Qual melhor IDE para Java?

Estou um bom tempo programando através da IDE do eclipse, mas estou com muita dificuldade na criação da Interface Gráfica do programa, muito diferente de IDE’s como Visual Studio, o eclipse possui uma Interface muito limitada graficamente, se conhece uma IDE para programação em Java com maiores recursos, ou algum plug-in para o eclipse, atualmente uso o WindowBuilder (plug-in para o eclipse) mas possui muitas delimitações.
Grato!:slight_smile:

Tenho pouco tempo de programador, 4 a 5 anos, e menos ainda de desktop. Mas sempre ouvi a frase “Eclipse => Web / NetBeans => Desktop”. A real é que tem muita particularidade de cada usuário, então acho difícil falar pra vc qual é o melhor.

Post semelhante, deve ajudar :point_down:

Realmente o Eclipse é ruim para Interface para mim o melhor se for querer desenvolver em Swing mesmo eu gosto do NetBeans pra mim é o melhor, acho os plugins do Eclipse ruim pra esse caso.

Você está usando Swing? Essa tecnologia nunca foi boa e agora finalmente está caindo em desuso. Aplicações desktop em Java o pessoal aqui recomenda usar JavaFx. Pra desenhar telas tem o SceneBuilder. Já eu não recomendo qualquer tipo de aplicação Java para desktop.

Em relação as IDEs, Eclipse é o mais usado. Além dele tem o Netbeans, mas é pouco usado profissionalmente. Tem também o InteliJ que muitos elogiam e usam profissionalmente, mas pra o que eu fazia não via nada de melhor nele em relação ao Eclipse. Experimente pro seu caso.

Uma coisa é certa, é impossível você conseguir para Java algo tão produtivo quanto o Visual Studio.