Quais as linguagens/tecnologias mais utilizadas no desenvolvimento Android?

Bom dia.

Penso muito em me especializar em mobile.

A dúvida é a expressa no título.

Se possível gostaria que vocês comentassem a linguagem/tecnologia e o porque.

Obrigado!

Eu estou desenvolvendo em Java tenho até um app pronto conforme a imagem abaixo, mais se fosse voce estudaria flutter :https://www.udemy.com/course/curso-completo-flutter-app-android-ios/

1 curtida

Diretamento no Android temos o Java e o Kotlin, mas existe o Flutter e o Ionic que eu não conheço e ainda o Córdoba, que faz uso de um componente, webview eu acho, que permite, usando apenas javascript, html e css, desenvolver para Android, IOS e Windows Phone(falecido?).

1 curtida

Android: Kotlin. Java só legado.

1 curtida

Sem querer polemizar, mas é proibido desenvolver em Java para o Android? Quem sabe Java tem que desaprendê-lo e aprender Kotlin?

Vi que no canal do Lucas Montano, o Kotlin é menos verborrágico(odeio esta palavra), uma versão enxuta de Java. Mas isso não impede de se continuar desenvolvendo em Java, certo?

É possível desenvolver para desktop ou web em Kotlin?

2 curtidas

Ah cara, o Java nem tá tão ruim assim no Android, até pro desktop tá legal ainda, até ia mostrar um App aqui mas lembrei que foi feito em XML…

Acredito que o Java é muito útil ainda, e também é bem completo!!

2 curtidas

Ninguem vai te proíbir, você pode ir contra o movimento e continuar usando uma linguagem mais trabalhosa, mesmo tendo uma opção melhor e oficialmente sendo a mais indicada para o caso de desenvolvimento Android puro

Essa é a própria posição da Google:

“Android development will become increasingly Kotlin-first,” Google writes in today’s announcement. “Many new Jetpack APIs and features will be offered first in Kotlin. If you’re starting a new project, you should write it in Kotlin; code written in Kotlin often mean much less code for you–less code to type, test, and maintain.”

Sobre desktop, em que plataforma de desenvolvimento? Java da Oracle? Pode ser usado, mas nao é oficialmente a mais indicada nesta plataforma. Neste caso é melhor usar Java, mesmo sendo mais trabalhosa.

Não existe desaprender uma coisa só porque vai usar outra em caso que é mais indicada, soa como vício.

1 curtida

Ole, ole, ole ola, Java…, Java… !!!

2 curtidas

Eu entendo que Kotlin seja a evolução natural do Java. Mas eu planejo aprender Java primeiro.

1 curtida

Deixa ver se ele vai amadurecer e permanecer. Não sei se Kotlin é adequado para desenvolvimento Desktop e Web. Java é.

2 curtidas

Para desktop eu não sei, mas, para web, sim. A própria pivotal, empresa por trás do Spring e do IntelliJ, já adotou o kotlin como padrão. Participei de um treinamento deles e é notável como estão convergendo para esta linguagem.
A questão: roda sobre a JVM.

1 curtida

É possivel desenvolver para micro controladores em Kotlin ?

Essas novidades realmente precisam de tempo para amadurecer.
Foi um tempo que achavam que o computador deveria se aproximar o máximo possível da linguagem humana, época do Cobol, e talvez isso volte muito forte com a inteligencia artificial.
Agora alguns querem escrever pouco e que signifique muito.
Vejamos o que de fato é melhor para dar manutenção.
Linguagens, vem e vão.
Mas normalmente quando são bem feitas duram mais, caso do Java, e não me venham com essa de legado, Java esta sendo usado hoje, agora, com suas ultimas versões.
Eu sinceramente prefiro escrever um pouco mais se isso for para um entendimento global das coisas.

Se a primeira versão do Java fosse como o Kotlin é hoje, duvido que o Java emplacaria.
Vamos deixar o futuro comprovar ou negar o Kotlin atraves dos desenvolvedores.

1 curtida