Qual é o mínimo que se deve saber para iniciar algum projeto?

Estou iniciando na área de programação e é complicado,estudo, e quando me dou conta, já esqueci de uma parte da matéria já estudada há algum tempo. Muitos dizem que a melhor maneira de fixar o conteúdo aprendido é aplicar em projetos, mas qual seria o conteúdo mínimo inicial?
O início da trajetória é mesmo assim ? muita matéria antes de conseguir começar a desenvolver algo?
depois de certo ponto isso irá melhorar ?
Estou mais da metade do meu tecnólogo e parece que só agora começaram as disciplinas que importam mesmo,de botar a mão na massa e criar as coisas mesmo…
lógica de programação e algoritmo utilizando python eu concluí, e agora estou estudando classes e programação orientada a objetos…

Só com a prática o conhecimento é consolidado. Se não praticar vai esquecer mesmo.

Faça um programa para resolver um problema real seu ou de um amigo.
Não se intimide pelas dificuldades. É igual uma escadaria, onde você sobe/supera um degrau por vez.

Você não deve escolher um projeto pensando no que consegue fazer. Você escolhe um do qual vai te manter a motivação alta para aprender.

1 - Comece desenvolvendo algo para resolver alguma coisa (como dito pelo colega @edpickler)
2 - Faça funcionar com base no seu conhecimento atual
3 - Aprenda sobre boas pŕaticas, padrões, testes, frameworks, libs, etc.
4 - Refatore seu código aplicando os novos conhecimentos
5 - Retorne ao item 2

Pode parecer simples essa ideia, mas eh bastante efetivo, porém, envolve dedicação.

Aconteceu comigo recentemente qdo decidi aprender golang. Estou aproveitando para fazer um sistema para minha irmã que é autônoma, e comecei a escrever o código e já refatorei várias vezes para aplicar outros conceitos. Hoje já conheço o básico da linguagem e já estou começando a ver os recursos mais avançados.

1 curtida