Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas e todas as Profissões relacionadas a TI

Barnis Marinho Falou tudo agora, se vocês abrirem e lerem o link la da primeira página podem ver que pessoas que entendem do assunto são contra isso: [quote]A principal polêmica do projeto, que foi discutido em uma audiência pública realizada na semana passada, gira em torno da liberdade do exercício da profissão. Os presidentes da Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares (Fenainfo), Maurício Mugnaini, e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), José Carlos Maldonado, se posicionaram contra o projeto.

Os dois entregaram ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde o projeto está sendo analisado, um outro projeto de lei estabelecendo que “é livre em todo território nacional o exercício de qualquer atividade econômica, ofício ou profissão relacionada com a informática, independentemente de diploma de curso superior, comprovação de educação formal ou registro em conselhos de profissão”.

Segundo os presidentes, o PLS 607 prejudica profissionais de outras profissões, como engenheiros e médicos, que trabalham na área de tecnologia da informação. Segundo Wagner Fraga Friaça, chefe de gabinete do autor do projeto, o senador Expedito Júnior não pretende abordar o assunto no texto do projeto. [/quote]

E alem do mais quem quer ter o canudo que tenha, ultimamente vejo vagas boas tendo como pré requisito diploma em faculdade de ciência da computação, sistemas etc, estágios da até para arrumar sem o diploma mas na grande maioria dos empregos já é um pré requisito para cargos em grandes empresas e concursos públicos, espero que não seja aprovado. :lol:

Discutir isso é a mesma coisa que discutir: Igreja católica ou evangélica? Windows ou linux? Delphi ou Java? Loira ou morena? Não adianta, cada um com sua crítica, eu por exemplo, acho ridículo um cara que passa 4 anos na cadeira da universidade (meu caso), se especializando em materias (Engenharia de software, programações, banco de dados, arquiteturas, redes, etc…) para chegar no mercado de trabalho e um cara com 5 anos que passa o dia todo em cima de código mas não sabe o que é uma arquitetura de um processador RISK ou CISK, ou então, não conhece um método ágil… Se a pessoa investiu 4 anos (tempo) e dinheiro para se especializar, a meu ver, tem que ter a vaga garantida quando se concorre com um autodidata, como citaram anteriormente, é com esses “loucos” que fazem cagadas que a nossa área é queimada, aí, um cidadão que investe seus fundos em estudo e chega pra sociedade e diz:eu sou formado em sistemas de informação, é associado a esses loucos. TI é uma profissão e deve ter regulamentação sim!

Prazer, meu nome eh Sami. Sou um desses loucos. Se voce nao quer ser associado comigo, tudo bem. :slight_smile:

Achei muito bacana esse comentario.

Agora, alguem tem como apontar a alguma coisa concreta que demonstraria o beneficio da regulamentacao? Algum pais que faz isso e produz software superior, alguma coisa nesse sentido?

Vaga garantida, essa é boa. Se o cara sem diploma faz melhor que você, o problema não é dele, é seu! Se a empresa prefere um profissional pior que você apenas por pagar menos, o problema é da empresa por tomar essa decisão e seu por insistir em uma empresa desse tipo. Se valorize!

Eu gosto de acompanhar esse tópico para ter cada vez mais certeza de que eu escolhi a área certa. Enquanto a maioria de vocês choram, eu me aprimoro e vejo as oportunidades cada vez mais presentes. Não me acomodo, não me desvalorizo, priorizo minha felicidade, mas enquanto estou no escritório tento dar o máximo de mim.

Só um ponto para reflexão: se vocês, depois de quatro ou cinco anos de faculdade, depois de x anos de experiência, ainda estão fazendo algo que alguem com 6 meses de curso consegue entregar, então, de quem é realmente a culpa?

Por isso eu digo: continuem chorando enquanto eu continuo ganhando!!

