Não tenho conhecimento técnico suficiente para opinar mais a fundo, mas a proposta parece bem interessante, se tiver tudo o que se tem de bom no Merb no Rails 3, ai já era, é esperar pra ver se não vão coloar uma ou outra apenas como um “cala a boca” pro Merb e deixar todos o espaço apenas para o Rails crescer.
Mas quem dera que esse monte de framework Java que mais atrapalham do que ajudam em alguma coisa, também fizessem isso… IMHO melhor ter umas 3 opções boas e consolitadas que atenderm 90% das necessidades do que ter 50 que não atendem 80%.
Seria como, olha em Java nós temos o Spring, Struts2 e JSF, não gostou, ajude-os com patchs, melhorias e idéias ou mude de Java pra “X”. Meio radical, mas seria muito melhor que a suruba que existe hoje em desenvovimento web com Java.
Boa sorte ao Rails, eu aposto muito nele e no Django, meu sonho é que ou eles matem de vez desenvolvimento web com Java ou façam acontecer uma revolução, não sei qual opção será mais difícil rsrs mas tomara que acontece uma das duas, até agora acho que a primeira está na frente. [:)]