Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

[quote=andgonca][quote=felipecruz]
talvez se muitos bem sucedidos sem faculdade tivessem cursado uma, nos teriamos um brasileiro que criou uma linguagem de programação
[/quote]
Apenas um exemplo: LUA

Linguagem criada e mantida por brasileiros. Utilizada mundialmente, inclusive pela LucasArts em vários jogos. Tema de uma dúzia de livros.

É generalizante dizer que não se cria tecnologia no Brasil. Apenas não se tem essa percepção, provavelmente devido à mentalidade tacanha de que o Brasil não passa de filial. [/quote]

nao resisti e dei uma passadinha rapida aqui… ahuheua

sim, LUA, que nasceu dentro da Puc-Rio… imagina se ninguem fizesse faculdade? as faculdades alem do ensino te dao uma infra estrutrura que voce nao teria se nao fosse ela… já é outro ponto positivo de se fazer uma
se vc quiser testar um algoritmo distribuido e precisa de 15 maquinas super potentes… voce arruma isso em qualquer lugar?

o que eu não entendo de voces, é que o fato de vcs acharem que todos os autodidatas sao perfeitos, ou seja, sabem de tudo… de analise a compiladores, passando por sistemas distribuidos etc… e segundo voces, tudo pode ser aprendido…

entao… segundo voces a faculdade nao serve pra muita coisa… medicos, advogados etc… nao precisam fazer faculdade… basta estudar sozinho…

a faculdade ta ai pra te mostrar coisas que voce nao ve muito no dia dia…
cabe a voce ir mais a fundo ou não… ela te direciona… te mostra caminhos…

vamos ser sensatos… a maioria dos auto didatas sabe meia duzia se coisas de java (ou .net) e tão ai fazendo o arroz com feijao do struts com hibernate etc…

se seus colegas fizeram trabalhos de final de curso ruins, azar o deles…
a minha faculdade não aceita mais trabalhos que são apenas cadastros…

Bom, auto-didatas são mais exceção do que regra.

O que acho ruim pro desenvolvimento do país é que já temos um decifit de profissionais bons, e esse número vai aumentar, dado os critérios da regularização.

Tenho colega aqui do trabalho que é formado em direito e manja muito de tecnologia. O que fazer com pessoas como essas?

t+

e eu tambem nao me sinto ameaçado pelos nao formados…
eu trabalho com java mas o que eu aprendi na faculdade foi orientação a objetos, ou seja, eu fui auto didata em tudo que eu sei de java, do EE ao desktop… a faculdade nao me ensinou java…

[quote=Proteu Alcebidiano]Bom, auto-didatas são mais exceção do que regra.

O que acho ruim pro desenvolvimento do país é que já temos um decifit de profissionais bons, e esse número vai aumentar, dado os critérios da regularização.

Tenho colega aqui do trabalho que é formado em direito e manja muito de tecnologia. O que fazer com pessoas como essas?

t+[/quote]

ele vai continuar no mercado…

sem nenhum problema…

[quote=felipecruz][quote=Proteu Alcebidiano]Bom, auto-didatas são mais exceção do que regra.

t+[/quote]

ele vai continuar no mercado…

sem nenhum problema…[/quote]

Segundo o Maquiavel num post mais acima, ele não seria beneficiado pela regularização.

Mas sinceramente? O brasil do jeito que é, sem fiscalizar as coisas, vai criar essa regularização e é bem capaz das coisas ficarem no mesmo jeito.

T+

cara, no brazil eles fiscalizam sim.

:arrow: Tenta entrar com um note sem declarar na receita federal pra ver se eles nao descobrem.
:arrow: Vc acha que com a regularizarão nao vai chegar todo ano o tal “imposto” ou taxa para voce pagar?
:arrow: Emite uma nota errada pra voce ver.
:arrow: Faz a declaracao de imposto de renda sem incluir aqueles rendimentos que voce teve por fora do seu salario, mas que cairam na sua conta bancaria.

nesses pontos … eles sempre fiscalizam

[quote=felipecruz]o que eu não entendo de voces, é que o fato de vcs acharem que todos os autodidatas sao perfeitos, ou seja, sabem de tudo… de analise a compiladores, passando por sistemas distribuidos etc… e segundo voces, tudo pode ser aprendido…

entao… segundo voces a faculdade nao serve pra muita coisa… medicos, advogados etc… nao precisam fazer faculdade… basta estudar sozinho…[/quote]
A faculdade serve pra muita coisa, mas ela está sendo usada de forma errada. Faculdade serve pra criar novas tecnologias como o LUA, criar novos padrôes, inovações tecnológicas, etc. Serve pra pesquisa. Não só faculdade, mas algumas empresas também fazem isso. É uma questão de foco.

Mas o mercado de trabalho não precisa só disso, o mercado precisa daquele cara que vai escrever CRUD, que vai entrevistar usuário atrás de requisito. Esses caras precisam de treinamento, não de faculdade.