Vaga garantida, essa é boa. Se o cara sem diploma faz melhor que você, o problema não é dele, é seu! Se a empresa prefere um profissional pior que você apenas por pagar menos, o problema é da empresa por tomar essa decisão e seu por insistir em uma empresa desse tipo. Se valorize!

Eu gosto de acompanhar esse tópico para ter cada vez mais certeza de que eu escolhi a área certa. Enquanto a maioria de vocês choram, eu me aprimoro e vejo as oportunidades cada vez mais presentes. Não me acomodo, não me desvalorizo, priorizo minha felicidade, mas enquanto estou no escritório tento dar o máximo de mim.

Só um ponto para reflexão: se vocês, depois de quatro ou cinco anos de faculdade, depois de x anos de experiência, ainda estão fazendo algo que alguem com 6 meses de curso consegue entregar, então, de quem é realmente a culpa?

Por isso eu digo: continuem chorando enquanto eu continuo ganhando!![/quote]

++

Hahaa boa!! 8)

Tem gente que acha que só pq pagou tem que levar ja um crédito junto que é o maximo.

Cara tem gente que nao nasceu pra ser programador ou atuar na area de TI SÓ ISSO.

Da pra perceber logo de cara na faculdade mesmo quando voce conversa com seus colegas sobre um assunto X da aula anterior e eles estao boiando dai voce vai pra aula da semana passada e eles também boiam… dai voce fala de um assunto do semestre passado que ja deveria ser do dominio de todos e ainda estao boiando.

Quer dizer que quando eu me formo eu recebo uma capa e um certificado de super programador?

[quote]JuniorMaia wrote:
Se a pessoa investiu 4 anos (tempo) e dinheiro para se especializar, a meu ver, tem que ter a vaga garantida quando se concorre com um autodidata, como citaram anteriormente, é com esses “loucos” que fazem cagadas que a nossa área é queimada, aí, um cidadão que investe seus fundos em estudo e chega pra sociedade e diz:eu sou formado em sistemas de informação, é associado a esses loucos. TI é uma profissão e deve ter regulamentação sim![/quote]

ja li cada estupidez nesse forum … essa aqui deve entrar nas top 10 … parabens !!!

lamento ao pessoal que a profissão nunca vai ser regulamentada em lugar nenhum no mundo.
nunca vão ter uma reserva de mercado e piso salarial só pela faculdade feita. O mercado de TI sempre foi e sempre será definido pela meritocracia.
Se uma pessoa não formada é melhor que a formada o problema é da pessoa formada.

Sou a favor que se faça faculdade mas ninguém deve ser obrigado a isso.

Odeio argumentos como esse. Não ia responder, mas como você postou duas vezes, acho que devo me pronunciar.

A existência de um conselho no caso da engenharia e medicina é perfeitamente aceitável. Afinal, um projeto civil errado pode matar centenas de indivíduos, assim como um médico que não pratica adequadamente a medicina. Ainda não vi CRUDs matarem ninguém e sistemas de mais responsabilidade, como os feitos para as áreas com conselho, exigem a supervisão desses profissionais.

Agora, quanto a advogados e contadores. Acho um tanto infantil o argumento de “se eles podem eu também posso”. Eu, sinceramente, acredito que devemos lutar é pelo direito de qualquer um poder se representar perante a justiça, tendo ou não um conselho. De qualquer um poder se responsabilizar por sua própria contabilidade. Ou seja, a extinção dessas reservas de mercado - que não servem para nada. Então, pq vc identificou casos que não fazem sentido, nos dá o direito de criar mais um caso que não faz sentido? É justamente ao contrário! Se não faz sentido essas reservas, lute para extingui-las!

E, sim, eu contrataria um advogado sem OAB se isso fosse legal, e se o cara já tivesse um bom currículo (o que é mais fácil de obter com a faculdade). Assim como já tentei fazer a própria contabilidade da minha pequena empresa, e foi proibido (sendo que o processo era ridiculamente simples) - e foi obrigado a passar desaforo com 2 contadores medíocres protegidos pelo diploma.

Nós já temos mecanismos de certificação (faculdades, especializações, certificações específicas de linguagens, como a OCJP).
Para que fechar o mercado?

[quote=jmmenezes]- O médico desenvolvedor que aprendeu a programar pela Internet e é um programador muito tosco, precisa colocar um sistema no hospital que trabalha e como não existe regulamentação, ele sugere que com seu conhecimento consegue desenvolver o sistema (já vi casos assim no mundo real)

• O médico faz um sistema tosco (eles adoravam usar VB e Delphi, não sei como esta hoje em dia), e esse sistema serve para o médico cadastrar a medicação que será aplicada no paciente na enfermagem… (um CRUD tosco que até estagiário sabe fazer, afinal nossa vida é feita de CRUDS não é mesmo???)
  • Ai o sistema tem um BUG… o médico escolhe a medicação A, mas como tem um Bug é gravada a medicação B (xiiii)
  • Na enfermagem aplicam a medicação B, você tem alergia e MORRE![/quote]

E nesse caso, há o código penal.
Aliás, para sistemas médicos, de contabilidade e de engenharia, é necessário a homologação dos respectivos conselhos.

Ou seja, para sistemas desse tipo, já existe regulamentação.
Nesse caso mesmo que você citou, ainda que o sistema seja desenvolvido por alguém de informática, a responsabilidade é do médico.

Ele deveria ter feito a aferição do sistema. Afinal, por mais brilhante que um programador fosse, ele seria incapaz de identificar o mau funcionamento do sistema, caso o bug estivesse lá.

Finalmente, se o objetivo é atribuir responsabilidade penal, devolvo com a seguinte dúvida: Quais processos formais que a engenharia de software já possui para garantir qualidade? Como você obrigaria um profissional a demonstrar que utilizou esses processos?

Medicina e engenharia tem processos bastante formais e consolidados quanto as práticas do dia-a-dia.
Mas você realmente acredita que software tenha? Se o conselho te obrigar a usar o RUP, e entupir você de documentação, você vai aceitar?

Novamente: só bate na tecla de regulamentação, diplomados que não se garantem.
Os diplomados decentes (que usaram faculdade como ponte de aprendizado e nao como “salvo-conduto”) não precisa de nada disso pois ocupam as melhores vagas e ganham MUITO BEM. Até acima de média.

É uma maneira de querer obter méritos simplesmente por ter pagado e estudado em algum lugar e isso é BEM TIPICO DE BRASILEIRO.

Acho que a única pessoa a favor da regulamentação nesse tópico que defende seus motivos de forma aceitável (embora eu discorde deles) é o drsmachado.
O resto é pérola atrás de pérola.

O que dizer disso?

Sobre meu posicionamento contra a regulamentação: http://vinigodoy.wordpress.com/2010/05/02/sobre-a-regulamentacao/

[quote=drsmachado]Bons profissionais não irão se preocupar com regulamentação.
Se realmente forem bons, irão prestar o exame, passar e continuar trabalhando na mesma situação (salvo por pagar a mensalidade).
Se não são formados, poderão ir à faculdade, pedir provas de proficiência e prestar o exame.
Se forem ruins, aí sim, precisam se preocupar. Mas só se forem ruins.[/quote]

Eu vou me preocupar, todo mês, a partir do momento que tiver que pagar um conselho regional.
Já basta sustentar vagabundos nos sindicatos.

Também vou me preocupar se o conselho for gerido por incompetentes (o que não é de se duvidar), que sejam a favor de práticas burocráticas de projeto, por exemplo.

