[quote=Hermanoz]
Mas concordo que seria bastante conveniente ter alguém pra nos dizer o que estudar né mesmo? rs[/quote]
Esse é um dos pontos que me dão medo.
Qual seria a definição para programador? Seria por linguagem? Um programador PHP receberia o mesmo piso que um Java ou Cobol?
O que estudaríamos?
Todas as certificações?
DBA?
Analista de sistemas?
Isso é muito, mas muito abrangente. Muito mais que as possíveis especializações de um engenheiro ou médico (talvez não tão complexas, mas mais abrangentes, com certeza).
Sim… não estou falando que todo mundo ganha mal na área e nem estou reclamando do mercado!
Só acho que esse Zé nem deveria estar na área se fosse regulamentado, ou ao menos seria um Zé que teria feito pelo menos faculdade ou comprado diploma (ta cheio de Zé em outras áreas também).
Regulamentar não esta diretamente ligado a melhores salários, mas com certeza esta ligado a um mercado prostituido!
Isso já é especialização e na minha visão em qualquer área se consegue com:
Teórico: Cursos e certificações
Prático: Experiência profissional
Artístico: Tem coisas que você pode estudar 100 anos e jamais será bom. Vejo que esse lado existe no nosso mundo, mas não esta em todo lugar.
É dificil quando você contrata alguém que não tem nem idéia do que seja um ponteiro! Ta certo que tem muito cara formado que também não sabe, mas acho que tem alguns bases (aprendidas na faculdade e pedidas em concursos geralmente) que todos nós deviamos obrigatóriamente saber!
Enfim, com regulamentação ou não isso pouco me importa, vou continuar estudando como sempre estudo, comprando meus livros e assim que começar a faculdade vou tentar tirar o maior proveito dos meu professores e da biblioteca e só, nem ligo pra piso, acredito que não vou receber piso se eu chegar no nível profissional que estou pretendendo.
Foi o que falei… se você é bom mas não tem faculdade… nada custará fazer… e se regulamentar!
Agora o cara ruim… esse não vai conseguir se regulamentar e terá 2 opções:
- Ir pro fundo de quintal trabalhar como programador contratado como auxiliar de escritório
- Sair da área
Blz, para aqueles que são contra a regulamentação, por favor, postem aqui suas motivações, vamos lá. Até pq todas as áreas são regulamentadas acho que só a nossa não é mas vamos lá…
IMHO, prefiro o zé que não sabe e ganha mal pelo seu pouco conhecimento, do que o ZÉ (maiúsculo, pq tem diploma comprado) no mercado.
Blz, para aqueles que são contra a regulamentação, por favor, postem aqui suas motivações, vamos lá. Até pq todas as áreas são regulamentadas acho que só a nossa não é mas vamos lá…
[quote=jmmenezes][quote]
Esse é um dos pontos que me dão medo.
Qual seria a definição para programador? Seria por linguagem? Um programador PHP receberia o mesmo piso que um Java ou Cobol?
O que estudaríamos?
Todas as certificações?
DBA?
Analista de sistemas?
Isso é muito, mas muito abrangente. Muito mais que as possíveis especializações de um engenheiro ou médico (talvez não tão complexas, mas mais abrangentes, com certeza).
[/quote]
Isso já é especialização e na minha visão em qualquer área se consegue com:
Teórico: Cursos e certificações
Prático: Experiência profissional
Artístico: Tem coisas que você pode estudar 100 anos e jamais será bom. Vejo que esse lado existe no nosso mundo, mas não esta em todo lugar.
É dificil quando você contrata alguém que não tem nem idéia do que seja um ponteiro! Ta certo que tem muito cara formado que também não sabe, mas acho que tem alguns bases (aprendidas na faculdade e pedidas em concursos geralmente) que todos nós deviamos obrigatóriamente saber!
[/quote]
[ironic mode: on]
Ponteiro é aquele desenho do mouse, certo?
