Ou é agregação ou é composição ou é associação simples.
Agregação é um relacionamento do tipo TODO<>----PARTE. Exemplos: Equipe agrega Colaborador, Turma agrega Alunos. Porém, o efeito semântico da agregação não é importante. O próprio Rumbaught diz "considere um placebo da UML".
Composição é uma agregação mais forte. O composto não existe fora do conjunto. Ex. Pedido compõe ItemPedido, Nota compõe ItemNota e etc…
Associação simples são duas classes que trabalham juntas, mas com independência entre elas.
[quote=tnaires]Creio que a pergunta que você deve se fazer é a seguinte: pode haver ocorrências sem usuários?
Pelo que você falou, a resposta é não. Então, tomando como base o que os colegas acima afirmaram, uma Ocorrencia é composta de Usuarios.
Abraços[/quote]
O composto não pode fazer parte de duas composições diferentes. Isto é, a instância que não possui o diamante preto não pode estar associada a duas instâncias da classe que possui o diamante preto.
Se o compositor morrer, os compostos também morrem.
Pergunta: É razoável os usuários morrerem se a ocorrência deixar de existir? Creio que não. Então, não é composição.
[quote=rodrigoy]A composição envolve algumas regras:
O composto não pode fazer parte de duas composições diferentes. Isto é, a instância que não possui o diamante preto não pode estar associada a duas instâncias da classe que possui o diamante preto.
Se o compositor morrer, os compostos também morrem.
Pergunta: É razoável os usuários morrerem se a ocorrência deixar de existir? Creio que não. Então, não é composição.[/quote]
Porque do item 1 ?
e o item 2, teria como vc dar um exemplo dessa questao de o objeto morrer seus compostos tb morrem
já me falaram muito disso mais ainda nao entedi 100%
Gente eu tenho um duvida com relação a esta ligação entre essas duas classes se eu posso usar agregaão ou nao .
Eu tenho a classe Ocorrencia e Usuario sendo que todo Usuario vai solicitar uma Ocorrencia . Nesse caso pode existe agregação por composição !?
Já que a ocorrencia so poder ser solicitada se o usuario fizer a solicitação …esse conceito de agregação simples , agregação por composição ainda é meio nebuloso pra mim …
Na verdade vc tem um pedido onde este pedido é composto de varios iten(s) . Se vc cancelar seu pedido vai estar cancelando tambem todos os seus itens de pedido ja que todo pedido é composto de iten(s) . Pedido<>--------TipoPedido
Faloww...
Na verdade vc tem um pedido onde este pedido é composto de varios iten(s) . Se vc cancelar seu pedido vai estar cancelando tambem todos os seus itens de pedido ja que todo pedido é composto de iten(s) . Pedido<>--------TipoPedido