Meu projeto tem apenas diagramas de caso de uso e diagramas de classe, estou fazendo alguns de sequência apenas quando acho importante…
Caso eu vá adicionar no sistema o comando “salvar”, por qual diagrama eu começo? Seria o diagrama de sequência, apenas com uma simples mensagem “salvar” para o projeto? Ou deveria ser um único diagrama de sequência com todas as ações possíveis, salvar, abrir, etc? Ou num to falando coisa com coisa? (sou iniciante)
Bom se vc ja tem uma ideia de uml é bom vc msm escolher, acho q a caso de uso é mais paravc entender o q o seu projeto terá de suprir! entende? é uma classe q te mostra por cima as ações de cada persongagem,etc!
Depois q vc tiver já passado por isso! é bom vc começa a passa isso pra JAVA,faz um diagrama de classe!!
quando vc fazer isso vai ser bom para vcc ter uma base de quais variaveis , métodos etc deverá usar, e olhando o caso de uso tbm!
As outras são para aprofundar o seu projeto!!!Seria bom vc dar uma olhada no tuto do guj,lá tem um de UML.
Dá uma lida!
falow
vc vai usar esse UML depois pra que, apenas como documentação? quem será responsável por atualizar esses diagramas todo vez que algo alterar direto no “código”? e o contrário?
serpa que vai precisar mesmo disso tudo?
Vou usar para documentação, organização, e talvez para passar a algum programador que venha a trabalhar neste código…
Eu Mesmo serei responsável, estou trabalhando sozinho no projeto desde novembro de 2006.
Sobre se vou precisar, eu diria que é muito interessante ter os diagramas… Quando fiz o diagrama de classes me facilitou muito enxergar o projeto como um todo e organizar melhor.
E sobre o comando ‘salvar’ que estou adicionando, o diagrama UML correto para descrever seu comportamento seria o de sequência?
Bom, pra começo de conversa, vc poderia ter um “Use Case” para esta ação.
Tambem passaria por um diagrama de classes. Outros diagramas deveriam ser uteis pra vc, por isso veja de acordo com o que eles fornecem. Nesse seu exemplo um Diagrama de Sequencia e um de Atividade parecem ser interssantes, outros vai depender do que é util pra ti.
A intenção é eu ter documentado quais as classes que executam (e quais métodos, se possível) no momento em que o usuário clica em “salvar”. No use case e no diagrama de classes já esva o comando salvar, fiz agora pouco um de sequencia, o de Atividade ainda não conheço, vou pesquisar sobre ele.
Obrigado!