[quote=ViniGodoy][quote=drsmachado]Bons profissionais não irão se preocupar com regulamentação.
Se realmente forem bons, irão prestar o exame, passar e continuar trabalhando na mesma situação (salvo por pagar a mensalidade).
Se não são formados, poderão ir à faculdade, pedir provas de proficiência e prestar o exame.
Se forem ruins, aí sim, precisam se preocupar. Mas só se forem ruins.[/quote]

Eu vou me preocupar, todo mês, a partir do momento que tiver que pagar um conselho regional.
Já basta sustentar vagabundos nos sindicatos.[/quote]

Math.pow(VinyGodoyReply, 3);

Se um autodidata é tão ruim assim, então qual é a preocupação? O mercado não entenderia isso e escolheria profissionais com diploma automaticamente?

A grande verdade é que a imensa maioria das tarefas desempenhadas por programadores não exige maiores conhecimentos acadêmicos, logo qualquer um consegue desempenhá-las.

Cada um tem sua opnião… discutir isso é como discutir religião! Tem que é favor e quem é contra… tem quem goste de windows e de linux… tem quem foi a favor do referendo das armas, tem quem foi contra… o minimo que temos é respeitar a opnião alheia!

Ok… o exemplo não é real e foi mais para dizer que hoje qualquer um pode programar… até concordo com você que seria ótimo se pudesse contratar qualquer pessoa para me defender, se eu pudesse fazer a contabilidade da minha empresa, se eu pudesse comprar qualquer medicamento sem receita médica! Nesse ponto até sou a favor… liberdade total, mas as coisas não são assim e vejo que no geral mais se perde do que ganha, mas respeito totalmente sua opnião!
Uma coisa que me incomoda muito mais do que regulamentar, faculdade, certificação… é a mafia das consultorias e os famosos funcionários PJ… há quem prefira… eu trabalhei 10 anos assim e hoje não troco meu emprego CLT por outro emprego desses! Fiquei doente por tirar 4 semanas de férias em 10 anos… hoje tenho familia e 2 filhos e acho que a vida não é só trabalho! Respeito quem prefere PJ e não sou totalmente a favor da CLT olhando pelo lado da empresa, mas acho que o governo deveria fazer algo a respeito! Não sei também se a regulamentação ajudaria nesse caso!

Sempre me referi a regulamentação olhando para o mercado, pelo que tenho visto “por ai” e nunca pensando somente no próprio umbigo! Eu contrato mão de obra de desenvolvimento da mesma forma que forneço, mas não deixa de serem apenas opniões pessoais como a maioria por aqui!

Eu respeito a opnião de quem é contra a regulamentação e digo mais, no meu caso, não irá mudar nada, sendo ou não regulamentado, da mesma forma que quando fui obrigado a me certificar, eu fiz, também fiz faculdade porque acho importante e dificilmente contrato alguém sem faculdade (não por não ter feito, mas geralmente este tipo de gente acaba reprovando nos testes, e óbvio há exceções… excelentes profissionais que já contratei e que trabalhei que não tinham faculdade e eram ótimos e também péssimos profissionais cheios de diploma) e hoje não tenho o que dizer do meu salário, pois dificilmente trocarei de emprego visto que são minimas as vagas que pagam algo parecido, como CLT. Acho errado ficar insistindo que regulamentação quem quer é quem não é competente e quer se esconder atras de uma faculdade, que querem regulamentar para essa pessoa levar vantagem!

Mas enfim… já cansei de discutir e não vai levar a nada!

[quote=Longino]Se um autodidata é tão ruim assim, então qual é a preocupação? O mercado não entenderia isso e escolheria profissionais com diploma automaticamente?

A grande verdade é que a imensa maioria das tarefas desempenhadas por programadores não exige maiores conhecimentos acadêmicos, logo qualquer um consegue desempenhá-las.[/quote]
[mode ironic on]
claro que tem cara… para voce desenvolver um ERP voce precisa de tudo oque foi visto em laboratorio de programação 1 e 2 e somente isso ja basta! Oque voce aprendeu em redes tb… sem contar com algumas materias como mat 1,2,3,4 e IA.

porque quem nao passa em IA nao tem capacidade de fazer um ERP voltado totalmente para o comercio… :slight_smile:

[mode ironic off]

Acho engraçado até mesmo o curso de Ciencia da Computação. É muito ninja os assuntos para quem vai desenvolver softwares (sem analise de dificuldade) duvido que usem 30% do conhecimento da faculdade.

