A lógica é a seguinte, com vários profissionais que se dizem profissionais, a tendência dos salários e diminuir cada vez mais. Isso é fácil de entender, se chama demanda.[/quote]
Desculpe a sinceridade, mas vc esta sendo ingenuo. Se a empresa é formada por profissionais que apenas se dizem profissionais, assim vai continuar sendo e nada vai mudar. Afinal ela so vai precisar de um “profissional de verdade” pra ficar assinando a papelada.[/quote]
Exatamente, é o que acontece com a maioria das profissões regulamentadas, já cansei de ver advogados sem registro fazendo o trabalho pesado para outro assinar, e tb já ouvi casos semelhantes com engenharia.
Ou seja não muda nada, o profissional melhorzinho vai ganhar o piso, mas ele provavelmente ganharia de qq maneira, já para o bom não muda nada.
Na verdade muda uma coisa, ainda terá de pagar a taxa do conselho, para nada mudar, rs, rs
A lógica é a seguinte, com vários profissionais que se dizem profissionais, a tendência dos salários e diminuir cada vez mais. Isso é fácil de entender, se chama demanda.[/quote]
Desculpe a sinceridade, mas vc esta sendo ingenuo. Se a empresa é formada por profissionais que apenas se dizem profissionais, assim vai continuar sendo e nada vai mudar. Afinal ela so vai precisar de um “profissional de verdade” pra ficar assinando a papelada.[/quote]
Exatamente, é o que acontece com a maioria das profissões regulamentadas, já cansei de ver advogados sem registro fazendo o trabalho pesado para outro assinar, e tb já ouvi casos semelhantes com engenharia.
Ou seja não muda nada, o profissional melhorzinho vai ganhar o piso, mas ele provavelmente ganharia de qq maneira, já para o bom não muda nada.
Na verdade muda uma coisa, ainda terá de pagar a taxa do conselho, para nada mudar, rs, rs[/quote]
Na verdade, o que está dizendo só diz respeito a você mesmo. Isso é um pensamento singular. Existem n profissionais melhores que você, e que não têm a mesma oportunidade. Você pode ser substituído a qualquer momento por um profissional sem experiência, somente por redução de gastos. Como acontece em qualquer instituição.
O objetivo do conselho é justamente trabalhar neste ponto.
Sim dei a minha opinião, é o q eu penso e o que acredito ser mais lógico e mais saudável para fortalecer o mercado
Com certeza posso ser substituido por dois profissionais menos qualificado e que custam menos, eu acho isso como algo natural no mercado e natural das empresas não comprometidas com a qualidade, trocar qualidade por preço não me parece uma boa escolha na esmagadora maioria dos casos. Mas existem empresas que pensam assim e acredito q elas devem ser livres para fazer essa escolha.
E, sinceramente, se isso acontecesse comigo significa que a empresa não está preocupada com qualidade, não está preocupada com o meu empenho e nem com a minha dedicação, nem com o meu conhecimento [e não estou dizendo que sou o melhor, apenas estou valorizando o meu conhecimento e anos de estudo, bem como dedicação], sendo assim pq eu iria querer trabalhar numa empresa que não me valoriza?
Se a empresa quer ter profissionais baratos é uma escolha dela, se existem profissionais que se vendem assim e aceitam essas condições é escolha deles, lei do mercado. Se não está satisfeito de ser explorado e caso a empresa tenha feito algo ilegal as leis vigentes são mais do que suficientes para resolver o problema. Caso contrário está na hora do profissional arregaçar as mangas e sair de onde está e procurar alguém que o valorize.
Aos meus olhos bem mais lógico do que obrigar uma empresa a pagar um piso por um profissional que muitas vezes não vale isso tudo.
Mercado para bons profissional sempre existe a maioria deles está empregada e bem empregada e muitos são disputado a tapa pelas empresas, então a solução é ser cada vez melhor no q vc faz. E não esperar que um conselho impeça outros de trabalharem.
[quote=juliocbq]Na verdade, o que está dizendo só diz respeito a você mesmo. Isso é um pensamento singular. Existem n profissionais melhores que você, e que não têm a mesma oportunidade. Você pode ser substituído a qualquer momento por um profissional sem experiência, somente por redução de gastos. Como acontece em qualquer instituição.
