Estou cursando Engenharia da Computação, já estudei lógica de programação, estou aprendendo agora programação orientada a objetos e estrutura de dados em C++.Além disso faço os cursos de programação do Alura.
Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos consigo dominar a linguagem C++(Tenho que aprender devido o curso na Universidade). E qual seria a linguagem que v6 me recomendam aprender após C++, sendo que me interesso muito na área de desenvolvimento web, tanto o front-en quanto o back-end?
o tempo é o seu próprio tempo e a linguagem vai pro C# já q vc começo com C++
Sem saber qual seu ritmo de aprendizado, e o que você considera “dominar”, não há dizer quanto tempo leva. Pode ser qualquer coisa entre 1 semana e 50 anos.
Pra desenvolvimento full-stack, se está procurando emprego, avalie as vagas da sua região e veja o que é mais pedido. Mas provavelmente precisará de Javascript, que é usado em praticamente todos os frameworks frontend atuais, além é claro de html+css. O backend vai variar muito.
Abraço.
Pode estudar o quanto for, só vai “dominar” quando for trabalhar com a linguagem em um projeto real.
Depende do seu objetivo, se for trabalhar com web não tem como fugir de JavaScript. Para back-end recomendo C#.
Provavelmente, nunca. Não conheço a linguagem C++, mas as linguagens de programação costumam ser constantemente atualizados, além disso as bibliotecas e frameworks com certeza terão atualizações e novas tecnologias também irão surgir.
O problema não é conhecer a linguagem, mas saber usa-la.
Acredito que em até duas semanas (estuando regularmente todos os dias) é tempo suficiente para aprender uma linguagem de programação.
Dominar uma linguagem, na tua concepção, seria o que?
Saber resolver todos os problemas que surgem, utilizando, apenas, a própria linguagem?
Ou é saber o que cada pequeno detalhe da linguagem significa ou faz?
Você deve saber (se não, fica sabendo agora) que existem profissionais de nível jr, pleno e sênior, certo?
Quanto tempo você acha que um jr leva para se tornar pleno? E o pleno para sênior?
A resposta, para todas as perguntas, é: depende.
Você pode trabalhar 10 anos com C++, por exemplo, na mesma empresa, fazendo manutenção de sistemas legados e, na carteira, ser sênior. Porém, como se sairia em uma empresa onde teria que criar sistemas do zero?
Portanto, dominar a linguagem requer tempo e dedicação, encarar projetos diversos, ser forçado a pensar fora da caixa e descobrir como utilizar, de maneira eficaz e coerente, os recursos que a linguagem te oferece.
Javascript. Nodejs e algum SPA, como angular ou vue, por exemplo.