Projetos p/ TCC - : Aplicação J2ME ou Aplicação WEB

Boa Tarde a todos do GUJ

Não sei se é este o lugar para discutirmos este assunto, mas se estiver errado alguém por favor diga.

É o seguinte:

Em junho de 2008 estarei me formando em Técnico de Informática e Programador Java / VB.NET. Para concluir o curso preciso entregar até lá entregar um TCC ( para quem não sabe é Trabalho de Conclusão de Curso ).
Formei um grupo com mais dois da minha sala e após algumas conversas ficamos com uma dúvida cruel: Somos iniciantes na linguagem mas queremos desenvolver um sistema como tema para o TCC em Java e estamos com duas idéias:

1 - Aplicação J2ME - Sistema para um celular

2 - Aplicação WEB - Para construtoras e imobiliárias

Gostaria de saber a opinião de vocês e também discutirmos qual seria o tempo de desenvolvimento, os riscos e a viabilidade, custos envolvidos no projeto, etc…

Meu grupo tem vontade de fazer algo inovador, porque todo semestre sempre tem algo como “Sistema p/ Escolas”, “Sistema para Administração de Escola”, “Sistema Escola” ou “Biblioteca”, não que isso seja ruim, mas desenvolver algo diferente e encarar novos desafios é algo muito mais emocionante e legal.

Espero contar com a opinião de vocês. Se quiserem posso dar mais detalhes dos projetos que temos idéia de fazer.

Até mais!!!

Quanto tempo você tem disponível? Se for dois meses, desista de fazer algo grande, não vai dar tempo.
Você tem uma idéia do que você quer fazer em cada plataforma? Sistema para celular não me diz nada.

Até!

[quote]Sistema para celular não me diz nada.[/quote]Realmente, sem um a finalidade “fim” é somente para atender ligações. Porquê não fazer um sistema Mobile acessando um servidor Web via rede Wirelles em consulta imoveis disponiveis.

Eu tenho exatamente 8 meses até a entrega do TCC + a documentação do projeto.

Gostei da sugestão do Willian.
Na verdade agente tem em mente um sistema para fins comerciais. Imagine uma aplicação desktop que consiga comunicar-se com a aplicação no celular ou algo parecido.

[quote]Eu tenho exatamente 8 meses até a entrega do TCC + a documentação do projeto.[/quote]Beleza…3 meses enfronhado no estudo de java dia e noite. 5 meses para projeto e protótipo , analise de requisitos, estudo de viabilidade economica e etc…é contigo mesmo…boa sorte…

Luiz, tenha em mente que nem tudo em um TCC pode sair como vc queria, por isso, faça um escopo flexível, com um módulo funcional que vc possa até mesmo implementar sozinho caso algum membro do projeto falhe(ou não consiga implementar algo a tempo).Dou como exemplo meu próprio TCC.Imaginei um Cruzador Espacial, Projetei um Foguete, e entreguei um ventilador de mão. :lol: :wink:

um sistema web para construtoras e imobiliarias…

pensei em uma especie de auto cad sabe… uma pagina de jsp a qual da pra vc fazer riscos, desenhos, de forma simples e interativa com o usuario, e no final das contas ele faça uma planta da casa que quer, para que seja enviada para a empresa analisar a viabilidade do projeto, alem das mudanças necessarias (evitando mudar mto é claro…)

assim o sistema iriater tipo escada pro kra monta la, risco pra ele fazer as parede, akeles deseinho tipo uma ponta de faca pra mostra que ali tem uma porta, coisa do tipo, pra ele arrasta la e coloca no desenho dele alem de uma opção na pagina para imprimir o desenho.

o sistema tb poderia abri uns JOptionPane pra informa coisa que é necessaria, por exemplo certos pre requisitos que as prefeituras costumam cobra que tenha… por exemplo aki em santo andré parece que é cobrado que se tenha uma parte vazia tipo um corredor de um dos lados ao qual nao me lembro qual…alguma coisa assim…

bom…fica ai a dica… vc vai ter q aprender a mexer com imagem mto bem… alem de ter uma boa noção de plano cartesiano pra esquema de ponto, ir daki até ali, evento com o mouse…umas coisa do tipo…

flw…

pqp…acho q eu viajei legal…kkkkkkkkkkk são só 8 meses…rs

tb to fazendo tcc mais to tentando cria um programa voltado a parte de compiladores…o negocio ta feio…

aproveitando o topico eu tb to nessa mesma cruzada… ehhe… agora… quais os livros a galera aqui recomenda para jee e jme?