[/quote]
e se te substituem por alguém melhor e pela metade do preço, o que o conselho vai ajudar?!
[quote=Leozin][quote=juliocbq]Na verdade, o que está dizendo só diz respeito a você mesmo. Isso é um pensamento singular. Existem n profissionais melhores que você, e que não têm a mesma oportunidade. Você pode ser substituído a qualquer momento por um profissional sem experiência, somente por redução de gastos. Como acontece em qualquer instituição.
[/quote]
e se te substituem por alguém melhor e pela metade do preço, o que o conselho vai ajudar?![/quote]
justamente na qualidade que o edufa falou. Mas como ele mesmo disse, cada um tem sua opinião.
Espero que eu esteja certo sobre o conselho, e que isso possa ajudar os profissionais a terem uma qualidade de trabalho melhor.
sou a favor da regulamentação… o mercado ta caotico… cheio de gente… e nos que estudamos anos e anos… que nos formamos… nos pos graduamos… e penamos… para aumentar nosso conhecimento e qualidade para ter um salario no minimo digno de todo nosso esforço… muitas empresas principalmente as que tem cargos politicos como chefes sem ngn da area de TI preferem pagar 500 pratas para um pia barrigudo sem experencia do que contratar um profissional realmente da area e experiente… estas pessoas que não são da area e se intrometem em nosso mercado só contribuiem cada vez mais pela marginalização da TI… jogando nosso salario la em baixo… o que faz o mercado e o tao raro que vc é… com esta baderna qualquer um se intitulo desenvolvedor por fazer um mero cursinho de java na em uma escolinha e querem concorrer com aqueles que são desenvolvedores de verdade e não amadores… ja que eles não tem experencia jogam o salario la em baixo pois assim estas empresas que estao pouco se fodendo se desenvolvem software ou merda contratam eles… e com milhares fazendo o mesmo nosso salario vira lixo… por isto a regulamentação é a melhor coisa…
Pois é, o bom é regulamentar. Vejam area de direito por exemplo, funciona uma maravilha… :lol: [/quote]
Agora eu não entendi.
Você já viu algum advogado pobre?
Não estou defendendo o que fazem. Digo em relação a salário, etc…
[quote=mochuara][quote=marcosalex]
Um exemplo claro é o caso de o seu chefe pedir pra você fazer uma coisa ilegal. Você deve ser julgado criminalmente ou não?
Outro clássico é que pela lei você tem direito a 1 hora de descanso depois de 6 horas de trabalho, mas o servidor deu crash bem na hora de você ir almoçar. Você é obrigado a ficar pra arrumar senão pode ser mandado embora?
[/quote]
Contratar um advogado não resolveria esses problemas?
Pelo visto tudo isso ja esta previsto em lei, como vc mesmo disse.[/quote]
Não, não resolve porque não está previsto até onde vai cada responsabilidade da profissão. Cada juiz interpreta do jeito que pensa que está certo, sem critério algum. Não existe uma regulamentação que deixa claro essas situações.
[quote=marcosalex][quote=mochuara][quote=marcosalex]
Um exemplo claro é o caso de o seu chefe pedir pra você fazer uma coisa ilegal. Você deve ser julgado criminalmente ou não?
Outro clássico é que pela lei você tem direito a 1 hora de descanso depois de 6 horas de trabalho, mas o servidor deu crash bem na hora de você ir almoçar. Você é obrigado a ficar pra arrumar senão pode ser mandado embora?
[/quote]
Contratar um advogado não resolveria esses problemas?
Pelo visto tudo isso ja esta previsto em lei, como vc mesmo disse.[/quote]
Não, não resolve porque não está previsto até onde vai cada responsabilidade da profissão. Cada juiz interpreta do jeito que pensa que está certo, sem critério algum. Não existe uma regulamentação que deixa claro essas situações.
[/quote]
Entao acho que vc esta com dificuldade de dar um exemplo real. Porque a principio todo juiz se baseia na lei para deferir uma decisão. Se algo é ilegal não importa quem mandou fazer importa?
