Projeto Footprint - Certificados pra sua reunião de JUG

O projeto Footprint tem como objetivo facilitar a geração de certificados para as reuniões dos JUGs espalhados pelo Brasil. Ele vem no encalço das idéias que fram discutidas no último Sun Tech Days, onde o evento foi retransmitido em mais de 20 cidades por todo o país.

Eu, pessoalmente, nunca dei valor a certificados de "participação" (já que você pode estar lá apenas de "corpo presente"), mas muitas empresas da idade da pedra só liberam os seus funcionários pra um evento desses se tiver o "papel" comprovando (uma vez uma pessoa me pediu todas as apresentações de slides do evento, porque era o único jeito que ela tinha de comprovar que realmente esteve lá). Então, é uma boa idéia, já que vai tirar a corda do pescoço de muita gente.

Quem estiver interessado em ajudar -&gt Introducing the Footprint Project

Existia algo parecido no RioJUG e minha pergunta semrpe foi? precisa de um projeto pra gerar isso?

Quando vi esse “Projeto Footprint” na página principal do java.net, fiquei com um pouco de vergonha do nosso país, porque o Felipe Gaúcho escreveu um artigo longuíssimo a respeito de como o nosso país exige esses controles cartoriais (certificados etc.) para podermos assistir a meras palestras e justificando a necessidade de gerarmos tais PDFs assinados digitalmente para serem impressos e guardados em algum arquivo morto na sua empresa.

[quote=thingol]Quando vi esse “Projeto Footprint” na página principal do java.net, fiquei com um pouco de vergonha do nosso país, porque o Felipe Gaúcho escreveu um artigo longuíssimo a respeito de como o nosso país exige esses controles cartoriais (certificados etc.) para podermos assistir a meras palestras e justificando a necessidade de gerarmos tais PDFs assinados digitalmente para serem impressos e guardados em algum arquivo morto na sua empresa.

[/quote]

Pois é, eles querem papel, então vamos dar papéis a eles :?

A idéia é que em vez de cada jug ter o seu, todos serem centralizados, ficar controlando isso é sempre um saco.

Mauricio, por Zahl… um projeto (i.e. um jar) para imprimir certificados?!

Ha muito temo atras o RioJUG lançou o projeto JugLeader que era um planejador de reuniões e (principalmente) de eventos. Quem já trabalhou com isso sabe o trabalho que dá fazer grade, avisar a todos, manter cadastro, rpesença, site, etc. Após a constatação que um projeto só pra imprimir um certificado era… desperdicio de tempo, começamos este projeto. Se o tal footprint crescer para algo assim pode ser uma ferramente util mas se continuar imprimindo certificados eu prefiro meu OpenOffice.org.

Não, aí é claro, se for só pra fazer impressão de certificados eu faço uma leseira aqui no iReport que faz isso sozinho lendo de um arquivo CSV :lol:

Eu realmetne espero que ele vá um pouco mais além, mas enquanto ele nãof faz isso, nós aqui do PBJUG estamos fazendo o nosso próprio sisteminha de controle :frowning:

Fala povo,

para gerar certificados nao precisa de projeto, porem nossas ambiçoes sao um pouco melhores:

• nao pretendemos imprimir certificados, apenas gera-los digitalmente.

• os certificados serao assinados com a chave privada do JUG ou dono do evento (podem ser assinados inclusive por mais de um certificador).

• pretendemos liberar um web-service ou aplicaçao web para que as pessoas possam validar os certificados. Isso abre possibilidades de negocios, como por exemplo: uma empres oferece 10% de desconto em livros para os que tiverem certificados do JUG… ou: se voce atendeu JavaOne, recebe 20% de desconto no Jazoon… Essa ideia surgiu do fato natural que os eventos mantem base de dados com informaçoes sobre os participantes, mas nunca liberam isso para outras empresas. O certificado assinado digitalmente eh um tipo de “cartao de fidelidade” cross-conferences… se funcionar, um dia eu explico melhor :))

sobre iniciativas anteriores, tenho certeza que muita gente jah fez algo parecido - agora eh a minha vez :slight_smile: O projeto nasceu no Sun Tech Days, quando precisamos dos tais certificados e ninguem tinha como fazer… Pena que o RioJug nao publicou a feramenta em algum lugar publico e de facil acesso - teria evitado algum trabalhinho :slight_smile: Fora isso, o projeto estah sendo muito divertido e tem me possibilitado bons contatos… vamos ver.

Sobre minhas palavras em relaçao a relaçao entre profissionais e empresas no Brasil, tambem fico chateado com isso, mas como privilegiado de ter escapado da situaçao atraves de muito esforço e mais privilegiado ainda de ser lider ed comunidade, me sinto na obrigaçao de tentar provocar as mudanças de todas as formas que eu puder - eh uma especie de patriotismo baseado na verdade, ao inves de disfarçar os problemas :slight_smile:

valeu pessoal,

obrigado pela discussao - isso sempre ajuda.

Fala Mauricio,

sobre o sisteminha que voces estao produzindo, deixem o modulo de certificados por nossa conta :slight_smile: a licença do projeto eh LGPL

a nossa ideia nao eh gerar um sistema administrativo, apenas um modulo de certificaçao de participaçoes em conferencias… e no futuro sonhamos em ir pela identificaçao digital de pessoas e eventos (finger print, smart card, etc…)

a parte de manutençao de cadastros de JUG e outras bombas simples mas muito cansativas eu vou tentar evitar… para nao cair na velha armadilha que o calçado comentou, de morrer de exaustao tentando fazer algo que no final nao eh lah tao importante :slight_smile:

e se voces fizerem um sistema bom para JUGs, por favor publiquem ele open source em algum lugar, quem sabe adotamos no CEJUG ?

Pode deixar, assim que tivermos alguma coisa realmente pronta nós publicamos sim :smiley: