Estou fazendo um orçamento para um projeto de gerenciamento de site de loja virtual, que envolve upload de arquivos, tarefas básicas de cadastro, consulta, exclusão e atualização, modelagem do banco e da regra de negócio. Não é nada monstruoso, mas sim trabalhoso.
Cobrei R$3.000,00 e eles recusaram dizendo que o valor estava acima do preço de mercado. Decidi consultar o mercado, quanto vc’s cobrariam?
Como foi que você deu esse valor ??
Fez alguma medida ? P.Funcao ? Casos de Uso ? Calculou tempo ? Equipe ? Equipamento ? Softwares ? … Talvez se você apresentar uma proposta mais detalhada dos custos somados pra chegar a esse valor, eles podem até mudar de idéia, e vc não sair no prejuízo também.
Grande amigo, eu cheguei nesse valor pensando nas horas que vou ficar acordado de madrugada programando, mas como o valor não foi aceito, comecei a avaliar o custo do projeto fazendo a análise de mercado.
Como o Fabrício disse, tente planejar quanto tempo você demoraria pra fazer, o que você vai gastar e mostre pro cliente os seus custos e o quanto custa a sua mão de obra. Simplesmente chegar e dizer que custa “X” não é uma boa maneira de negociar, porque você pode até mesmo estar cobrando pouco pelo sistema!
Cara isso de “madrugada programando” não é 100% verdade, não é o primeiro sistema que eu faço e os custos de projetos são avaliados de acordo com os anteriores, mas o problema é que ele falou que estava caro e aí decidi consultar outros profissionais para ver se realmente eu estava cobrando acima da média. A equipe que me contratou para fazer o projeto possui outros desenvolvedores e sabe a quantidade de trabalho que deverá ser empenhado para conclusão do mesmo, isso já faz com que a necessidade de avaliação dos custos seja menor.
Talvez funcione entregar relatórios de custos, o problema que isso leva tempo e custa dinheiro o que poderia fazer o projeto ficar mais caro.
É legal vc usar o fórum para expressar sua opinião, pena que seu comentário não contribuiu em nada.
Será que stou ficando louco por dizer que este projeto está com valor bom ou abaixo ?
Sabe quanto um advogado cobra por 1 hora de consulta ? 2oo a 300 reais
Sabe quanto um médico cobrari apara fazer um trabalho com o tempo que vc vai levar ? ele cobraria perto de 10 o 15 mil
Saiba que informatica ainda é um bicho que muitos empresários levam pouco a sério…e acham que as coisas deve ser de graça ou quase de graça…vai por mim ! se vc tivesse cobrado 1.000 , ele acharia caro, quase certeza viu…
Agora vamos aos fatos, vc vai levar aí 2 ou 3 meses para fazer tudo redondinho… trabalhando em tempo integral nele… fora aquelas “modificações” que vc vai precisar fazer porque ele “esqueceu de passar” antes… como boleto bancario, etc…
Cara, o salario de um programador na minha regiao (campinas) é de 1.500 a 2.500 reais… peguemos a média, 2.000 , se vc colocar imposto, ISS, etc… este 2.000 vai virar uns 3.800 (mensais !!!) se vc vai usar 2 meses para fazer isto…entao sreia uns 7 mil no minimo…
Cara ! acorda nheim ! nao se submeta para manter a profissao, se nao valorizarmos nossa profissao, ninguem vai valorizar ! programar não é hobby nem esporte, é isto que paga suas contas, faculdade, cinema pra namorada… se se for casado, vai pagar remédio para seu filho, cabeleleiro para sua esposa, etc… pensa nisto
mostra alguma metrica de valoracao que faca com que teu produto possa ter um TCO baixo e um ROI (Return on Investment) alto, mostra diferenciais, e mostra que vc eh capaz de fazer isso de uma forma bem mais interessante/atraente que os programadores do seu cliente, ele deve ter pensado que o outsource nao valia a pena, confirme com ele, tecnologias que PRECISAM ser usadas ou que nao, a infra-estrutura que ele jah tem pronta, talvez ele tenha a infra e nao tenha profissional capacitado para fazer isso.
[quote=pmuniz]Preciso da opinião de vc’s profissionais.
Estou fazendo um orçamento para um projeto de gerenciamento de site de loja virtual, que envolve upload de arquivos, tarefas básicas de cadastro, consulta, exclusão e atualização, modelagem do banco e da regra de negócio. Não é nada monstruoso, mas sim trabalhoso.
Cobrei R$3.000,00 e eles recusaram dizendo que o valor estava acima do preço de mercado. Decidi consultar o mercado, quanto vc’s cobrariam?
Obrigado,
[/quote]
Acho que você cobrou pouco ainda. O problema mesmo é que deve ter umas 200 lojas. Mas eles não irão achar quem vai fazer do zero por menos que isso.
Se acharem pode ter certeza que vai custar mais caro! (adoro esses trocadilhos)
Dependendo do teu relacionamento com o cliente, não é necessário fazer análise dos casos de uso para ver o tempo que tu vai levar para poder calcular o custo. Mas se tu puder utilizar alguma métrica padronizada facilita muito.
Acho se fosse meu caso, eu faria algo parecido com Extreme Programing.
Tiraria um dia com o Cliente para fazer um brain storm, levantando assim uma boa parte de funcionalidades e prioridades.
Colocaria um preço mínimo para cada funcionalidade e explicaria para o cliente que é um preço mínimo pois terei que análisar a fundo as necessidades da funcinalidade. Daria a ele uma idéia de variação de preço.
Sendo assim iria entregar funcionalidade por funcionalidade, dando assim a oportunidade do cliente desistir no meio do projeto e pagar pelo o que realmente foi feito e escolher as funcionalidades que mais agregam valor a sua organização.
Bom a minha idéia basica é essa!
Se alguém quiser comentar a minha idéia sinta-se avontade!
[quote=dorivalac]Será que stou ficando louco por dizer que este projeto está com valor bom ou abaixo ?
Sabe quanto um advogado cobra por 1 hora de consulta ? 2oo a 300 reais
Sabe quanto um médico cobrari apara fazer um trabalho com o tempo que vc vai levar ? ele cobraria perto de 10 o 15 mil
Saiba que informatica ainda é um bicho que muitos empresários levam pouco a sério…e acham que as coisas deve ser de graça ou quase de graça…vai por mim ! se vc tivesse cobrado 1.000 , ele acharia caro, quase certeza viu…
Agora vamos aos fatos, vc vai levar aí 2 ou 3 meses para fazer tudo redondinho… trabalhando em tempo integral nele… fora aquelas “modificações” que vc vai precisar fazer porque ele “esqueceu de passar” antes… como boleto bancario, etc…
Cara, o salario de um programador na minha regiao (campinas) é de 1.500 a 2.500 reais… peguemos a média, 2.000 , se vc colocar imposto, ISS, etc… este 2.000 vai virar uns 3.800 (mensais !!!) se vc vai usar 2 meses para fazer isto…entao sreia uns 7 mil no minimo…
Cara ! acorda nheim ! nao se submeta para manter a profissao, se nao valorizarmos nossa profissao, ninguem vai valorizar ! programar não é hobby nem esporte, é isto que paga suas contas, faculdade, cinema pra namorada… se se for casado, vai pagar remédio para seu filho, cabeleleiro para sua esposa, etc… pensa nisto
[/quote]
o valor esta ótimo se t pensar em desenvolver uma lója virtual, mas esta caro se tu considerar a possibilidade de pegar uma pronta e só instalar pro cara.
lógico que assim ele perde flexibilidade e costumização.
se ele estiver disposto a perder isto …