Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

"

Isso já passou do ridículo. Desconversa, enrola, muda de assunto. Marcosalex, você poderia dar a sua interpretação do que significa o trecho abaixo?

[quote]Art. 1º É livre, em todo o território nacional, o exercício das atividades de análise de sistemas e demais atividades relacionadas com a Informática, observadas as disposições desta Lei.

Art. 2° Poderão exercer a profissão de Analista de Sistemas no País: [/quote]

Seja breve e objetivo, por favor.

[quote=marcosalex][quote=Thiagosc]
A sua comparação é sem sentido.
Regulamentar o quê? Se é a profissão, como colei no texto acima, então restringirá o mercado para quem tem diploma apenas.
[/quote]
Você entendeu o ponto que comparei, não desvirtue. :lol:
A profissão, todo mundo é contra, inclusive o SBC. Mas a regulamentação da profissão eles até enviaram proposta.
[/quote]

Não, eu não entendi. Poderia explicar?

Quê!? Explica por favor.

Sobre exercer a profissão ilegalmente:

[quote]Art. 27. Exerce ilegalmente a profissão de Analista de Sistemas:

I - a pessoa física ou jurídica que exercer atividades privativas do Analista de Sistemas e que não possuir registro nos Conselhos Regionais de Informática;

II - o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de projetos ou serviços de informática, sem sua real participação nos trabalhos delas.
[/quote]

Sobre contratar o “menino do computador”:

[quote]8 Art. 31. Constituem infrações disciplinares, além de outras:

II - exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos;

IV - descumprir determinações dos Conselhos Regionais ou Federal, de Informática, em matéria de competência destes, depois de regularmente notificado;
[/quote]

Esse projeto de lei é um verdadeiro festival de horrores.

Não estou acompanhando 100% da discussão aqui e o que vou perguntar pode, de uma forma indireta, ou até mesmo direta, já ter sido respondida…mas vou perguntar mesmo assim:

Porque advogados, médicos, engenheiros, etc podem ter seus Conselhos Federais, Regionais e o profissional de informática não? Será que estes profissionais que tem suas profissões dentro de uma especifica lei sofrem tanto com os Conselhos, etc?

Obs: Não sou contra nem a favor desta nova lei, pelo menos por enquanto ainda não tomei “lado”.

ate mais…

Meus 14 anos de carreira não vêem tantos benefícios nisso.!

Por outro lado concordo plenamente, pois particularmente eu conheço uns 15 caras que são os mais picaretas que podem existir no mercado!

E esse caras ai, fazem oq? SUJAM O MERCADO DE TRABALHO.!

Não é a toa que certos cargos de tecnologia estão jogados no Chão.!
O engraçado é que somente nas exceções os profissionais tem amplo conhecimento de sua função, quero dizer, por exemplo:

O cara é programador Java, comprou um Deitel da vida, ou fez um curso não interessa onde, NAO IMPORTA, jamais ele atingirá a qualidade de um profissional com 1, 2 ou 3 treinamentos Java. Isso envolve muito mais, você tem que conhecer o equipamento que trabalha, o que é um computador, como ele funciona, etc.!
Já cansei de ver, sempre, profissionais fazendo aplicações de modo (receita de bolo), eles não sabem como funciona o sistema operacional, nem nada.! simplesmente foram produzidos em uma empresa que faz treinamento, eles foram entre aspas, qualificados, mas o mercado exige muito mais que isso, POXA, …vocÊs sabem disso.!!!

Talvez a regularização seria uma boa, mas não se esqueçam que estes profissionais picaretas terão este número.!
Dá mesma forma que uma empresa por qualquer razão pode processar um profissional do NUMERO DE REGISTRO TAL, ela pode fazer o mesmo com ele, ou com a empresa nos dias de hoje. Infelizmente temos profissionais que concluem trabalhos com qualidade muito baixa, interfaces horríveis, enfim, não é um problema das empresas e do sistema, é do profissional em si.!

No fim das contas será apenas mais uma bagatela, entre diversas que existem no mundo de TI e no governo.!
O que precisamos, é de profissionais completos e mais preparados e não de um número que representa de forma incoerente o registro de um profissional no mercado.

Sinceramente, já vi de tudo e trabalhei com diversas tecnologias, linguagens, bancos, empresas, colaboradores(funcionários), PESSOAS… e o problema vem de cada um e não de um sistema ou processo falido que nos trará somente ilusões.!

