Para que tipo de persistência vai implementar? Banco de Dados? Qual deles? Vai ser SQL sobre JDBC?
O Urubatan postou um interface genérica bem completa. Dá pra começar daí. Os que fazem procuras usando com base exemplos são bem complicados de implementar na mão. Comece pelo CRUD básico.
a camada de persistência é para um sistema embarcado.
uma camada de persistencia para um sistema embarcado é na realidade diferente para um sistema normal.
Básicamente vc teria uma fina camada em cima do RMS, e tem que ser fina porque os recursos são poucos.
mcbarsotti
interessante esse pdf que vc postou, vou ler melhor ele quando chegar em casa…
valeu
Luiz_Rocha
Saudações
É a primeira vez que posto neste tópico, então o faço com cautela.
Meu problema é o seguinte: preciso encontrar alguma fonte de informações que me ensine a implementar uma camada de persistência.
Andei procurando na internet, mas sempre que encontro algo sobre o assunto é um artigo falando sobre implementações feitas (Hibernate e similares). Queria algo que me dissesse como é uma camada de persistência genérica, para que eu pudesse implementar a minha própria com base em java.
Agradeço por qualquer ajuda.
Luiz_Rocha
Bruno,
a camada de persistência é para um sistema embarcado. Não quero nada específico, apenas a idéia genérica de como deve funcionar uma camada de persistência, não sei ainda se em java - acho que sim - mas gostaria de implementar uma c.p. em java para aprender.
Gutom,
agradeço pelo pdf. Vou lê-lo com mais detalhes, mas creio que o que eu esteja procurando esteja em mais baixo nível do que ele fala.
Agradeço a ambos, e mantenho esta postagem em aberto. Quem puder me ajudar a descobrir como é a arquitetura de uma camada de persistência genérica (de preferência para dispositivos embarcados), por favor, me dê uma dica.
Luiz_Rocha
sergiotaborda,
Eu já imaginava que fosse assim, mas eu preciso de mais referências.
Mesmo assim eu agradeço e continuo a pedir ajuda.
Luiz_Rocha
Valeu, galera, mas acho que achei um bom material.
Mesmo assim vou continuar procurando. Vou ter de desenvolver minha própria solução - de fato, era esse o meu objetivo desde o começo, eu quero entender o conceito para desenvolver a solução.