Com certeza não precisa! Nem de certificação! Conheço profissionais com dezenas de certificações que tem baixíssima produtividade e profissionais sem certificação que são ótimos!!! Acontece que não custa nada fazer.
Vejo nossa área com 3 pilares, teórico, prático e artístico.
No caso do teórico, é preciso estudar, seja como auto-didata ou seja fazendo faculdade. Ta cheio de “curandeiro” por ai que é auto-didata também! Acho que não custa nada fazer uma faculdade. Imagina se em todas as áreas faculdade fosse opcional.
Ok, meu comentário não foi somente uma resposta ao seu, somente uma citação a respeito de que um cara sem faculdade pode ser melhor do que um com faculdade. Já mudei a frase final (relendo parecia ser diretamente relacionado a você, mas não era).
A regulamentação é mais para acabar com a zona do que para garantir emprego para recém formado! Emprego se garante de outra forma… ta cheio de médico fudido por ai… não basta só fazer a faculdade para tar com a vida ganha (mas tem alguns que pensam assim).
O que o Emerson disse pode não ser o seu caso. Mas é muito comum o fato de gente tentar passar em concursos para garantir aposentadoria, estabilidade, etc. E também é comum, sem ser regra, encontrar gente meio que deitada na moleza nas repartições públicas.
Nesta onda de empreendedorismo, nestes tempos em que é super fácil tentar abrir uma empresa, a mim pelo menos, surpreende o tanto de gente que sustenta a industria de concursos no Brasil. É realmente uma área que vai de vento em popa.
Abraços
Luca[/quote]
Qual é o problema de tentar garantir estabilidade ou a aposentadoria nos dias de hoje? Você não se preocupa com isso não? quer chegar aos 90 e precisar trabalhar, ir naquela reunião de 3 horas para decidir se um campo deve ser incluido em uma tabela ou não? Gosta de correr o risco de perder o emprego porque teve um problema de saúde pessoal ou na família que o impediu de trabalhar temporariamente, ou até para sempre, ou outro problema qualquer que todos estão sujeitos? Tem gente que não gosta. Conheço pessoas que perderam o emprego simplesmente porque engravidaram. Pelo visto você deve achar tudo isso super divertido.
Conheço diversos músicos que nunca fizeram faculdade também!!! Tá cheio de musico bom que não sabe ler uma partitura e nem por isso deixa de ser bom!
Você não precisa fazer faculdade para ser BOM, mas se você é BOM não custa nada fazer faculdade, só tem a agregar! Hoje é uma questão de comodismo…
você também não precisa fazer faculdade para ser um bom médico, mas acontece que hoje essa opção não existe!
Bem… tem médico (curandeiros e espirituais) que não tem faculdade e podem também serem bons médicos!!!
[ironic mode:on]
Eu acho que se partimos do pressuposto que alguns colocaram aqui, nada deveria ser regulamentado, afinal, se eu posso ser auto-didata, que mal tem eu ler uns livros de direito e me tornar um advogado, se eu defender mal o cara e ele for parar na cadeia, qual a diferença de um programador que fez um sistema porco que causou prejuizos a empresa e levou alguém a falência ?
Ou pensando melhor… se eu sou um programador e faço sistema de tráfego aéreo que causa um acidente por um bug no sistema, não seria a mesma coisa que eu ser um “curandeiro” e matar alguém!
Se pensarmos bem, a faculdade não garante nada… ta cheio de advogado que erra na defesa do peão… ta cheio de médico que erra e deixa o paciente morrer…
também ta cheio de médico espirita que cura!!!
Talvez eu como advogado auto-didata conseguisse defender melhor não???
Não ta cheio de gente que compra o diploma ???
regulamentação para que???
[ironic mode:off]
Enfim mantenho minha opnião que regulamentação mais ajuda do que atrapalha… em qualquer área e não acredito que tenha alguma que precise ser desregulamentada!
