Projeto OpenSolaris mais próximo do fim!

Segundo este link http://www.ip-192.com/2010/08/16/opensolaris-oracle/ a Oracle soltou um memorando que não irá mais liberar nada para o projeto opensolaris e que os esforços serão direcionados ao Solaris, versão comercial que tem mais potêncial e futuro para explorar o mercado corporativo.

// Comentários //
Certa está a Oracle em direcionar naquilo que dá dinheiro, só estou ainda receoso o que vai acontecer com o Java e o MySql, quanto que isso vai custar.

Olá

Só explicando …

Já tinha comunicado aos meus colegas de moderação que não mais aprovaria notícias postadas por anônimos.

Só aprovei esta notícia para reafirmar publicamente minha posição. Se alguém quiser que eu aprove sua notícia, ponha algo que o identifique.

Outros moderadores podem aprovar mas se cair na minha mão tem grandes chances de ir para o lixo.

[]s
Luca

Eu não estou nem um pouco receoso.

Se em um caso hipotético dificilimo de acontecer a Oracle fizesse alguma coisa que pudesse acabar com o Java, isso geraria uma demanda gigantesca das empresas querendo migrar os seus sistemas feitos em Java, e com isso, muitas oportunidades surgiriam.

Nós somos simplesmente programadores, a linguagem é o de menos…

Olá

[quote=lavh]Eu não estou nem um pouco receoso.

Se em um caso hipotético dificilimo de acontecer a Oracle fizesse alguma coisa que pudesse acabar com o Java, isso geraria uma demanda gigantesca das empresas querendo migrar os seus sistemas feitos em Java, e com isso, muitas oportunidades surgiriam.

Nós somos simplesmente programadores, a linguagem é o de menos…[/quote]

Perfeito! Digno de colocar na mesa de cabeceira e lembrar de vez em quando. Principalmente para mim que já passei por tantas ondas, já assisti muitas tecnologias minguarem e sobrevivi porque a vontade de aprender coisas novas sempre se renova a cada mudança de plataforma.

Também não acredito na morte do Java. Apenas acho que agora temos mais opções e isto só pode ser bom. O mundo continuará crescendo e as necesidades de sistemas acompanharão o crescimento. Em muitas ocasiões Java não é a ferramenta mais ágil e isto independe da vontade da Oracle.

[]s
Luca

Mais uma vez vamos ver neste fórum um tópico que vai gerar diversas respostas, uns falando que com isso também será o fim do java e outras coisas a mais. Acho uma posição muito arriscada que a Oracle está tomando, mas vamos pensar. O concorrente mais forte, da plataforma Java hoje é a Plataforma .Net, não sei se todos concordam mas para mim é isso, e o que o dono da plataforma faz , vende um Sistema Operacional + uma plataforma de desenvolvimento + algumas linguagens + IDE + Banco de dados, quem quiser usa, é só pagar ! E os aficcionados pela janelinha vão e compram e usam essa empresa muda os icones da IDE e lança uma versão nova, os seus usuários vão lá e compram novamente, agora me fala porque a Oracle não pode fazer a mesma coisa com o que é dela de direito se ela comprou ? Não gosto do modo como ela está agindo, mas não posso ficar contra pois nós compramos algo na esperança de que isso venha nos beneficiar e nada mais além disso! Gente temos que acordar, a plataforma não vai morrer, está passando por uma reestruturação devido a mudanças de dono. Muitos reclamam que o java não vem evoluindo muito nos últimos tempo, será que se você tiver alguém por trás cobrando para você usar a IDE ou coisa tal, todo ano você não vai ter uma melhoria ? Não vai ter a tão sonhada produtividade em java ?
Não sou um expert em java, mas gosto muito da plataforma e achava muito interessante a filosofia da plataforma e o modo como a comunidade em volta dela andava, mas desde que a Oracle comprou a Sun vejo que muitos integrantes dessas comunidades piraram, por isso falo acordem ! Todos aqui são programadores, como nosso amigo citou acima, você não depende da linguagem, e sim de uma boa lógica de programação e de entender as necessidades do seu cliente. Se fizer isso você se dara muito bem! A Sun morreu, existem varias viuvas dela por ai, mas não se tornem uma, aprendam mais linguagens! E tenham mais confinaça, pois apesar de ser uma empresa capitalista as pessoas que administram a Oracle não são loucos de acabar com uma coisa que já dura a anos.

