Quais são as opiniões de vocês sobre o Windev?

Eu encontrei na internet uma informação que diz que se o seu foco for desktop (windows ou linux), ou mobile, ou web… WINDEV resolve as 3 paradas duma chibatada só, com quase a mesma forma de programar nos 3 ambientes e que além disso, vc aproveita quase que totalmente o seu jeito xbase de programar.

Referência: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=20104#p130571

Quais são as opiniões de vocês sobre o Windev?

Hmmm, nunca tinha ouvido falar dessa windev. Pesquisando rápido aqui, achei algumas referências meio antigas, mas talvez alguém no fórum já tenha trabalhado com essa ferramenta.

1 curtida

Uai, dando uma pesquisada melhor aqui, esse WINDEV parece mais um gerador (tipo WIX). É isso mesmo?

1 curtida

Mano, eu não tenho nada a dizer pra você sobre o windev pois não conheço, mas vou lhe dizer algo sobre os seus tópicos de forma geral pois eu já passei por isso.

Você está iniciando na área pior forma possível, que é absorvendo a opinião de todo mundo ao seu redor e minando seus estudos por falta de foco. Quase todo dia você vem aqui perguntar sobre alguma tecnologia que leu em algum lugar que é a melhor e sua evolução (quase uns 2 meses que vejo você por aqui) ficou estagnada pois na busca de encontrar a melhor você não está aprendendo nenhuma.

Meu cenário foi exatamente esse até uma mestra na minha carreira me puxou pra baixo e me fez focar no PHP. Abriu meu leque de opções, me deu a oportunidade de conhecer o Java (que vem pagando minhas contas por 10 anos) que por consequencia abriu minha mente pra entender que a linguagem é apenas uma ferramenta e que as skills valorizadas no mercado são outras que não estão associadas a linguagens/frameworks.

Minha dica pra você, foque em uma linguagem e não se preocupe se ela é “a melhor” (isso não existe em absoluto), depois pegue um framework dessa linguagem que tenha uma comunidade forte pra poder lhe ajudar e vá seguindo nela até entregar um produto.

A visão de ter um produto em produção, gerando problemas de bugs, escala, servidor caindo, etc é o que vai lhe dar as skills necessárias para o mercado e começar a lhe dar propriedade pra opinar sobre outras linguagens e ferramentas. Antes disso você será apenas gado dos outros seguindo opiniões de blogs e colegas sem de fato ter propriedade pra questionar.

Meus 2 centavos.

4 curtidas

@adriano_si,

Quais são as linguagens que tem uma comunidade forte que podem me ajudar?

Eu lhe pergunto isto para eu seguir em uma linguagem até entregar um produto.

@Lucas_Camara,

Eu não sei te responder.

Talvez é melhor você postar esta dúvida no fórum Clipper On Line, talvez o janio, o fladimir e outros podem te responder lá:

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?p=129764#p129764

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=15079&start=30#p121718

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?p=129765#p129765

@adriano_si,

Por favor, me desculpe se é realidade, se é fato eu ter postado no GUJ o que eu não deveria ter postado.

Não precisa se desculpar. Não tem certo ou errado e pra maioria das outras pessoas aqui não faz a menor diferença caminho que você vai tomar. A grande maioria vai simplesmente ignorar seus posts e não há nada de errado com isso, vida que segue.

Minha dica, não é pra que você comece a fazer certo (poutz, será que alguém pode dizer a outro o que é certo? :thinking:) Mas apenas mesmo para tentar lhe ajudar a ter algum caminho pra seguir e quem sabe não cometer os mesmos erros de outros, que no caso em questão como falei lá em cima, os meus próprios.

As que eu conheço:

  • JavaScript
  • Java
  • PHP
  • Python

Não conheço a comunidade Ruby, mas até onde eu sei a galera é muito engajada também. A comunidade .NET até onde eu sei também é bastante forte e engajada, mas quando precisei encontrar algumas informações para .NET eu confesso que encontrei bem menos material aberto e muita coisa concentrada nos MVPs.

Enfim, qualquer caminho acima que você se meter vai encontrar muito material e vai aprender muito com a comunidade. Depois disso estarás preparado pra caminhar com as próprias pernas e adentrar no mundo das tecnologias fechadas (sim, existe um mundo gigantesco de tecmologias “não modas” que movimenta muita $$ e paga bem).

Enfim, repetindo, isso são apenas dicas, você pode continuar sua busca incessante pela melhor linguagem, mas eu muito desaconselho que você faça isso. O caminho não tem fim :wink:

1 curtida

@Lucas_Camara,

Você agora sabe o que é o Windev?

Você conseguiu a informação que você queria encontrar sobre o Windev?

Se sim, por favor, compartilhe aqui nesse tópico.

O que você já estudou até agora?

@FearX,

Eu estudei o que eu citei nesse tópico: Quais são as opiniões de vocês sobre o Windev?

Eu perguntei para o @Lucas_Camara se ele conseguiu a informação que ele queria encontrar sobre o Windev porque ele me fez a seguinte pergunta:

Eu perguntei o que você estudou até agora em termos gerais. Se estudou lógica, alguma linguagem ou algo assim.

@FearX,

Eu tentei aprender Lógica de Programação, mas eu ainda nem posso garantir que eu aprendi o Básico de Lógica de Programação (variáveis, estruturas de decisão e estruturas de repetição) por causa de conteúdo que é escrito em linguagem difícil ou que ensina usando muitos exemplos difíceis, por exemplo, este livro:

Eu tenho quase certeza que eu sempre terei essa dúvida se eu não fizer um curso superior ou curso técnico de nível de 2° grau da área de programação.

Entendi.

Quando você entrou no fórum e começou a fazer suas perguntas (na época sob outro username), eu recordo que estava estudando Java para desktop. Swing, JavaFX e suas bibliotecas. Não tinha muita perspectiva do que viria para frente, mas continuava estudando.

Já se passaram mais de ano desde então. Hoje trabalho com Spring, algo que eu sempre via e falava “nunca vou conseguir aprender” por aparentemente ser muito dificil. Nesse um ano, você ainda está escolhendo a linguagem para começar. Esse é o problema: você ainda nem começou. Você precisa entender que, independente de como e por qual linguagem, o importante É COMEÇAR. Já faz um ano que você compara, compara e compara linguagem e não bota a mão na massa efetivamente. Tá perdendo a única coisa que não tem como recuperar: tempo.

Apenas comece. Não importa como, apenas comece.

2 curtidas

Então, de acordo com esse link: https://doc.windev.com/en-US/?1410086677, é tipo uma criador de sistema com uma linguagem proprietária (bom, pelo menos foi o que encontrei) e, particularmente, não é o tipo de ferramenta que eu gosto de trabalhar. Prefiro o desenvolvimento tradicional com linguagens do mercado msm (java, C#, javascript, etc.) e montar as telas usando js, html e css msm.

1 curtida

A solução para esse meu problema é não continuar postando este tipo de tópico e começar talvez tentando praticar o que está escrito na apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum.

Eu peço que vocês façam mais uma exceção para mim:

Eu criei este tópico perguntando quais são as suas opiniões sobre o Windev.

O @Lucas_Camara disse a resposta dele.

@FearX e outros,

Por favor, respondam:

Quais são as suas opiniões sobre o Windev?

Qual é a situação do Windev no mercado de trabalho?

Por exemplo, o que vocês têm para falar sobre a quantidade de vagas de emprego que exigem o uso do Windev?

vc não aprendeu “Lógica” essa vc vai adquirir com o tempo, vc começo a aprender algoritmo. Não me entenda mal, só estou te passando a maneira correta…

Existe uma ferramenta chamada Portugol Studio
quando vc baixa ela vem com uns exemplos ela bem legal de mexer e aprender…

Agora respondo sua pergunta sobre WinDev, não acho que seja a hora de vc pegar uma ferramenta que cria um produto pra vc que vc não conheça seu funcionamento não entenda os pilares do desenvolvimento e etc…quer baixar, quer ver como funciona, ta curioso…Conselho:

Nessa área "NÃO TERÁ FACILIDADE"

@Clark_Samurai, sei que não tem a ver com o tópico, mas concordo com o que os colegas disseram a respeito de vc manter o foco. É importante que vc foque.

Sobre sua pergunta…

Eu não conheço a ferramenta, já tinha ouvido falar antes e agora parei pra dar uma olhada no manual.

Não posso falar da qualidade e se realmente cumpre o que promete, mas o fato de ser proprietária já me deixa com um pé atrás.

No mundo open source, aquele mantido pela comunidade, há ótimas ferramentas que te permitem criar apps multiplataforma também.

Para este fim, no mundo JavaScript, por exemplo, existe o Electron, Ionic, NativeScript, ReactNative

No mundo C# vc tem o Xamarin.

Na minha opinião, se vc se dedicar a linguagens como as duas citadas acima ou Java, PHP, Ruby, Python entre outras, vc sempre terá oportunidades no mercado de trabalho, o conhecimento adquirido em uma servirá para entender conhecimentos das outras, vc terá uma grande comunidade dentro e fora do Brasil pra te auxiliar.

Já o WINDEV não se vê muito falar por aqui. Pode ser que haja uma comunidade ativa, mas não parece muito expressiva perto das outras ferramentas que citei, sabe?

Acredito que se vc se dedicar ao WINDEV, será um bom desenvolvedor WINDEV, seu conhecimento vai ser limitado a essa ferramenta especifica. Acredito que para um iniciante, o melhor é aprender algumas das linguagens que citei e deixar esse tipo de ferramenta para depois, quando tiver mais conhecimento e condições de avaliar por conta propria se deve ou não usar essa ou aquela ferramenta.

De qualquer forma, achei um material que pode lhe ser interessante:

1 curtida

@adriano_si, @wldomiciano, @Lucas_Camara,

Muito obrigado pelas suas respostas e atenção!

1 curtida

Orientação a Objetos é depois que você aprender a sintaxe. Se vai começar, comece correto. Procure por cursos básicos.