvolvimento de um solução e a empresa, necessitando entregar o produto, recrutou alguns bons profissionais para fazer acontecer. Posso dizer que recebi meu peso em ouro pelos 4 meses posteriores, assim como meus colegas de equipe. E essa não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Ou seja, uma empresa - normalmente - é uma entidade que aprende com seus erros: ao contratar profissionais de qualificação duvidosa (veja bem, estou falando de qualificação, não certificação ou formação ou etc.), só porque esses profissionais estão cobrando pouco e perceber que essas pessoas simplesmente não dão conta do trabalho, faz com que a empresa perceba que isso não compensa, pois posteriormente será necessário contratar profissionais qualificados - a qualquer preço - para resolverem a situação.

Durante minha carreira, que beira os 15 anos, vejo a situação exatamente inversa: cada vez mais pessoas querendo ou fazendo faculdade de tecnologia. Não é a toa que as faculdades especializadas em tecnologia, pelo menos em São Paulo, cresceram bastante. Vide o exemplo da FASP: passou de um pequeno prédio para um prédio de 15 andares em plena avenida Paulista. Surgiram, nos últimos anos: FIAP, IBTA, FITI, além das públicas estaduais que, em 2004 chegaram a dobrar de número, com relação a apenas 4 anos antes. Fora a USP Leste que oferece um curso de tecnologia bastante concorrido.