[quote=jmmenezes][quote]
1 - Vc não precisa fazer faculdade para ser BOM. Nomes famosos na área de TI não faltam.
[/quote]
Conheço diversos músicos que nunca fizeram faculdade também!!! Tá cheio de musico bom que não sabe ler uma partitura e nem por isso deixa de ser bom!
Você não precisa fazer faculdade para ser BOM, mas se você é BOM não custa nada fazer faculdade, só tem a agregar! Hoje é uma questão de comodismo…
você também não precisa fazer faculdade para ser um bom médico, mas acontece que hoje essa opção não existe!
Bem… tem médico (curandeiros e espirituais) que não tem faculdade e podem também serem bons médicos!!!
[/quote]
Tudo bem, Gates, Jobs, Dell e uma porrada de gente não fez.
Mas eles são exceção. A regra é diferente.
A questão é que eles não contrataram apenas autodidatas (existem casos, mas não chegam nem a 20% dos profissionais).
Querem outros exemplos? Zuckerberg, os caras do google… São formados. Contratam pessoas sem formação acadêmica?
Nunca vi.
A questão é que o pessoal sonha alto demais.
Um engenheiro elétrico pode ter aulas de java na faculdade, gostar e se tornar programador.
Uma analista de sistemas pode se interessar por circuitos elétricos, mas não pode ser um engenheiro elétrico, pois não tem tal diploma.
Todos sabemos que existem as empresas sacanas, que contratam jr como sênior e auxiliar de enfermagem como médico. E isto é culpa de pessoas que sabem e nada fazem, não denunciam. Da fiscalização, que não fiscaliza. Do jeitinho brasileiro. Dessa mania de achar que tudo está errado e se mudar, vai piorar.
O que o Emerson disse pode não ser o seu caso. Mas é muito comum o fato de gente tentar passar em concursos para garantir aposentadoria, estabilidade, etc. E também é comum, sem ser regra, encontrar gente meio que deitada na moleza nas repartições públicas.
Nesta onda de empreendedorismo, nestes tempos em que é super fácil tentar abrir uma empresa, a mim pelo menos, surpreende o tanto de gente que sustenta a industria de concursos no Brasil. É realmente uma área que vai de vento em popa.
Abraços
Luca[/quote]
Não esqueça também dos empresários moralistas que falam mal dos servidores públicos mas possuem empresas cuja única função é ganhar licitações públicas e mamar também. O que tem de empresa assim por aí não está no gibi.
Respondo: Nenhuma delas terá vantagem em DES-regulamentar.
O que vcs não entendem é que regulamentar TI não trará melhoria de salarios e nem ira equiparar TI com nenhuma dessas áreas.
A relação salário se dá com uma coisa muito simples: OFERTA e PROCURA.
Um engenheiro geralmente ganha mais do que um Analista de Sistemas porquê a receita envolvida em construções faz com que se paguem salarios melhores pra Engenheiros.
Engenheiros não fazem uma cozinha ali ou um puxadim ali. Estão ocupados nas construtoras de grande porte.
Que é análogo a vc trabalhar na TI nas grandes corporações. É facil ganhar mais que um engenheiro. Trabalhe com SAP.
Ou vc acha que um programador da Blizzard envolvido com WoW e Diablo III ganha menos que 1 médico?
Existem N formas mais efetivas de se comprovar qualidade na TI do que 1 diploma. É esse um dos fortes motivos de ate hoje nao ter sido regulamentada.
Vc pode fazer A B C e D pra provar essa qualidade. Mas nao pode matar pessoas nem derrubar prédios.
[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=fabioEM][quote=YvGa]
Seja honesto, quantas pessoas que voce conhece que se formaram na nossa área e nao sabem programar? Nao digo das que escolheram nao programar, falo daquelas que passaram a faculdade, conseguiram o diploma e nao tem condicoes de programar.
[/quote]
Para atuar como advogador é necessário ter o número do OAB, para isso é necessário fazer uma prova. Sou a favor dessa situação, não vai acabar com a putaria da nossa área, mas vai diminuir.
Viva a meritocracia!
[/quote]
concordo com o Daniel Quirino Oliveira
O simples fato de você precisar fazer uma prova de conhecimentos para um órgão regulamentador poder certificá-lo logo após se conseguir tirar um diploma universitário comprova que este diploma não garante coisa alguma, logo faço minha as palavras do Fernando: se você pagou caro pela sua faculdade e quer ser reconhecido perante a sociedade e os meios de produção por isso, você fez um péssimo investimento. Deveria ter gasto tudo em cerveja e salgadinho.[/quote]
Não acho que o estudo em uma faculdade seja mal investimento. Aprendeu? Bom! Valeu apena!
Eu faço matemática e vou a faculdade porque gosto. Não seria capaz de aprender sozinho. Lá encontro pessoas para trocar idéias.
Só que para outros podem aprender sem necessariamente ir à facultade. Ela pode ter seu proprio ritmo, tempo e dedicação à disciplina.
Até acho isso mais correto porque a pessoa vai ter o tempo que ela achar necessário para aprofundar na disciplina.
Bem, eu não sei se vcs já perceberam, mas as aulas na faculdade tem um tempo para serem dadas.
Vc tem tempo para estudar tudo o que acha necessário? O quanto pode se aprofundar?
Acreditem em mim, nunca vai ter limite na profundidade em que pode estudar e de acordo com o grau de profundidade que chegar isso pode te levar a algo novo.
Por que uma pessoa que não é formada não pode ter sucesso? Só porque ela não passou pelo que vc passou?
Não. Isso é porque quer uma reserva de mercado. Tirar pessoas do seu caminho. As provas e entrevistas já não são suficientes?
E quem produz novidades não pode ter sucesso? O mercado quer novidades.
Acham mesmo que podem segurar os desejos do mercado?
Comparar com médico de novo? Tem um laço de repetição mal formado na sua cabeça.
Aliás, muito cuidado pois o tiro pode sair totalmente pela CULATRA.
Se chegarem a conclusão que é melhor reduzir vagas explicitas de TI por causa de piso e que compensa mais contratar “Bajuladores reais”, que na verdade sao arquitetos de software… produzindo software tao bom quanto e mais baratos… a vaca vai mais pro brejo ainda.
Porquê no final é isso que conta: LUCRO.
Capitalismo só quer saber de RESULTADOS.
Se vc se forma numa boa faculdade vc tem mais chances de ser um dos profissionais de PONTA.
Mas generalizar é a arte dos tolos.
Em relação a matar pessoas e derrubar prédios… dependendo até pode sim!!! Depende do tipo de sistema que você faz… se trabalha fazendo CRUD realmente não há esse risco…
Mas há casos também de advogados que defendem causas que não trazem nenhum dano caso as percam, com excessão de prejuízo financeiro! Neste caso não vejo diferença!
Sem dizer que ta cheio de médico e advogado que compra o diploma também… e mesmo regulamentado pode causar tais problemas, ou as vezes não, as vezes são até mesmo melhores médicos que aqueles que frequentaram todas as aulas!
Se olharmos por este ponto de vista… o melhor era não regulamentar nada!
Em relação a salário, a regulamentação pode não influenciar diretamente no seu salário, mas se ela vier juntamente de uma fiscalização, com certeza ela irá ajudar. Tem empresas multi-milionárias que pegam merreca para zé sem qualificação nenhuma fazer sistema! Vejo isso como uma desvalorização para a area como um todo, independente de eu estar bem empregado ou não!
[quote=jmmenezes][ironic mode:on]
Eu acho que se partimos do pressuposto que alguns colocaram aqui, nada deveria ser regulamentado, afinal, se eu posso ser auto-didata, que mal tem eu ler uns livros de direito e me tornar um advogado, se eu defender mal o cara e ele for parar na cadeia, qual a diferença de um programador que fez um sistema porco que causou prejuizos a empresa e levou alguém a falência ?
Ou pensando melhor… se eu sou um programador e faço sistema de tráfego aéreo que causa um acidente por um bug no sistema, não seria a mesma coisa que eu ser um “curandeiro” e matar alguém!
Se pensarmos bem, a faculdade não garante nada… ta cheio de advogado que erra na defesa do peão… ta cheio de médico que erra e deixa o paciente morrer…
também ta cheio de médico espirita que cura!!!
Talvez eu como advogado auto-didata conseguisse defender melhor não???
Não ta cheio de gente que compra o diploma ???
regulamentação para que???
[ironic mode:off]
Enfim mantenho minha opnião que regulamentação mais ajuda do que atrapalha… em qualquer área e não acredito que tenha alguma que precise ser desregulamentada!
[/quote]
O problema da analogia é que seu CRUD não vai matar ninguém e nem será responsável por deixar ninguém na cadeia.
Com relação a softwares mais complexos, como de trafego aéreo, certamente eles vão contratar engenheiros e usar técnicas de engenharia de software se quiserem atuar no mercado.
Bons profissionais não irão se preocupar com regulamentação.
Se realmente forem bons, irão prestar o exame, passar e continuar trabalhando na mesma situação (salvo por pagar a mensalidade).
Se não são formados, poderão ir à faculdade, pedir provas de proficiência e prestar o exame.
Se forem ruins, aí sim, precisam se preocupar. Mas só se forem ruins.
A empresa paga merreca pro zé sem qualificação nenhuma fazer Sistemas. Porque o Zé… é um zé.
Se fosse experiente e soubesse o que faz, nao seria um zé… e nao receberia merrreca.
[quote=drsmachado]Bons profissionais não irão se preocupar com regulamentação.
Se realmente forem bons, irão prestar o exame, passar e continuar trabalhando na mesma situação (salvo por pagar a mensalidade).
Se não são formados, poderão ir à faculdade, pedir provas de proficiência e prestar o exame.
Se forem ruins, aí sim, precisam se preocupar. Mas só se forem ruins.[/quote]
Vc pode fazer A B C e D pra provar essa qualidade. Mas nao pode matar pessoas nem derrubar prédios.
[/quote]
Em relação a matar pessoas e derrubar prédios… dependendo até pode sim!!! Depende do tipo de sistema que você faz… se trabalha fazendo CRUD realmente não há esse risco…
Mas há casos também de advogados que defendem causas que não trazem nenhum dano caso as percam, com excessão de prejuízo financeiro! Neste caso não vejo diferença!
Sem dizer que ta cheio de médico e advogado que compra o diploma também… e mesmo regulamentado pode causar tais problemas, ou as vezes não, as vezes são até mesmo melhores médicos que aqueles que frequentaram todas as aulas!
Se olharmos por este ponto de vista… o melhor era não regulamentar nada!
Em relação a salário, a regulamentação pode não influenciar diretamente no seu salário, mas se ela vier juntamente de uma fiscalização, com certeza ela irá ajudar. Tem empresas multi-milionárias que pegam merreca para zé sem qualificação nenhuma fazer sistema! Vejo isso como uma desvalorização para a area como um todo, independente de eu estar bem empregado ou não!
[/quote]
Não. Existem algumas que precisam ser reguladas. Medicina. Não podemos errar em uma operação.
O engenheiro também não pode errar nas proposções de cimento e arames.
Essas são praticas que realmente precisam de acompanhamento porque lidam com a vida das pessoas e não é possivel testes.
Já na computação, os testes e simulações já nos permitem errar sem causar prejuizos.
Nenhum empresario vai entregar a gestão da empresa ao primeiro que encontrar. Mesmo ele sendo formado.
Claro, uma faculdade é muito bom. Mesmo com ela vc é obrigado a pegar um estágio.
É nesse estágio que vc vê como as coisas funcionam de verdade.
Ele vai coloca-lo em um periodo de experiência, ensino e aprendizado.