Opensolaris sempre foi um projeto MORTO… eu nao entendo… a maioria das pessoas que estão criticando seu cancelamento nunca tiveram contato nem com o Solaris , quem dirá o Opensolaris…

é uma vergonha ! é a mesma coisa que 70% dos ativistas PRO-POSTGRES , vivem malhando o MySQL , mas 90% deles não tem nem chave estrangeria em suas tabelas…

[quote=chun]Opensolaris sempre foi um projeto MORTO… eu nao entendo… a maioria das pessoas que estão criticando seu cancelamento nunca tiveram contato nem com o Solaris , quem dirá o Opensolaris…
é uma vergonha ! é a mesma coisa que 70% dos ativistas PRO-POSTGRES , vivem malhando o MySQL , mas 90% deles não tem nem chave estrangeria em suas tabelas…
[/quote]

heheh
Falou tudo. Se esse tanto de gente que chora o OpenSolaris usasse o sistema, a Oracle tinha continuado com ele.

Se a Oracle prejudicar o Java, ela vai ajudar o .NET e prejudicar a linguagem que ela mesma mais usa em seus sistemas. Agora o OpenSolaris era muito dinheiro sem retorno, por esse tipo de coisa que a Sun quebrou. Mas acho que a Oracle poderia abrir mais o código dele e deixar pra quem se interessar continuar, quero ver se as viúvas tocariam o projeto.

Quem está afim de fazer um branch? heheh :smiley:

Pra que branch ? Para morrer como aconteceu com o OpenOffice quando foi aberto ?

Pra que branch ? Para morrer como aconteceu com o OpenOffice quando foi aberto ?

[/quote]
Não me lembro o nome agora mas uma branch do OpenOffice sobreviveu sim e é razoavelmente utilizado hoje.

Qto ao OpenSolaris, não cheguei a usar (já “usei” Solaris) mas acho que foi uma medida “desesperada” para tentar agarinhar novos usuários por estar perdendo terreno para outos SO (Unix e Unix-like).
[/quote]

“hoje” o Openoffice nao tem branch da comunidade… q Sun teve que investir MUITA grana para ele ficar da forma que está…

O Openoffice quase morreu algum tempo depois de seu lançamento…

tanto que o splash screen dele tem simbolos enormes da Sun…

todos os topicos do knowledgebr são para gerar flames e causar conflitos, vide os comentarios dele, acho que a moderação nem devia aceitar as noticias dele.

[quote=Felagund]todos os topicos do knowledgebr são para gerar flames e causar conflitos, vide os comentarios dele, acho que a moderação nem devia aceitar as noticias dele.
[/quote]

Mas entra nos topicos so quem esta querendo discutir nao? eu mesmo entro em todos desse tipo pra ver a opinião de todos acho bacana da pra ver o perfil dos desenvolvedores desse jeito.

Acho legal saber da opinião dos colegas… contanto que não vire “baderna”… :smiley:

Falei do branch mas eu mesmo acho que não vale o esforço… mas agora falando sério, acho que o que deveria ser feito é pegar o que há de melhor no OpenSolaris e jogar no Linux… aí preserva até certo ponto um trabalho de anos e ao mesmo tempo melhora um sistema em utilização. Não usei o OpenSolaris tanto para conseguir comparar o que deveria ir ou não… mas acho que os responsáveis por ele, o OpenSolaris, já deveriam pensar nesta possibilidade.

Att.

eu uso opensolaris diariamente e estou frustrado. tive que reinstalar um tri-boot na minha maquina com opensolaris/ubuntu/windows xp(que vai morrer em 2014).nao sou muito fã de distros linux, mas estou a aprender e isso eh um ponto positivo com a possível morte do opensolaris. o lado negativo será que eu “vou ter que comprar”(pró-ativos e psicologos de plantão me perdoem) o solaris, pois os outros boots(ubuntu e windows) serão para jogos e testes de plataforma(sem conexão com a Internet).

concordo com o pessoal q diz ser normal se superar e aprender coisas novas.eu vim do asp, e da época que

  • o avatar do paulo silveira(um dos criadores deste fórum - o conheci quando estava a fundar o guj) era um foto dele com uma tesoura cortando um livro de dot net. era engraçado e fazia os outros confiantes na linguagem java

  • o rafael steil(o criador do jforum - tb trabalhei com ele) não falava nem bem nem mal do dot net e aprendeu a linguagem e trabalhou na revista mundo dot net.

  • o javaman bruno souza(tb trabalhei com ele) sempre foi ‘o cara’=‘man’ das palestras Java, mas quando o conheci, a sun estava a cobrar pelo uso de servidores Java para grandes empresas(faz muito tempo isso), mesmo dizendo que nunca cobraria.

  • vi o ‘java na ponta do dedo’ virar ‘criatividade na ponta do dedo’ - mundo j

me faz pensar que a morte do opensolaris eh interessante para profissionais que recebem/lucram com o uso do windows e ubuntu.que notícias destas são aprovadas para assustarem as pessoas quanto ao uso do opensolaris e migração em massa para outras so´s.

eu comecei com infra-estrutua administrando servidores windows nt … tive que reaprender tudo a cada mês … frustante.
fui trabalhar como webdesigner e programador js … tive que ver a evolução … foi bom aprender photoshop em todas as versões … mas imagina se eu tivesse que usar o gimp ao invés de ps ? seria frustante tb. eh a mesma sensação que eu tenho ao ter que supostamente migrar de opensolaris para ubuntu.

depois aprendi asp … eca … tive que ‘desaprender’ para conseguir pensar orientado a objetos.

vi o dotnet copiando discaradamente o java …

:arrow: agora falando de java e eclipse 3.2 em especial …

os plugins que eram gratuitos e muito bons sairam do ar, porque as grandes empresa compraram.ex. jsEeclipse e outros que não me recordo o nome que geravam swt e tinham opções visuais de programação.

o plugin ECF do Eclipse (plugin de comunicação) , tinha a versão 0.7.5 que era disponível no site do Eclipse …não eh mais.sumiu.

Um desafio : Cadê esta versão no site da Eclipse ? Sumiu … sumiu mesmo, para que as pessoas não desenvolvam plugins de alta padrão de qualidade, que pudesse usar serviços de comunicação com servidores … se eu estiver errado, por favor thingol´s e outros me ajudem. gostaria muito de estar errado.

fiquei frustado de não ter feito download de tudo que era bom e gratuito, porque eramos induzidos e acreditar que tudo continuaria na net gratuitamente …

no site de download do ( eclipse 3.2 ), tudo estah lah … menos o os md5´s de ecj (JDT Core Batch Compiler) …
o que me faz pensar que algo de muito estranho acontece tb com o projeto eclipse 3.2.

ainda bem que aprendi com tudo isso.

Uma dúvida que tive agora… tinha esta notícia de que a microsoft ia contribuir com o Eclipse (http://www.computerworld.com/s/article/9069698/Microsoft_forges_first_official_link_to_Eclipse?taxonomyId=11&intsrc=kc_top&taxonomyName=development)… dizia no final que o Visual Studio poderia suportar os plugins do Eclipse. Alguém sabe afirmar se isso aconteceu?

Att.

Nossa, depois desse post do Shelson me resta apenas me conformar com o fim do mundo em 2012. 8)

Estou avaliando para uso pessoal em VM um Unix/Unix-like/Linux.
Pretendo instalar servidores de aplicação, JVMs, suítes SOA (JBoss e Oracle) e Oracle DB. Ou seja, um grande laboratório de middleware e banco e de quebra auto-treinamento Unix.
Queria algo bem próximo a um Unix empresarial: Solaris, HP-UX ou AIX.
Candidatos fortes: Solaris (o próprio) e FreeBSD.

Ok, o Solaris pelo visto vai perder atualizações se não tiver licença. Não quero.
O FreeBSD depende de ports Linux para instalar um Oracle, por exemplo. Gostaria de evitar isso, instalando em um com suporte.

Ok, daí fui ver os SOs certificados para o Oracle Service Bus, SOA Suite, JBoss ESB e Oracle BD.
A linha Oracle já me diz que SOs open source com download livre não são certificados. Alerta vermelho!

Ok, tudo bem, aceito o OpenSolaris. Daí essa notícia (que não sabemos a veracidade).
Sobre o OpenSolaris, achei fantástico o recurso Time Slide que o ZFS permite. Não cheguei a testar, mas conceitualmente é interessnatíssimo.

Resumindo, descambando pro Ubuntu e OpenSuse. :slight_smile:

O Shelson resumiu a historia do GUJ e do Java em incriveis poucas linhas. Tinha coisa que eu nem lembrava… que memoria.

