Re:Pesquisa APINFO

essa parte é de doer…

essa parte é de doer…[/quote]

pois é…e tiveram também os que nem foram… em especial o pessoal que é pj, não tem dissidio, considerando que não tem sindicato… esses dai são os que só conseguem aumento indo atras de uma outra oportunidade mesmo, seja aceitando ela ou a contra-oferta…

[quote=Maracuja]queda da participação feminina
[/quote]

Uma coisa que achei interessante e que o percentual de profissionais mais jovens vem diminuindo, o que pode indicar que menos pessoas estao sendo atraidas para area de IT.

Enfim, tem alguns pontos interessantes e curiosos nesses resultados.[/quote]

Poxa! Já quase não tinha, e a tendência está de diminuir mais ainda! Que revolta!

Mas enfim, falando sério agora, acredito que a questão de menos pessoas com idade menor a de 23 anos está atrelada ao grau de instrução que essa “garotada” [como se eu fosse tão velho rs… tenho 23 anos e 12, tá tá… 24 rs] está tendo ao sair de muitas fábricas de diploma aqui em São Paulo…

Concordo com o Andre, esse menor número de jovens ingressando no mercado de TI em muito se deve à péssima qualidade do ensino em algumas instituições de ensino que só estão preocupadas com a quantidade de alunos e não com a qualidade na formação desses alunos.

Será que essa diminuição de jovens no mercado de TI não tem a ver com a busca das empresas de linha de produção pelos jovens? Principalmente como menor aprendiz…

Digo isso porque a uns 2 anos atrás muitas empresas como Astra, Krupp, Coca iam nas escolas fazer seleção de jovens para trabalhar como menor aprendiz.

Uma coisa que é estranha e constrasta a informação do npumero de jovens da área de TI é que como muitos dizem “Estamos na era da informática” e com isso a busca no mercado de TI devia crescer…

isso além de que muita gente começa em TI, os cursos são bem procurados, o problema é que muita gente desiste no meio do caminho… pelos motivos que a maioria ja deve estar imaginando…

Pela pesquisa então os jovens começam em TI, mas depois da faculdade acabam mudando de área… seria isso mesmo?

Provavelmente sim. E preocupante este dado:

Apenas 16% dos profissionais de IT tem mais de 35 anos!!!

Pelos dados da pesquisa, a tal “carreira” de IT e uma baita bomba! kkkkk[/quote]

Essa pesquisa é interessante, ao passo que contradiz o momento que estamos vivendo de conflito de gerações, quero dizer, a gerações mais antigas X e Baby Boomer com a minha geração a Y e a dessa garotada nova a Z, que já nasce conectado à redes sociais… Acredito que a tendência seguiria que cada vez mais pessoas mais jovens ingressem na nossa área fazendo as mesmas “tentando” fazer tarefas que fazemos… Quando falo tentar, é pelo sentido de que cada vez mais com os avanços das tecnologia faz com que a pessoa não precise conhecer coisas que gerações antigas precisavam, como por exemplo eu, um Analista Programador, não preciso conhecer de alocamento de memória e muitas outras coisas complexas que muitos das gerações X precisavam para realizar suas tarefas.

Abs,
André AS.

[quote=Maracuja]Sairam os resultados da ultima pesquisa APINFO

http://www.apinfo.com/pesquisa.htm

Aqui vao os destaques

Uma coisa que achei interessante e que o percentual de profissionais mais jovens vem diminuindo, o que pode indicar que menos pessoas estao sendo atraidas para area de IT.

Enfim, tem alguns pontos interessantes e curiosos nesses resultados.[/quote]

Esse resumo é referente à pesquisa de 2010.

Como diria Milton Leite: Mais que beleza!

é de 2010 e quase nada mudou, uma maioria de recém formados trabalhando (felizmente essa estatística está mudando aos poucos), falta de cursos, baixo interesse por mulheres na área e perda dos direitos trabalhistas conforme se aumentam os salários

Atualmente as engenharias estão em alta. Os salários dos Engenheiros Civis, Elétricos e Mecânicos são maiores que dos Analistas de Sistemas, sem falar que são profissões regulamentadas.