[ironic mode: off]
É isso que eu me refiro. Veja qualquer vaga para estagiário ou programador jr. Eles não pedem apenas “noções de lógica de programação e sintaxe de linguagem X, Y ou Z”. Eles pedem “master em PHP e Ruby on Rails, certificação ITIL e OCJP, Microsoft e afins”.
Por isso tenho medo.
Continuo sem enxergar diferença. Só por que o médico não pode errar a profissão deve ser regulamentada??? Quer dizer que médico não erra???
Então ele só consegue aprender medicina na faculdade???
Mas… na faculdade é teórico e não pratico!
Se é assim com medicina, só se consegue aprender na faculdade e precisa ser regulamentado, argumentos de auto-didata vão abaixo!
Por que não posso aprender medicina com meu pai que também é médico??? Por que não posso me regulamentar então dessa forma???
Acho que esse tipo de discussão não leva a nada… é muita opnião pessoal. E para meu lado vejo como indiferente! Fiz faculdade, se precisar fazer outra para se regulamentar, irei fazer… se precisar se certificar também… se não precisar de regulamentação, continuarei estudando do mesmo jeito!
Infelizmente ta cheio de ZÉ em profissões regulamentadas!!!
Nesse ponto não há o que se fazer… mas acho que para cada ZÉ, existem pelo menos 10 Zés!
[quote=jmmenezes][quote]
Não. Existem algumas que precisam ser reguladas. Medicina. Não podemos errar em uma operação.
O engenheiro também não pode errar nas proposções de cimento e arames.
Essas são praticas que realmente precisam de acompanhamento porque lidam com a vida das pessoas e não é possivel testes.
Já na computação, os testes e simulações já nos permitem errar sem causar prejuizos.
Nenhum empresario vai entregar a gestão da empresa ao primeiro que encontrar. Mesmo ele sendo formado.
Claro, uma faculdade é muito bom. Mesmo com ela vc é obrigado a pegar um estágio.
É nesse estágio que vc vê como as coisas funcionam de verdade.
Ele vai coloca-lo em um periodo de experiência, ensino e aprendizado.
[/quote]
Continuo sem enxergar diferença. Só por que o médico não pode errar a profissão deve ser regulamentada??? Quer dizer que médico não erra???
Então ele só consegue aprender medicina na faculdade???
Mas… na faculdade é teórico e não pratico!
Se é assim com medicina, só se consegue aprender na faculdade e precisa ser regulamentado, argumentos de auto-didata vão abaixo!
Por que não posso aprender medicina com meu pai que também é médico??? Por que não posso me regulamentar então dessa forma???
Acho que esse tipo de discussão não leva a nada… é muita opnião pessoal. E para meu lado vejo como indiferente! Fiz faculdade, se precisar fazer outra para se regulamentar, irei fazer… se precisar se certificar também… se não precisar de regulamentação, continuarei estudando do mesmo jeito!
[/quote]
Sim, perfeito! Vc tem seu pai, que é médico, te ensinando.
Por esse mesmo motivo acho que a automedicação não deveria ser proibida e sim alertada.
Só por curiosidade, como seria o material didadico de uma cirurgia cardíaca? É uma questão semelhante ao que já disseram ai atras:
“softwares para controle de tráfego aéreo”,
Obviamente seria necessario uma instituição séria de ensino para este caso.
Onde é que eu poderia encontrar estes materiais e recursos (não é barato): Faculdade!
Hoje, vc tendo um computador com internete, vc estuda e pega o material necessário ao estudo.
Vc compra um livro com um CD e pode fazer seu próprio sistema.
Mas se tivermos este pensamento, então determinadas pessoas poderiam ser “médicos”… posso pegar um material de medicina qualquer e me tornar clinico geral… abrir um consultório e começar a atender! Eu não vou fazer cirurgias, para isto é preciso um hospital, etc… ah mas eu posso indicar um remédio errado e matar o paciente… sim… talvez essa seja a principal diferença…
O detalhe que a regulamentação é 1 ou 0… ou tem ou não tem… e em minha humilde opnião, ela traz mais coisas positivas do que negativas, para praticamente qualquer área.
