Qual linguagem utilizar na web?

Sou estudante de sistemas de informação e atualmente estou no quarto período. Nessas férias de fim de ano pretendo estuda programação mais seriamente para evoluir ao nivel profisional e entrar para o mercado de trabalho.

O que eu sei atualmente é o básico de programação, como html css javascript. Sei também o básico de java e python.

Ultimamente estou me interessando bastante pela área web e minha duvida é em relação a escolha da linguagem, entre elas o java e o python, sendo que gosto bastante de ambas. Li bastante em foruns que python é bem mais produtiva que java, porém java tem muito mais mercado e documentação em portugues.

Eu tenho interesse em me tornar um desenvolvedor freelancer/fullstack e queria saber qual das 2 linguagens me atenderia melhor na minha necessidade. Com java eu encontro muito mais material do que em python, porém como citei acima, aparentemente java não é tão produtiva e como pretendo fazer tudo, desde o front até o back-end, não sei se seria viável.

Depende, ué.

HTML CSS JS/PHP, basicamente.

1 curtida

Eu não tinha terminado de escrever na hora. Se puder ler de novo, agradeço

Exatamente o que @FearX falou, JS e PHP. PHP é tao produtivo quanto Python.

Use JavaScript com o Node, poderá usar uma única linguagem para front e para back-end.

Em relação ao mercado, sabe como está o PHP atualmente e qual a perspectiva no futuro?

Entenda: O mercado de trabalho da sua região não é o da minha, ou ao do Acre, ou ao do Canadá.

Tudo muda. Pesquise sobre as vagas de desenvolvedor PHP em X região e vc terá a noção.

Aí depende. PHP é potente, não vai sumir de um dia pro outro. Acho eu que tende a se manter, porém depende da região. Podem ter regiões que resolvam trocar de PHP pra Node, e outras se mantém. C’est la vie.

Pra freelance que você falou sim, no presente e futuro.