Quais certificações valem o seu tempo?

As certificações em gerenciamento de projeto estão na moda, as certificações técnicas nem tanto, mas segurança e armazenamento têm influência.

http://computerworld.uol.com.br/carreira/2007/12/07/idgnoticia.2007-12-05.5780388939/

iai o q a galera mais experiente do guj acha?

Minha humilde opinião…

antes de querer ser gerente de projeto eu gostaria de conhecer bem a linguagem que será utilizada no projeto…para isso seria interessante possuir certificado tecnico(para compravação no mercado de trabalho)…acho q isso abriria mais as portas…lógico q posso ter um cert. e nao saber nada ou vice-versa…

vai depender mto tb do que vc quer para agora né…para ser um gerente de projeto em uma BOA EMPRESA, no mínimo, vc terá q comprovar algum tipo de exp. em desenvolviemnto…

flw

[quote=everson_z]O bom do certificado de metodologia é que dura anos e anos… :shock:
Certificado de ferramentas ou linguagens morrem como o velho e bom Clipper e logo, logo o Delphi :twisted:

[/quote]

Para tudo na vida eu acho q deve haver reciclagem…da msm forma como as linguagens ficam obsoletas, metodologias tb ficam…
hj existem empresas q ainda usam a metodologia cascata (arghh) e mtsss empresas estão adotando SCRUM e/ou XP…

o q nao pode haver é ficar parado no tempo…tirar meia dúzia de certificações e achar q é para o resto da vida…ai o cara tá enganado!!

[quote=pardal_nb]Minha humilde opinião…

antes de querer ser gerente de projeto eu gostaria de conhecer bem a linguagem que será utilizada no projeto…para isso seria interessante possuir certificado tecnico(para compravação no mercado de trabalho)…acho q isso abriria mais as portas…lógico q posso ter um cert. e nao saber nada ou vice-versa…

vai depender mto tb do que vc quer para agora né…para ser um gerente de projeto em uma BOA EMPRESA, no mínimo, vc terá q comprovar algum tipo de exp. em desenvolviemnto…

flw[/quote]

Essa é uma visão deturbada nas empresas, pois nem sempre um bom técnico será um bom lider, o que vemos e exatamente o contrário. Os lideres devem ser escolhidos de acordo com suas qualidades e não só pelo seu desempenho técnico, pois nesse ritmo, a empresa acaba perdendo um bom técnico e ganhando um péssimo gerente/coordenador/lider/coloqueaquisuasiglapreferida.

De acordo, não adianta nada ter um certificado e não saber o que esta fazendo. Como o nome já diz certificações em gerenciamento de projeto é voltada para gerentes e não para os desenvolvedores na unha, acho que ambas as certificações são importantes, temos apenas que se decidir para qual tipo de trabalho vamos nos focar.

invistam em competência, nunca sai de moda :slight_smile:

O inverso também é verdadeiro, não adianta você ter o mega líder de marketing que foi realocado para a TI, leigo e preconceituoso.

Acho que uma série que mostra algo assim é a The IT Crowd, muito boa a caricatura.

Até!

[quote=sfing][quote]
Minha humilde opinião…

antes de querer ser gerente de projeto eu gostaria de conhecer bem a linguagem que será utilizada no projeto…para isso seria interessante possuir certificado tecnico(para compravação no mercado de trabalho)…acho q isso abriria mais as portas…lógico q posso ter um cert. e nao saber nada ou vice-versa…

vai depender mto tb do que vc quer para agora né…para ser um gerente de projeto em uma BOA EMPRESA, no mínimo, vc terá q comprovar algum tipo de exp. em desenvolviemnto…
[/quote]

De acordo, não adianta nada ter um certificado e não saber o que esta fazendo. Como o nome já diz certificações em gerenciamento de projeto é voltada para gerentes e não para os desenvolvedores na unha, acho que ambas as certificações são importantes, temos apenas que se decidir para qual tipo de trabalho vamos nos focar.[/quote]

tu eh um digitador?

GJosé

Se não vai falar algo focado no tópico, fica quieto !

Na minha opinião, um gerente deve, acima de tudo, saber coordenar, motivar, liderar e dar suporte à sua equipe. Ele precisa conhecer conceitos técnicos, obviamente, mas não é esse o requisito que o tornará um bom gerente.

[quote=sfing]GJosé

Se não vai falar algo focado no tópico, fica quieto ![/quote]

Gsfing
foi tu q falou
eu faco bem mais que ficar digitando e um certificado pmi ajudaria

[quote=everson_z][quote=pardal_nb]Minha humilde opinião…

antes de querer ser gerente de projeto eu gostaria de conhecer bem a linguagem que será utilizada no projeto…para isso seria interessante possuir certificado tecnico(para compravação no mercado de trabalho)…acho q isso abriria mais as portas…lógico q posso ter um cert. e nao saber nada ou vice-versa…

vai depender mto tb do que vc quer para agora né…para ser um gerente de projeto em uma BOA EMPRESA, no mínimo, vc terá q comprovar algum tipo de exp. em desenvolviemnto…

flw[/quote]

Eu não entendo o motivo de substituir um pelo outro.
A revista não fala competência versos certificado, o negocio é somar a competência mais o certificado, ter o certificado como um diferencial alem de outras qualidades.
[/quote]

o negocio é somar a competência mais o certificado, ter o certificado como um diferencial alem de outras qualidades.
Assino onde, aqui embaixo?! rs

Concordo plenamente!!

[quote=jjose][quote=sfing]GJosé

Se não vai falar algo focado no tópico, fica quieto ![/quote]

Gsfing
foi tu q falou
eu faco bem mais que ficar digitando e um certificado pmi ajudaria[/quote]

Creio que o que ele quis dizer é que um bom programador (“programador na unha”) é exatamente isso: um bom programador. Nem sempre esse cara é um bom gerente. Pra ser bom gerente é preciso saber mais que a tecnologia. Tem que ter liderança, carisma, organização, ser dirigido a tarefas, ser focado…

Quanto a tornar um bom técnico um gerente, não acho recomendável, a não ser que este tenha qualidades de gerente. Melhor deixar ele com bom técnico, mas como um mentor do grupo e colocar ao lado dele um bom gerente, que conheça algo da tecnologia. O gerente não precisa saber suficiente da tecnologia para tomar decisões de projeto. Para isso é que existe o arquiteto!

Ou seja: um bom gerente não precisa conhecer a tecnologia. Isso é trabalho para o arquiteto e para os desenvolvedores. O gerente cohece o método e os processos. ele controla a equipe. Mas para se planejar, ouve os técnicos.

Teoricamente não precisaria.

Mas gerenciar o que não se conhece é muito complicado, já ví isso várias vezes, pois gerenciar uma equipe é muito mais do que preencher meia duzia de planilhas e fazer diagramas bonitinhos.

[]'s

Também acredito na escala progressiva. De fato, um gerente não necessita ter um conhecimento técnico avançado, mas ficará muito difícil ele gerenciar algo que não tem conhecimento. Muitas vezes até mesmo pra acertar determinada funcionalidade de um projeto, se a linguagem ou a tecnologia adotada não oferecer, como ele contornará isso sem conhecê-la?

Com um time técnico competente o auxiliando nas decisões e muita vontade de entender do assunto.

Acho que uma série que mostra algo assim é a The IT Crowd, muito boa a caricatura.

Até![/quote]

Dei uma lida sobre a série e me pareceu muito interessante, obrigado pela dica.

Acho que vocês estão confundindo um conceito (o que é compreensível dada a realidade do mercado): ernete de projetos não é líder. É simplesmente o cara responsável por organizar todas as informações e tomas decisões baseadas no feedback das pessoas. Empresas que clocam erentes de projeto como gestores de equipe de desenvolvimento não costumam ser bem sucedidas em seus projetos (e costumam ter três letras no nome).

Eu já gerenciei projetos enquanto era gestor do mesmo. Conclusão? No meio do caminho larguei minhas incumbências técnicas e passei para o tme (que eleeu seus lídres de faco) e me concentrei no projeto. Não dá rpa fazer as duas coisas ao mesmo tempo num projeto grande, não com qualidade.

[quote=aleck][quote=pardal_nb]Minha humilde opinião…

antes de querer ser gerente de projeto eu gostaria de conhecer bem a linguagem que será utilizada no projeto…para isso seria interessante possuir certificado tecnico(para compravação no mercado de trabalho)…acho q isso abriria mais as portas…lógico q posso ter um cert. e nao saber nada ou vice-versa…

vai depender mto tb do que vc quer para agora né…para ser um gerente de projeto em uma BOA EMPRESA, no mínimo, vc terá q comprovar algum tipo de exp. em desenvolviemnto…

flw[/quote]

Essa é uma visão deturbada nas empresas, pois nem sempre um bom técnico será um bom lider, o que vemos e exatamente o contrário. Os lideres devem ser escolhidos de acordo com suas qualidades e não só pelo seu desempenho técnico, pois nesse ritmo, a empresa acaba perdendo um bom técnico e ganhando um péssimo gerente/coordenador/lider/coloqueaquisuasiglapreferida.
[/quote]

Concordo com o que vc falou, e para não ser muito crítico, vou citar só 2 dos 4 gestores que pude ter a oportunidade (não o prazer) de trabalhar: chegava a ponto dos caras quererem mandar ver no código pra ajudar quando o projeto pegava fogo, e deixavam de lado o quesito gestão. Se o cara é gestor, e tem uma equipe capacitada em análise e desenvolvimento, qual o papel dele? Claro, participar e acompanhar, principalmente do kick-off, contatos com o cliente e por aí vai. Isto é bastante complicado… vi em algumas consultorias que trabalhei alguns caras contratados para gerir equipes com muita experiência técnica e pouca gerencial, e pior ainda: geralmente eles vêm de um histórico de formação técnica, sem uma preparação. O erro é de quem? De quem contrata ou do contratado, em tentar expor um lado gerencial para um perfil técnico?

[]'s

Falando sobre certificação, todas elas são de grande importantissimas independente de qual deseja fazer, mas com o passar do tempo vão ficando obsoletas, tudo depende de vc escolher o ramo que deseja atuar e se dedicar mutuamente para ser um grande profissional na área.