Qual o primeiro passo para aprender .NET?

Eu gostaria de trabalhar como back-end nessa plataforma. Ja possuo conhecimento em O.O. Qual seria o caminho mais recomendado?

Back-end: ASP.NET MVC .

O primeiro passo é aprender e estudar bastante a arquitetura de desenvolvimento, escolher C# como linguagem de programação ( que é a menina dos olhos de ouro da Microsoft ) e depois verificar se deseja ir, para Web, Desktop ou Mobile ou todos … nada impede.

Existe versão do .NET que é bom você dar uma lida para entender, os tipos primitivos, os tipos Complexos, as enumerações e lista genéricas e tipadas, então tem muita coisa para estudar!

Não acho correto entrar de cabeça em direto em Framework, mas, sim aprender tudo em relação a ele!

javaFlex, então o C# seria como o java desktop, caso eu queira ir para a programação web que é foco do mercado hoje, então o caminho é o ASP.net ?

C# é a linguagem, que pode ser usada para desktop ou back-end web com ASP.NET. Web é o maior mercado.

Recomendo começar seguindo o conteúdo dessas apostilas:

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k32-desenvolvimento-web-com-aspnet-mvc

Como foi dito C# é a linguagem de desenvolvimento, e .NET FRAMEWORK é a base de tudo isso, aonde você pode desenvolver, para Web, para Desktop (Forms e XAML), para Serviços, e para Celulares (mobile).

A imagem acima retrata como funciona o NET FRAMEWORK, eu não sei se aumentou isso ai, porque, hoje podemos desenvolver em sistemas operacionais Linux e Mac e naturalmente Windows, sendo hoje um arquitetura Open Source.