Outra coisa que eu observei em nossa profissão é que muitos profissionais estão abandonando a área e os principais motivos são muitos estresses para pouco salário.

[quote=warley]Atualmente as engenharias estão em alta. Os salários dos Engenheiros Civis, Elétricos e Mecânicos são maiores que dos Analistas de Sistemas, sem falar que são profissões regulamentadas.

Outra coisa que eu observei em nossa profissão é que muitos profissionais estão abandonando a área e os principais motivos são muitos estresses para pouco salário.[/quote]

Disse tudo!!!

Warley resumiu bem o contexto atual. Estou na área a mais de 20 anos e nesses últimos tenho visto que a exigência tem aumentado consideralmente e o retorno financeiro tem diminuido sistematicamente. A concorrência com outras áreas profissionais tem se tornado evidente, existe uma demanda reprimida por profissionais na área de engenharia, o país não está preparado para crescer por falta deste, e outros tipos de, profissionais. Imaginem que tivemos que importar profissionais para atender demandas de mão de obra interna, é o cumulo do absurdo. A diminuição de interessados em nossa área de certa forma pode ser bom, pois acaba balanceando um pouco o mercado, não nos esqueçamos que vivemos numa econômia capitalista, é a lei da procura e oferta, talvez isto explique o motivo da redução dos salários na área de TI. Por fim, lembro que TI é um conjunto grande de áreas, gostaria de saber qual é a quantidade em formação em cada área ( suporte, rede, sistemas, gestão, processos, etc). Desconfio que a área de sistemas é a mais afetada.

A diminuição de profissinais mais novos não quer dizer necessariamente redução no interesse em TI.

Pode significar que as empresas estão preferindo contratar profissionais com mais experiência.

Pode também significar que com a evolução tecnológica, está havendo cada vez menor necessidade de contratações.

[quote=Maracuja]Sairam os resultados da ultima pesquisa APINFO

Muitos salários foram reajustados abaixo da variação da inflação.

[/quote]

Em SP com 3 anos de experiencia e com conhecimento OCJP esta cobrando 50,00/hora e isso coloca acima da media entre 2010 e 2012

Ao meu ver a procura pela área de TI pelos jovens tem reduzido bastante; de dez que tenho conhecimento apenas UM escolheu TI, ainda assim foi influenciado. O restante escolheram engenharia, letras, odontologia e etc…

Acredito que TI não seja mais a profissão do futuro.

quando eu estava na universidade me disseram que as profissões do futuro seriam direito e engenharia…sera!!!

Outro fato é que aos poucos as pessoas estão se tocando que ser empreendedor pode ser a melhor alternativa. Se vc tem idéias, é esforçado e possui certa condição financeira por que entregar nas mãos de uma empresa ou pior ainda…nas mãos de um chefe que mal fez o curso superior ou idiota por natureza?

flws

Olha a demanda dos eletronicos com opcao de download de software

Olha a demanda dos eletronicos com opcao de download de software

[quote=fantomas]
Outro fato é que aos poucos as pessoas estão se tocando que ser empreendedor pode ser a melhor alternativa. Se vc tem idéias, é esforçado e possui certa condição financeira por que entregar nas mãos de uma empresa ou pior ainda…nas mãos de um chefe que mal fez o curso superior ou idiota por natureza?
flws[/quote]
É a melhor alternativa? Vai ver se é no http://www.sebrae.com.br (A melhor alternativa é ser milhonario de berco, mas…)

Futuro é algo que ainda irá (ou com possibilidades de) acontecer, não aquilo que aconteceu ou que já acontece.

Futuro é algo que ainda irá acontecer (ou com possibilidades de), não aquilo que aconteceu ou que já acontece.

kkk…Ser milionário de berço certamente é a melhor alternativa com certeza, fora isso só resta acreditar que vai dar certo.

flws

Muitas pessoas estão migrando pra área de T.I. depois de marmanjas também, e normalmente essas pessoas ja passaram dos 23…