Eu to com jee mais, a duvida é grande tenho 10 meses para a minha… eu pensei em uma aplicacao para j2me que se comunica com um modulo especifico j2ee… tipo um executivo… ele pode acessar através do palm ou do cel dele… um modulo do sistema da empresa… tipo o modulo de vendas… o modulo financeiro etc… e se ele desejar realizar alguma alteração no modulo de vendas ele pode realizar aonde ele tiver… a questao aqui é q ele pode estar em um local aonde o seu not está inativo… e a solução é o cel…

Bom pessoal o meu grupo para tcc já definiu o projeto:

um site da escola que muda de ambiente conforme o acesso ( ajax ), ex:

acesso1 - aluno ( ambiente para o aluno ver notas, situação das disciplinas, faltas, vagas de estágio, etc… )
acesso2 - professor ( ambiente para disponibilizar material para aulas, datas de provas, recados, etc… )
acesso3 - adm ( ambiente de controle total do site )
Se ainda hover tempo iremos tentar criar um sistema para criar e gerenciar e-mails e um forum de debates.

Tudo isto será hospedado em um servidor que montaremos para acessar o site ou hospedaremos o site no servidor da Faculdade mesmo. Ainda estamos pesquisando se utilizaremos jsp. Já temos a aprovação do coordenador do nosso curso e o nosso professor de java gostou muito e disse que dá para fazer, mas precisa começar agora.

e um programa de celular para os alunos e profesorres da escola que manda mensagem para o site e vice-versa. Também poderá mandar mensagens para outro celular que tenha o programa instalado. Usaremos rede Wireless e bluetooh mas somente funcionará no auditório da Faculdade para a princípio demonstrar no dia da apresentação.

o que vocês acham?
Desde já agradeço a ajuda de todos.

mas kd o problema? e a solução? vc fez apenas uma aplicacao… Aqui mesmo na faculdade fica a criterio do aluno implementar o que ele ta falando… mais ele tem que criar um problema com o tema escolhido… e mostrar as possiveis soluções, metodologia utilizada e comparar com outras soluções no mercado… porem se ele quiser anexar ao tcc a parte pratica fica a criterio…

galera estou nesta fria tbm ja tenho um conhecimento em j2se , mas pretendo
fazer p/ web um sistema de gestao de vendas mas to perdidão pois ainda sei mto pouco de j2ee tenho 1 ano ainda pra fazer sera que da tempo de aprender esta nova tecnologia e desenvolver?

claro que dar… vc tem de segunda a sexta 6h(00:00) para estudar e o final de semana todo. Uns 4 meses pesado estudando a tecnologia mais 8 meses para desenvolver a monografia… com o orientador… mandado vc revisar… sempre…

camarada não tenho a semana toda para desenvolver e estudar nao !
Eu trabalho das 7:30 as 5:30 e vo direto pra facul!
e sou casado e tenho 2 filhos tenho q gastar um tempinho com eles
final de semana né.
mas eu estudo sempre sabado de manha e domingo das 6:00 as 12:00
e aí que tu acha da tempo?

tu so está dedicado a isso? tem outras coisas para fazer no momento? tipo estudando para certificacao algo semelhante… pq se for 6 horas por semana vai dar 24h por mes… acho muito pouco… agora e seu orientador? ele ta no seu pe… é bom orientador? dever ser complicado mesmo familia e talz… dividir o tempo… mais eu fosse vc por exemplo… pegaria no meio da semana quando chegasse da facul 1hora… por dia… so para ler… rever os pontos do orientador… anotar duvidas… deixar o cerebro trabalhando…no assunto mesmo que seja por 1 hora… é melhor que nada ai vc teria 1h de seg a sexta 5h + 6h do domingo 6*4 = 24+5: 30h com 30h vc terminar sua mono ate junho estudando j2ee de agora até janeiro e o que ja puder construir teorico dar para fazer paralelo. :smiley:

e voa ideia acho que vou tentar 1 hora por dia depois da facul
valeu a dica velho vamos ver se eu aguento rsrsrsr
t+