O que é errado é ter essa obrigação de fazer faculdade pra, talvez, fazer CRUD pro resto da vida. Pra fazer CRUD ou entrevistar usuário e escrever caso de uso qualquer auto-didata mediano faz.

[]'s

Rodrigo C. A.

Sou contra a regulamentação. (E minhas justificativas são até radicais)

• Deste de quando diploma prova que vc tem algum conhecimento? Ainda mas hoje com o sucateamento do ensino superio e técnico!

• A empresa que quiser contratar funcionários bons vai contratar. A empresa que quiser contratar funcionários ruins vai contratar. Tem como vc escolher seus bons funcionário sem ser por meio de titulos.

• Regulamentação não é solução para a prostituição. Mesmo vc tendo titulos vc pode se prostituir e ser contratado como auxiliar administrativo, como nosso amigo falou. Lembre-se seu conhecimento é o termometro do seu salário. Se vc acha que esta ganhando mal troque de empresa procure uma que te pague mais!

Para falar a respeito da rincha entre formados e não formados!

Tem muito formado de merda que pode se beneficiar da regulamentação. Como tem muito não formado de merda que se beneficia da não regulamentação. Mas que deve regular isso são os contratantes pois são eles que sabem os funcionarios que ele querem para eles!

Por fim…

Vc tem o direito de escolher em que empresa vc quer trabalhar e qto vc quer ganhar!
E a empresa tem o direito de escolher quem ela quer contratar e qto ela quer pagar!

[]sss

[quote=danielgatis]cara cada vez mais noto que você não sabe do que fala. filho … você deveria ler mais alguns livros por que seu grau de auto-ignornacia ta passando e muito seu grau de auto-didadata.
[/quote]

Certo Daniel, independente das ofensas, você ainda não me respondeu:
Em que exatamente IA poderia ajudar em ‘previsões’ da bolsa?
Todos, absolutamente todos analistas de bolsa que conheço utilizam análise gráfica(Alexander Elder, Marcio Noronha, e vários outros) e todos eles ganham dinheiro com isso(aliás, eu também).

Lápis.
Poderia dar umexemplo de utilização de IA na análise da bolsa? Só um, simples.

Um exemplo de ‘problemas maiores’, por favor. Ou até o momento vou considerar teus argumentos como pura especulação.

Saiu do escopo. O ponto na minha resposta foi te mostrar que existe tecnologia sendo criada no Brasil, sim. Se é dentro da academia ou do mercado não importa.

Em momento algum eu disse que autodidatas são perfeitos. Mas uma coisa é fato: tudo pode ser aprendido por qualquer um que tenha vontade. Claro que sendo direcionado e/ou orientado leva menos tempo e talvez seja uma aprendizagem mais completa e abrangente. Pense em uma coisa: quem deu aula de computação para os inventores do ENIAC, por exemplo? Você concorda que ele foram autodidatas, pelo menos em computação? Tudo bem, eles tinham formação de física e de engenharia elétrica mas não de computação, concorda?

Acho que a discussão não é essa. Creio que seja referente às vantagens que a regulamentação traria para o país, que, ao meu ver, tendem a zero. Entretanto, as desvantagens são inversamente proporcionais.

Mesmo? Que faculdade é a sua? Pública? Particular?

Obviamente não conheço todas as faculdades do universo. Falo pela minha experiência, pelas conversas com colegas da área e pelas faculdades por que já passei: uma pública e uma particular. Posso dizer que grande parte do projetos passa sim, mesmo não contribuindo necessariamente.

Os motivos são bastante amplos e bilaterais: nas públicas, os orientadores não têm tempo para avaliar 50 TCCs simultaneamente, pois muitos acumulam cargos; nas particulares, normalmente, a intenção é formar profissionais para o mercado, portanto, os projetos tendem a ser o mais práticos quanto possível. E encaremos a realidade: 80% do que o mercado precisa é “cadastro”.

[quote=andgonca]
Saiu do escopo. O ponto na minha resposta foi te mostrar que existe tecnologia sendo criada no Brasil, sim. Se é dentro da academia ou do mercado não importa. [/quote]

claro que importa… voce nao deve ter lido todos os meus posts…

se o pessoal começar a nao fazer faculdade, o que ja esta acontecendo, nos nao vamos produzir tecnologia… so usar… quanto mais pessoas passarem por uma faculdade, maior a chance de haver uma producao tecnologica…

eu acho que regulamentando, muitas pessoas vao passar pelas faculdades e vao poder ESCOLHER entre produzir algo novo ou apenas ir pro mercado…

bom… vou viajar hehe mas final de tarde vo ver se arrumo um tempo pra voltar aqui hahahaha

valeu…

As últimas 2 páginas trazem mensagens com argumentos que já rolaram algumas vezes nas dezenas de páginas anteriores. Não faz sentido continuar com isso.

Aliás, este é o comportamento típico de quem apóia a regulamentação: ignora todo o histórico e acha que essa ‘brilhante idéia’ não foi discutida e refutada pela ACM, pelos países desenvolvidos e por quase tudo que possa servir de referência real.

[quote=felipecruz]
claro que importa… voce nao deve ter lido todos os meus posts…

se o pessoal começar a nao fazer faculdade, o que ja esta acontecendo, nos nao vamos produzir tecnologia… so usar… quanto mais pessoas passarem por uma faculdade, maior a chance de haver uma producao tecnologica…

eu acho que regulamentando, muitas pessoas vao passar pelas faculdades e vao poder ESCOLHER entre produzir algo novo ou apenas ir pro mercado…[/quote]

Tem uma coisa que eu não entendo no seu raciocínio: Você diz que gostaria que o Brasil produzisse e exportasse tecnologia, certo? E qual a diferença se a tecnologia para ser exportada é produzida na academia ou na indústria?

Quanto ao restante da sua resposta, tenho três perguntas:

1-) Você acha que o governo vai conseguir - ou ter vontade política de - disponibilizar faculdades públicas de tecnologia para todos que quiserem cursar?

2-) Você acha que a quantidade de profissionais formados por essas faculdades hipotéticas que o governo disponibilizar serão suficientes para suprir a demanda do mercado?

3-) Você acha que a grande maioria das pessoas vai escolher entre permanecer na vida acadêmica, ganhando R$ X,00 ou partir para o mercado onde é possível ganhar R$ 4X,00?

Além disso, como eu já disse antes, o problema é bem mais complexo do que isso. Como falar de faculdade, se a educação básica é deficiente? Como formar cientistas se as políticas públicas educacionais brasileiras não formam nem cidadãos? Para o Brasil se tornar um pólo de produção e exportação tecnológica, você concorda que a mudança deve ser muito mais drástica do que simplesmente regulamentar a profissão?

[quote=Rafael Nunes]Poderia dar umexemplo de utilização de IA na análise da bolsa? Só um, simples.[/quote]Talvez ele esteja falando de métodos de previsão estocástica, que com base em um conjunto de dados passados sobre a bolsa poderiam fazer uma estimativa do seu estado futuro. A minha dissertação de mestrado foi uma coisa parecida: utilização de Redes Neurais e Filtro de Kalman para previsão de estados futuros em sistemas dinâmicos, mas aplicada a indústria de instrumentação e controle. De qualquer maneira, concordo com você que o exemplo foi ruim.

Com relação a regulamentação, ainda não tenho opinião formada. Tenho certeza que faculdade e pós graduação acrescentam muito na vida de uma pessoa, mas ainda não me convenci de que a regulamentação vai ajudar em algo. Eu, por exemplo, sou engenheiro mas não sou credenciado no CREA, pois não vi nenhuma vantagem no credenciamento.

Mais um que seria excluído do mercado: Cameron Purdy:

http://jroller.com/page/cpurdy?entry=tagged_fad_don_t_say

Bem por aí.
Em nenhum momento disse que IA seja dispensável, só qüestionei a aplicabilidade de IA em bolsa de valores, que depende mais de notícias do mercado e de comportamento de massas do que de alguma lógica exata. E pelo visto o rapaz não faz a menor idéia do assunto que tentou exemplificar.

E voltando ao assunto do tópico, se uma graduação seria tão indispensável para tratar o assunto que foi tentado exemplificar.

bom, eu coloquei em alguns posts atrás a aplicabilidade que você questionou, é em previsão de séries temporais.

Conheço uma empresa que trabalha com isso, sei o que eles usam e te garanto que é IA sim :wink:

http://www.neurotech.com.br/

http://www.neurotech.com.br/solucoes-mf.html

T+

Ah, outra coisa: IA na grande maioria dos casos é baseado em entrada de dados que não seguem lógica exata, por isso que uma rede neural é submetida a um treinamento com amostras para depois ser submetida a dados que ela não conhece :wink:

T+

A questão não é bem de lógica e sim de dinâmica, da noção de estado em sistemas dinâmicos. É utilizado ai um monte de matemática e estatística, cálculos de correlações entre variáveis, de covariância de erros, etc. Mais ou menos o que você faz no olho ao analisar um gráfico: dá pra você tentar predizer um valor futuro com base em medições anteriores. É claro que a previsão pode ser errada, mas se você utiliza como entrada um conjunto de dados representativo, isto é, um conjunto de dados que realmente contenha informações relevantes sobre as variações de estado do sistema, é bem provável que a estimativa seja boa e você até se surpreenda com os resultados.

Eu não entendo de bolsa de valores, mas conheço alguns textos que comentam uma aplicação desse tipo de previsão.

http://home.ubalt.edu/ntsbarsh/stat-data/Forecast.htm

E a discussão já está saindo do foco…