Logo deixando trabalhadores sem opção a não ser aceitar a imposição de aberrações assim como CLT Flex ou PJ. Ou aceita ou passa fome;
Projetos com prazos malucos onde você precisa fazer hora extra quase todo dia sem ser pago. Vai para um banco de horas eterno onde você não poderá tirá-las de fato por causa do workload, até o dia em que você sai ou é chutado, aí você sai com as mãos abanando.
O que a regulamentação resolve disso? Nada. Efetivamente nada muda. O que mudará é que se criará uma reserva de mercado para quem sai da faculdade.
Tanto em licitações públicas quanto em casos onde há necessidades bem específicas por pessoas qualificadas são exigidas certificações, faculdade, etc. O problema de “tio barrigudo” fazendo avião cair ou trem se chocar por causa de incompetência não existe.
Isso será mais um cabide de emprego para vagabundo. Os afilhados de deputados, juízes e quem quer que seja terão uma boquinha nesses conselhos ganhando uma fortuna às nossas custas e não farão nada. Vocês acham que eles lutarão por um salário melhor para nós? Sério? Se eles falam “o teto é 10 mil” e as empresas falam “tá bom, não pago”, o que acontece? Toda a área de TI deixará de existir? Caiam na real.
O Brasil já tem a CLT e as empresas não estão nem aí. Agem ilegalmente na cara dura. É sabido e notório e sindicato não faz nada. Isso aqui é Brasil, gente. Isso será apenas mais vagabundagem e corrupção.
Claro que sim, porque é a partir daí que você sabe quem vai ser punido. A lei é dúbia e nesses casos quando é uma área regulamentada, os conselhos fornecem apoio para essas definições.
Se eu te sequestrar e te obrigar a dirigir um carro enquanto eu assalto um banco você não é punido, mesmo tendo teoricamente participado do crime. Mas se sou gerente e te mando fazer uma coisa errada no sistema que gere dolo ao meu cliente, tem juiz que interpreta que você tem culpa porque poderia ter recusado, outros que interpretam que você é inocente. Não tem uma regra clara.
Mas acho que você entendeu perfeitamente, mas novamente está dizendo que não. [/quote]
Ah ta. Sua analogia é muito apropriada. Afinal a relação patrão-empregado é como de um sequestrador e sua vítima ne ?
Pois é, o bom é regulamentar. Vejam area de direito por exemplo, funciona uma maravilha… :lol: [/quote]
Agora eu não entendi.
Não estou defendendo o que fazem. Digo em relação a salário, etc…[/quote]
Você quem citou sobre o direito. Eu só respondi, que para todos os advogados em profissão, com carteira na OAB, estão com seus salários regularizados.
Não só o advogado, mas o engenheiro, etc…
Na área de TI, pelo contrário, existe uma oscilação terrível nos salários. E se você me disser que as empresas vão pagar pela sua competência, pode ter certeza que está enganado.
Agora eu não entendi.
Não estou defendendo o que fazem. Digo em relação a salário, etc…[/quote]
Você quem citou sobre o direito. Eu só respondi, que para todos os advogados em profissão, com carteira na OAB, estão com seus salários regularizados.
Não só o advogado, mas o engenheiro, etc…
Na área de TI, pelo contrário, existe uma oscilação terrível nos salários. E se você me disser que as empresas vão pagar pela sua competência, pode ter certeza que está enganado.[/quote]
Sim isso se chama mercado e se vc quer forçar uma empresa [q não valoriza competencia] a pagar um valor justo eu acho que é vc q está errado, já que a premissa parte que a empresa escolhida não é uma boa empresa.
É ingenuidade achar que um conselho vai arrumar isso. De uma hora para outra todos os profissionais sem diploma que atuam na área vao como num passe de mágica não irão mais atuar na área?
Sem contar que quem tem contato com advogados sabe que eles tem uma tabela de preços de acordo com os processos, e muitos não adotam essa tabela justamente para não perderem clientes, como exemplo o mercado de publicidade tb é assim. O mercado ainda irá ditar as regras, ou seja seja bem no que faz.
Quem é mediocre [com ou sem diploma, ganha salário mediocre] quem é bom ganha salário bom que é ótimo ganha ótimo.