Projeto SOA - Dúvidas!

Olá pessoal!

Estou precisando definir e implementar uma Arquitetura Orientada a Serviços na empresa que trabalho. Andei lendo bastante sobre esse tema. Algumas palavras são básicas na área, mas o que me importa, nesse instante, é tentar convencer o coordenador e a diretoria a implantar essa tendência na empresa. Facilitando a compreensão das regras de negócio, acelerando o processo de desenvolvimento de sistemas e diminuindo a quantidade de código redundante, aumentando a reusabilidade.

Enfim, isso tudo que foi dito eu já repassei para eles. Porém, o mais complicado é mostrar, visualmente, que o que eu estou dizendo de fato pode ser melhor para a empresa. Então fiquei responsável por elaborar um diagrama que representasse o que estou falando e provasse o porque que esta solução é adequada para a empresa e quais os benefícios desta.

Aí, lá vou eu pedir uma ajuda para vocês. Como disse, li bastante (pelo menos achei que foi necessário para elaborar esse diagrama) sobre o tema, mas não estou 100% confiante na minha solução. Fico olhando e pensando que está faltando algo. E por mais que esteja faltando algo, e por ser a minha primeira solução SOA que estou elaborando, queria a ajuda de todos vocês a me mostrarem a melhor forma de estar fazendo isso, onde estou pecando, como posso estar reescrevendo meu modelo etc.

Conto com a ajuda de todos. Muito obrigado de antemão.
P.S.: Segue em anexo a imagem do modelo.

Abraços!

[quote=bland]Olá pessoal!

Estou precisando definir e implementar uma Arquitetura Orientada a Serviços na empresa que trabalho. Andei lendo bastante sobre esse tema. Algumas palavras são básicas na área, mas o que me importa, nesse instante, é tentar convencer o coordenador e a diretoria a implantar essa tendência na empresa. Facilitando a compreensão das regras de negócio, acelerando o processo de desenvolvimento de sistemas e diminuindo a quantidade de código redundante, aumentando a reusabilidade.

Enfim, isso tudo que foi dito eu já repassei para eles. Porém, o mais complicado é mostrar, visualmente, que o que eu estou dizendo de fato pode ser melhor para a empresa. Então fiquei responsável por elaborar um diagrama que representasse o que estou falando e provasse o porque que esta solução é adequada para a empresa e quais os benefícios desta.

Aí, lá vou eu pedir uma ajuda para vocês. Como disse, li bastante (pelo menos achei que foi necessário para elaborar esse diagrama) sobre o tema, mas não estou 100% confiante na minha solução. Fico olhando e pensando que está faltando algo. E por mais que esteja faltando algo, e por ser a minha primeira solução SOA que estou elaborando, queria a ajuda de todos vocês a me mostrarem a melhor forma de estar fazendo isso, onde estou pecando, como posso estar reescrevendo meu modelo etc.

Conto com a ajuda de todos. Muito obrigado de antemão.
P.S.: Segue em anexo a imagem do modelo.

Abraços![/quote]

Vi que usou um diagrama de componentes para representar serviço e acabou acoplando point-to-point, o que acaba ocultando um dos maiores benefícios do SOA que é o desacoplamento para criar novas soluções à partir das pré-existentes.

SOA é mais que modelagem de serviços, há também otimização em regras de processos, que podem ser modificadas em tempo real com uma enigne de BPM por exemplo, uma camada de regras de negócio parametrizável ( Rules Engine), SLA - controle de nível de serviço, qualidade dos mesmos, versionamento dos serviços e por aí vai.

Sinceramente acho que deveria procurar um diagrama mais alto-nível de players que fazem “venda” do conceito, como Oracle-BEA, JBoss, IBM, eles possuem muito material explicativo numa linguagem mais business.

O seus gestores precisam entender basicamente o ROI - return on investment , quando este de fato acontecerá.

Tem um pdf da BEA , vendendo o peixe e a visão dela,mas lhe dará um direcionamento de como você poderia realizar esse trabalho de “convencimento” -http://eudownload.bea.com/uk/events/soa/soa.pdf

Válido lembrar que um projeto SOA é denso, custa caro e os gestores precisam estar comprometidos de corpo e alma para verem os resultados láaaaaa na frente :slight_smile: .

Kenobi,

Muito obrigado pelo comentário e pelas sugestões. Foram muito válidas. Tinha uma visão sobre SOA mínima diante do que você me mostrou. Obrigado.

Percebi que você fez alguns comentários mas não falou nada sobre a parte de segurança? O que você acha? Como implementar uma segurança nesse esquema?

Obrigado.