Qual melhor linguagem usar? ( Em um projeto pessoal)

Olá, sou novato no fórum.
Souza programador Java intermediário, e estou estudando programação web no momento, em discursão com uma amigo, ele me perguntou se poderia fazer um sistema de gerenciamento de caixa e futuramente de estoque para o pequeno restaurante regional dele, esse programa vai rodar em um simples computador durante o pico do estabelecimento, fechando e abrindo comanda para mesas, e futuramente gerando relatório sobre o faturamento diário, minha duvida gira em torno de qual linguagem usar, o Java seria muito pesado para rodar em computador simples e que não pode “travar”, C++ serie indicado? Posso usar o Eléctron nisso, já que estou estudando programação web? qual linguagem solida eu poderia realizar esse projeto e futuramente ir atualizando, grato pela resposta galera, estou rodando atrás disso.

1 curtida

Usar Java pode ser sua melhor opção, pois é uma linguagem que vc já tem familiaridade.

Se já tiver conhecimento de JavaScript ou não ligar de ter que aprender, Electron pode ser uma boa. Eu usei esta ferramenta para fazer um pequeno CRUD nas férias e gostei bastante. Na ocasião, usei Angular + Electron + Express.js.

C++ é tão indicado quanto qualquer outra linguagem, na minha opinião. É que eu vejo ela como uma linguagem mais complexa do que Java, ou JavaScript, ou Python, sabe? Então, eu diria pra usá-la apenas se vc já a conhece melhor do que conhece Java, porque se vc vai ter que aprendê-la antes, melhor aprender JavaScript, então, acredito que será mais produtivo.

3 curtidas

Se for uma aplicação desktop pra rodar no Windows, usa .NET/C#, muito mais produtivo.

C++ realmente é mais rápido do que Java e .NET. Poderia usar C++ com Qt, mas será que realmente vale o esforço? A máquina é tao ruim assim?

Sobre js, eu só uso JavaScript quando não tenho saída (no browser), por decisão pessoal jamais usaria esse Electron ou soluções similares. Mas se gosta de js, é uma boa opção também.

Sobre “travar”, depende mais da sua programação do que da plataforma. Analise bem os requisitos do usuário e implemente de forma otimizada de acordo com suas necessidades. A maior carga de processamento vai estar no banco de dados, nao no client, em que voce vai filtrar os dados de acordo a requisição do usuário.

2 curtidas

Eu não focaria em linguagem, acho que para esse tipo de aplicação um bom projeto de banco de dados seria fundamental, se vc sabe Java foca em JSF…