Se fosse assim… pq nas escolas de programação as salas estao cheias? TUDO FORMADO OU FAZENDO FACULDADE. PQ? pq faculdade é uma direção como foi falado aqui por muitos e formação nao passa de papel e um “óóó” pros familiares.

Nao vejo porque raios alguem tem que merecer algo que na verdade nao é teorico é totalmente pratico.

E mais… “Senior nao tem haver com idade” responde bem essa situação. Senão o cara mais ninja de todos na empresa seriam os chefes kkkkkkkkkkkkkkkk

Não ia me pronunciar porque esse assunto vem e volta e já cansou. Só vou fazer uma observação:
regulamentação <> exigência de diploma.

Existem países que nossa profissão é regulamentada, sim. O que não tenho conhecimento é de profissões que exijam diploma universitário, por todos os motivos citados. Cabeleireiro é regulamentaod no país e não exige diploma, por exemplo.

Sou a favor da regulamentação se ela for ajudar a termos uma legilação mais específica e para canalisar os interesses da profissão na mão dos próprios profissionais, e não na mão do governo. Vinculação sou contra porque cada dia que passa é mais fácil criar um programa e nem todo mundo precisa de algo crítico que exija um profissional capacitado, da mesma forma que pra construir um muro não precisa de um engenheiro civil.

Mas pra mim, a exigência de diploma vai ser inócua na prática. A grande maioria das empresas já exigem curso superior na profissão ou usam ele como critério de seleção e/ou salário. O máximo que pode acontecer é dar um nome diferente de cargo pra quem tem ou não tem diploma, mas se a pessoa não gosta de títulos, não vai se importar, ou vai ter dois pesos e duas medidas.

Gostaria que alguem me respondesse com argumentos SÓLIDOS, sem infantilidade:

1 - Por que considera a profissão de Analista de Sistemas e relacionadas DESREGULAMENTADA?
2 - Qual a razão para haver uma “Regulamentação”?
3 - O que espera com a “Regulamentação”?

[quote=Schuenemann]Acho que a única pessoa a favor da regulamentação nesse tópico que defende seus motivos de forma aceitável (embora eu discorde deles) é o drsmachado.
O resto é pérola atrás de pérola.
[/quote]
Eu não concordo com a regulamentação, apenas coloquei pontos de vista que devem ser analisados.
Talvez os meus argumentos tenham levado a entender o contrário, mas penso como o ViniGodoy.
Quem trabalha para conseguir pagar as contas no fim do mês sabe que pagar qualquer quantia para qualquer coisa é complicado.

A minha posição quanto a isso não é a de lavar as mãos, mas de tentar mostrar que continuar da forma que está ou regulamentar não vai mudar quase nada. Um custo a mais? Sim, com certeza. E de benefícios concretos e palpáveis?

Coloco outro ponto a respeito disso, vocês conhecem algum CR de metalúrgicos? Pois é, se vocês não estão a par, os metalúrgicos da Volvo de Curitiba irão ganhar R$ 25000 como PLR e mais 3% de aumento real (isso significa 3% + o percentual da inflação do período acumulado desde o último reajuste). Não basta? A Renault pagará em 4 parcelas um PLR de R$ 60000. E não existe o tal CRMetal…
Apenas um sindicato atuante, com participação dos trabalhadores da categoria que, caso entrem em greve, praticamente param o país.
Pergunto, isso existe em nossa categoria? Somos unidos? Atuantes?
Não vou entrar nos méritos da grama do vizinho ser mais verde, nem dizer que eu acharia melhor ser metalúrgico ou que todo sindicato é politicagem e corrupção.
Sou a favor de pensar a respeito, antes de querer pagar mais alguns inúteis, por que não forçar aos que já pagamos que façam algo?