Se você já comprou o CD, já estudou, e já é um BOM profissional, o que custa regulamentar???
Enfim…
[quote=jmmenezes][quote]
Sim, perfeito! Vc tem seu pai, que é médico, te ensinando.
Por esse mesmo motivo acho que a automedicação não deveria ser proibida e sim alertada.
Só por curiosidade, como seria o material didadico de uma cirurgia cardíaca? É uma questão semelhante ao que já disseram ai atras:
“softwares para controle de tráfego aéreo”,
Obviamente seria necessario uma instituição séria de ensino para este caso.
Onde é que eu poderia encontrar estes materiais e recursos (não é barato): Faculdade!
Hoje, vc tendo um computador com internete, vc estuda e pega o material necessário ao estudo.
Vc compra um livro com um CD e pode fazer seu próprio sistema.
[/quote]
Mas se tivermos este pensamento, então determinadas pessoas poderiam ser “médicos”… posso pegar um material de medicina qualquer e me tornar clinico geral… abrir um consultório e começar a atender! Eu não vou fazer cirurgias, para isto é preciso um hospital, etc… ah mas eu posso indicar um remédio errado e matar o paciente… sim… talvez essa seja a principal diferença…
O detalhe que a regulamentação é 1 ou 0… ou tem ou não tem… e em minha humilde opnião, ela traz mais coisas positivas do que negativas, para praticamente qualquer área.
Se você já comprou o CD, já estudou, e já é um BOM profissional, o que custa regulamentar???
Enfim…
[/quote]
Porque é 1 ou 0.
As coisas não podem ser tão restritas.
Eu já me automediquei. Para medicamentos perigosos, realvemente deve ter um controle. Como um software de tráfego aéreo.
Eu concordo! Nada deveria ser tão restrito! Não sei até que ponto a regulamentação possa prejudicar quem precisa fazer seus “sisteminhas” em casa, ou da sua própria empresa.
Agora aqueles médicos programadores que criam sistemas para hospital (já conheci alguns desses, e afinal, são simples cruds que danos eles podem causar???), será que deveria ser restrito ou não ???
Até que ponto deve ir a regulamentação ??? Somente empresas que vendem seus sistemas???
Você acha que este médico deveria continuar desenvolvendo os cruds do hospital?
isso é verdade… quem nunca teve que ouvir o cliente chorar pq o programador anterior fez cagada e agora quem voce acha que vai ter que limpar? ou se voce disser… nao posso lhe ajudar nisso voce ouve… mas pq nao? ou mas como assim??
dai voce fica até sem jeito de falar alguma coisa
Vamos somente imaginar a seguinte situação:
- O médico desenvolvedor que aprendeu a programar pela Internet e é um programador muito tosco, precisa colocar um sistema no hospital que trabalha e como não existe regulamentação, ele sugere que com seu conhecimento consegue desenvolver o sistema (já vi casos assim no mundo real)
- O médico faz um sistema tosco (eles adoravam usar VB e Delphi, não sei como esta hoje em dia), e esse sistema serve para o médico cadastrar a medicação que será aplicada no paciente na enfermagem… (um CRUD tosco que até estagiário sabe fazer, afinal nossa vida é feita de CRUDS não é mesmo???)
- Ai o sistema tem um BUG… o médico escolhe a medicação A, mas como tem um Bug é gravada a medicação B (xiiii)
- Na enfermagem aplicam a medicação B, você tem alergia e MORRE!
Putz… mas não venhamos ao caso, se quem desenvolveu o sistema tivesse faculdade, cursos e tudo mais… poderia ter acontecido a mesma coisa…
MAS COMO NÃO EXISTE REGULAMENTAÇÃO, QUALQUER PESSOA PODE IR LÁ FAZER O SISTEMA, se existisse o mínimo exigido não provaria nada… mas teria o minimo exigido!
Tem realmente gente muito boa no mercado, mas já conheci gente que não tinha noção nenhum de arquitetura de software, padrões de desenvolvimento, etc. A maior parte destas pessoas entraram na área de paraquedas, não tem formação… Há excessões é óbvio, mas o fato de não haver uma regulamentação facilita este tipo de coisa!
Sei la… concordo com muita coisa que falaram aqui em que a regulamentação não ajudaria em nada, mas ainda acredito que na balança há mais prós doque contras…
E como já foi falado e não custa repetir… se você é BOM… mesmo se não tiver formação… é só correr atrás!!!
vc quer que a máquina aplique o remédio sozinha?
Eu já fui em alguns hospitais pra estudar problemas em softwares criados por formados.
Posso citar o que vi de mais estranho nestes hospitais? Estoque. Já sabe o que isso significa não é?
Olha, eu nunca pegaria um sistema destes para fazer sozinho.
Quem conhece a lógica da distribuição do medicamento é o médico.
Vc pode testar antes de colocar em uso. O medico, seu cliente, vai querer ver o teste.
[quote]vc quer que a máquina aplique o remédio sozinha?
Eu já fui em alguns hospitais pra estudar problemas em softwares criados por formados.
Posso citar o que vi de mais estranho nestes hospitais? Estoque. Já sabe o que isso significa não é?
Olha, eu nunca pegaria um sistema destes para fazer sozinho.
Quem conhece a lógica da distribuição do medicamento é o médico.
Vc pode testar antes de colocar em uso. O medico, seu cliente, vai querer ver o teste.
[/quote]
Sim, o médico conhece a regra, mas pode implementar uma simples query errada que traga o resultado errado para a enfermagem, mesmo tendo feito o teste.
E isso pode acontecer também com formados. Deixei claro.
O detalhe é que sem regulamentação QUALQUER UM PODE FAZER… até o médico que estudou para uma outra coisa mas esta programando!
Não estou dizendo que a qualidade seja melhor ou pior, mas que tudo isso é muito relativo! Da mesma forma que discutiamos sobre aprender medicina com o pai e exerce-lá!
Da mesma forma que uma pessoa que estudou direito por conta própria pode ser muito melhor que um advogado formado.
Na verdade acredito que bons profissionais estão sempre estudando… aqueles que somente se formam e nunca mais estudam não são…e pior ainda são aqueles que não estudam nunca, aprendem a programar em um curso de 1 semana e raramente estudam…
Já vi acontecer de um sistema que trabalhei um pagamento bancário de R$ 50 mil reais ser realizado de forma duplicada! Se quem programou era formado ou não, eu não sei, pois não conheci, não é a regulamentação que vai evitar isso, mas pelo menos ela vai evitar que a pessoa que faça tenha o minimo!
Óbvio que tem a questão da fiscalização e tudo mais, aqueles que vão burlar de quaquer jeito (os tais dos compradores de diploma de hoje)… mas tem de se partir de algum lugar, pelo menos para começar a arrumar a bagunça!
Enfim… minha opnião!
Bom, eu leio o guj a algum tempo, mas nunca havia participado ativamente também por uma questão de tempo, mas vendo esse tópico e alguns comentários não apenas nesta, mas em outras discussões, resolvi colocar minha opinião.
Sobre esta teórica regulamentação, sou absolutamente contra e vou tentar explicar a minha opinião. Uma das coisas que me disseram assim que entrei na área,e que nunca mais esqueci foi o seguinte:
“Não perca tempo desmerecendo o trabalho dos outros, nem perca tempo depreciando o código de um colega de profissão, se você acha que o código dele é ruim, faça um melhor e carregue dentro de si a satisfação do exito não viva em busca de autoafirmação”,
Exigir diploma, criar uma série de normas e exigências para que alguém trabalhe especificamente com TI, é para mim algo absolutamente desmedido e que dificilmente vai trazer benefícios ao trabalhador em si, mas à um grupo muito seleto de “bem apadrinhados” que sempre levam vantagem neste país à custa de quem trabalha.