[quote=Shelson]eu uso opensolaris diariamente e estou frustrado. tive que reinstalar um tri-boot na minha maquina com opensolaris/ubuntu/windows xp(que vai morrer em 2014).nao sou muito fã de distros linux, mas estou a aprender e isso eh um ponto positivo com a possível morte do opensolaris. o lado negativo será que eu “vou ter que comprar”(pró-ativos e psicologos de plantão me perdoem) o solaris, pois os outros boots(ubuntu e windows) serão para jogos e testes de plataforma(sem conexão com a Internet).

concordo com o pessoal q diz ser normal se superar e aprender coisas novas.eu vim do asp, e da época que

  • o avatar do paulo silveira(um dos criadores deste fórum - o conheci quando estava a fundar o guj) era um foto dele com uma tesoura cortando um livro de dot net. era engraçado e fazia os outros confiantes na linguagem java

  • o rafael steil(o criador do jforum - tb trabalhei com ele) não falava nem bem nem mal do dot net e aprendeu a linguagem e trabalhou na revista mundo dot net.

  • o javaman bruno souza(tb trabalhei com ele) sempre foi ‘o cara’=‘man’ das palestras Java, mas quando o conheci, a sun estava a cobrar pelo uso de servidores Java para grandes empresas(faz muito tempo isso), mesmo dizendo que nunca cobraria.

  • vi o ‘java na ponta do dedo’ virar ‘criatividade na ponta do dedo’ - mundo j

me faz pensar que a morte do opensolaris eh interessante para profissionais que recebem/lucram com o uso do windows e ubuntu.que notícias destas são aprovadas para assustarem as pessoas quanto ao uso do opensolaris e migração em massa para outras so´s.

eu comecei com infra-estrutua administrando servidores windows nt … tive que reaprender tudo a cada mês … frustante.
fui trabalhar como webdesigner e programador js … tive que ver a evolução … foi bom aprender photoshop em todas as versões … mas imagina se eu tivesse que usar o gimp ao invés de ps ? seria frustante tb. eh a mesma sensação que eu tenho ao ter que supostamente migrar de opensolaris para ubuntu.

depois aprendi asp … eca … tive que ‘desaprender’ para conseguir pensar orientado a objetos.

vi o dotnet copiando discaradamente o java …

:arrow: agora falando de java e eclipse 3.2 em especial …

os plugins que eram gratuitos e muito bons sairam do ar, porque as grandes empresa compraram.ex. jsEeclipse e outros que não me recordo o nome que geravam swt e tinham opções visuais de programação.

o plugin ECF do Eclipse (plugin de comunicação) , tinha a versão 0.7.5 que era disponível no site do Eclipse …não eh mais.sumiu.

Um desafio : Cadê esta versão no site da Eclipse ? Sumiu … sumiu mesmo, para que as pessoas não desenvolvam plugins de alta padrão de qualidade, que pudesse usar serviços de comunicação com servidores … se eu estiver errado, por favor thingol´s e outros me ajudem. gostaria muito de estar errado.

fiquei frustado de não ter feito download de tudo que era bom e gratuito, porque eramos induzidos e acreditar que tudo continuaria na net gratuitamente …

no site de download do ( eclipse 3.2 ), tudo estah lah … menos o os md5´s de ecj (JDT Core Batch Compiler) …
o que me faz pensar que algo de muito estranho acontece tb com o projeto eclipse 3.2.

ainda bem que aprendi com tudo isso.[/quote]

FINALMENTE !!! DEPOIS DE MUUUUUUITO tempo , ACHAMOS ALGUEM QUE USA !!!

VAMOS SOLTAR FOGUETES !!!

BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM !!! :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Pra desenvolvedores a Oracle nunca cobrou nenhum dos seus produtos, nem o Oracle DB, nem os ERPs, nem nada. Até a revista deles (em inglês) é gratuita. Ela sempre cobrou das empresas, mas vê desenvolvedores como evangelizadores da plataforma.

[quote=lavh]Eu não estou nem um pouco receoso.

Se em um caso hipotético dificilimo de acontecer a Oracle fizesse alguma coisa que pudesse acabar com o Java, isso geraria uma demanda gigantesca das empresas querendo migrar os seus sistemas feitos em Java, e com isso, muitas oportunidades surgiriam.

Nós somos simplesmente programadores, a linguagem é o de menos…[/quote]

Até que enfim alguém falou uma coisa de credibilidade absoluta. Linguagem é o de menos…

Os empregos acabariam em um setor e cresceriam em outros.