Mas tudo bem, sou mais um TechnoMan e não posso contrariar as estatísticas…

Complementando um recado que eu vi em outro POST bloqueado…

Um médico sem registro, poe sua vida em risco.
Um …

Engraçado, já trabalhei em mais de 100 projetos e nunca coloquei a vida de ninguém em RISCO!
E um encanador quebrou minha privada, voaram fezes pra todo lado, botou a vida de minha família em risco…

A realidade é uma só, enquanto os profissionais de tecnologia não mudarem sua postura, empresas de capitais e interiores de estados vão continuar a desvalorizar muitos profissionais.!

Vem trabalhar com Linux no interior de SP, veja quais empresas tem sucesso e quais não e os salários dos administradores e também as suas funções.!

O cara tem que SER MÁGICO, saber mais que qualquer programador por ai, pra no fim das contas ganhar uma verdadeira BAGATELA…

Já que os moderadores não aprovaram o post no fórum de Notícias, estou ressuscitando…

Acredito que isso seja de interesse a todos os participantes do fórum, quer concordem quer não concordem…

http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=143390&C=265

[quote=Taz]Já que os moderadores não aprovaram o post no fórum de Notícias, estou ressucitando…

Acredito que isso seja de interesse a todos os participantes do fórum, quer concordem quer não concordem…

http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=143390&C=265[/quote]

E lá vamos nós pagar mais taxas e impostos.

agora viva, os mediocres vão começar a ganhar bem!!!111

a propósito, caso eu faça outsourcing, precisarei de diploma ou algo do gênero?!

O pessoal deveria estar feliz. Os salários terão um teto, e os empresários não poderão pagar fora dele, consequentemente aumentando o valor do funcionário.

Eu sou a favor da regulamentação :slight_smile:

Assim vai acabar com a exploração da nossa area

Burocracia é terreno fértil para o aparecimento de parasitas. É assim em corporações e em outros lugares. Agora teremos que sustentar vagabundo com taxas para manter “conselhos” que não fazem nada. E nesses conselhos os amigos de algumas pessoas importantes ganharão 10 mil por mês para fazer nada.

esse tipo de pessoa existe mesmo sem existir um conselho para área de TI. O bom do conselho é que o seu salário estará protegido.

Gostaria de entender que lógica é essa…

esse tipo de pessoa existe mesmo sem existir um conselho para área de TI. O bom do conselho é que o seu salário estará protegido.[/quote]

Meu salário está protegido pela minha competencia e não por causa de um conselho.

[ironia on]
Agora se eu não tenho competencia para ganhar bem é claro que o conselho será bem vindo, seria o ápice da minha realização profissional depender de um conselho para ganhar bem, rs
[ironia off]

Gostaria de entender que lógica é essa…
[/quote]

A lógica é a seguinte, com vários profissionais que se dizem profissionais, a tendência dos salários e diminuir cada vez mais. Isso é fácil de entender, se chama demanda.

esse tipo de pessoa existe mesmo sem existir um conselho para área de TI. O bom do conselho é que o seu salário estará protegido.[/quote]

Meu salário está protegido pela minha competencia e não por causa de um conselho.

[ironia on]
Agora se eu não tenho competencia para ganhar bem é claro que o conselho será bem vindo, seria o ápice da minha realização profissional depender de um conselho para ganhar bem, rs
[ironia off]
[/quote]

Se você é tão compentente assim, um mero conselho não vai te atrapalhar em nada.

[ironia on]
[ironia off]
[/quote]

Se você é tão copentente assim, um mero conselho não vai te atrapalhar em nada.

[/quote]

Exatamente, só estou dando a minha opinião de q é uma coisa inutil e a minha opinião de q as pessoas não devem se basear na atuação deles para ganhar um $ a mais no final do mes.

Tentei colocar isso na parte de notícias mas até agora não apareceu deêm uma olhada nessa noticia

Leia mais: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=143390&C=265

[quote=juliocbq]

A lógica é a seguinte, com vários profissionais que se dizem profissionais, a tendência dos salários e diminuir cada vez mais. Isso é fácil de entender, se chama demanda.[/quote]

Desculpe a sinceridade, mas vc esta sendo ingenuo. Se a empresa é formada por profissionais que apenas se dizem profissionais, assim vai continuar sendo e nada vai mudar. Afinal ela so vai precisar de um “profissional de verdade” pra ficar assinando a papelada.

[quote=mochuara][quote=juliocbq]

A lógica é a seguinte, com vários profissionais que se dizem profissionais, a tendência dos salários e diminuir cada vez mais. Isso é fácil de entender, se chama demanda.[/quote]

Desculpe a sinceridade, mas vc esta sendo ingenuo. Se a empresa é formada por profissionais que apenas se dizem profissionais, assim vai continuar sendo e nada vai mudar. Afinal ela so vai precisar de um “profissional de verdade” pra ficar assinando a papelada.[/quote]

++