Vejo na maioria dos argumentos favoráveis, comparações (que por si só já são uma forma de fugir de argumentação) com Medicina, engenharia, direito e áreas afins e sinceramente não vejo lógica alguma nesse tipo de argumentação. Coisa do tipo “todas as profissões são regulamentadas porque a nossa não???” é uma afronta a capacidade individual de elaboração de raciocínio.
Cada profissão tem a suas peculiaridades, e isto deve ser respeitado, e a área de TI que é o foco da discussão aqui, permite que alguém que se dedica aos estudos de maneira auto-didata, consegua exercer a função, a questão da qualidade do trabalho, em um mundo capitalista não cabe ao individuo avaliar, mas sim a organização que o contratou, e se ele não servir, fatalmente será excluído, não me venha com a argumentação fantástica de que “queima a área”, pois até hoje nunca me senti queimado por códigos ruins, muito pelo contrário vejo neste cenário uma oportunidade de aprender como não fazer, e sobretudo de aprendendo o certo, me tornar valioso no mercado.
O que nestes anos atuando com TI já vi muitas vezes, foi profissionais graduados em instituições renomadas, com uma coleção de diplomas na parede e certificações com títulos de PM… não sei o que, de …Master não sei o que, à quem é designada a tarefa de conduzir um projeto, de representar a elite da área de TI, fazendo besteiras colossais, e mais perdidos do que bebê recém nascido, tendo de recorrer ao insignificante “técnico” que aprendeu por conta, para dar satisfação ao cliente em questões que o diploma deveria comprovar que ele está apto a responder sozinho.
Não estou generalizando, falo da minha experiência pessoal, já vi muita gente boa com e sem diploma, em uma das empresas que trabalhei, aprendi com um “técnico” que auto-didata, que demonstrava uma paixão pela área como poucas vezes vi, muito mais coisas do que aprendi em metade da faculdade, que nenhum professor conseguia explicar, que nenhum colega de curso imaginava que existia.
Dizer que uma regulamentação nestes moldes não irá afetar quem trabalha na área (sendo bom ou não) é uma das maiores bobagens que já ouvi na minha vida, conheço um “técnico” que trabalha a dois anos e meio na área, é auto-didata, e que é pai de dois filhos, não fez faculdade pois sabia de sua capacidade e agora com dois filhos não consegue tempo e “sobra” na renda para fazer graduação, e então, com esse molde de regulamentação, terá de sacrificar a familia para atender os anseios de gente inconformada com a capacidade alheia?
Então, acho que a frase que citei lá no começo serve, perca menos tempo criticando o outro, se preocupando se o que ele faz é o ideal ou não, e se concentre em fazer o seu melhor, pelo amor de Deus, chega de bobagens como “ah mas essa gente só faz CRUD” ou “esse trabalho não vale mais que tanto por mês…” cada um leva a sua vida da maneira que achar melhor, e na “nossa profissão” somos livres para conduzir nossa vida da maneira que desejamos, livres de um orgão repressor, e de regras estabelecidas, que precisa de ordem, de um guia, faz parte de manada, quem quer fazer parte de coisas assim que mude de profissão, simples. (Em tempo apenas um conselho, cuidado para aqueles que escolherem fazer parte da manda do direito, devido as regulamentações, exigências, e demais quesitos, tenho o caso de alguém próximo que após obter o canudo de bacharel em direito e desembolsar dinheiro e mais dinheiro em cursos preparatórios para a prova que separa os que são os “bons programadores” e os "que não são "… 8) da OAB :twisted: não consegue ser aprovado, e está desesperado pois não consegue emprego, tendo de se submeter a sub-empregos, pois ninguém do grupo regulamentador vem aqui ajudar a pagar as contas… )