Você quer cadastrar o cliente em um banco de dados, é isso?
Eu acho que você deveria ter uma classe manipula banco e colocar o método cadastraCliente() lá.
O ideal é ter uma classe para manipular cliente: GerenciadorCliente por ex. Sua classe Cliente tem qeu ser “burra”, i. e., não deve ter lógicas complexas e não deve gerenciar suas instâncias.
A classe tem que ser burra??? Coitada dela …
Concordo que a atividade de se cadastrar um novo cliente deve estar sob uma classe “GerenciadorCliente”, mas não pelo motivo da classe Cliente ter que ser “burra”, mas sim pq cadastrar não é atividade de um cliente.
Cliente pode ter métodos complexos sim, desde que estes sejam frutos de um comportamento de um Cliente.
public void compraProduto(Produto produto); … pode ser uma método interessante, por exemplo, para a classe Cliente.
Gente é certo colocar o metodo cadastraCliente() dentro da classe cliente ? :?: Pois eu não acho que uma classe cliente possa cadastra ela mesmo !!!
Isso mesmo !!!
Mas é certo eu colocar esse metodo dentro da própria classe cliente ?! Minha duvida é essa !!!
Pois nao vejo como um objeto cliente cadastra ele mesmo ou até mesmo outro objeto cliente :shock: