Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas e todas as Profissões relacionadas a TI

[quote=Mitidiero]Gostaria que alguem me respondesse com argumentos SÓLIDOS, sem infantilidade:

1 - Por que considera a profissão de Analista de Sistemas e relacionadas DESREGULAMENTADA?
[/quote]
http://www.sindpdpr.org.br/conteudo/regulamentacao-da-profissao e http://www.sindpdpr.org.br/system/files/file/Regulamenta%20profi/Substitutivo.pdf

No mítico popular, a regulamentação ou criação de um conselho de classe, tal qual a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Conselho Regional de Contabilidade (CRC) irá garantir aos profissionais o direito de exercer a profissão resguardados pelo conselho, que assumiria o papel de agente regulador (só pode exercer quem tem a “carteirinha”) e, ao mesmo tempo, seria um defensor dos direitos dos trabalhadores regulamentados (já viu algum CRM fazendo manifestação pelo salário dos médicos?).

[quote=Mitidiero]
3 - O que espera com a “Regulamentação”?[/quote]
Espera-se que a regulamentação supra, de forma mágica, a real necessidade de qualquer bom profissional, experiência e boa vontade. A soma destes dois pequenos detalhes é fundamental quando falamos de qualidade no desenvolvimento de uma atividade e, o resultado, é uma boa remuneração, conforme muito bem colocado por vários camaradas durante a discussão.
Respondido.

Acho engraçado este tipo de discussão… seria como a opinião de quem é a favor ou contra iria fazer diferença…
Isto é inútil. Não adianta vc ser a favor ou contra de algo que não lhe corresponde e não depende de vc… O que a politicagem quer é grana, estão pouco se fodendo para o povo, então jamais vão aprovar ou reprovar algo que não tenha interesse para o objetivo principal de cada um deles…

[quote=luistiagos]Acho engraçado este tipo de discussão… seria como a opinião de quem é a favor ou contra iria fazer diferença…
Isto é inútil. Não adianta vc ser a favor ou contra de algo que não lhe corresponde e não depende de vc… O que a politicagem quer é grana, estão pouco se fodendo para o povo, então jamais vão aprovar ou reprovar algo que não tenha interesse para o objetivo principal de cada um deles… [/quote]
Estes dias havia uma thread questionando isso, aqui no guj. Perguntava se as manifestações em redes sociais tinham algum resultado prático.
Tão prático e real quanto a marcha contra a corrupção ou o corinthians ganhar a libertadores no PS3, quando se desliga, vai dormir pois amanhã vai trabalhar.
É uma questão de cultura. Brasileiro não se levanta do sofá ou da cadeira para nada, nem para lutar pelo que é justo e honesto por ele. Quem sempre levar vantagem, desde que isso não custe esforço.
Não estou generalizando (estou evitando conflito agora), mas que a grande maioria é facilmente manipulada por preguiça, ah, isso é.

agora correr pelado na avenida por qualquer motivo vai uma renca

E nem precisa diploma pra isso…

[quote=marcosalex]Não ia me pronunciar porque esse assunto vem e volta e já cansou. Só vou fazer uma observação:
regulamentação <> exigência de diploma.

Existem países que nossa profissão é regulamentada, sim. O que não tenho conhecimento é de profissões que exijam diploma universitário, por todos os motivos citados. Cabeleireiro é regulamentaod no país e não exige diploma, por exemplo.

Sou a favor da regulamentação se ela for ajudar a termos uma legilação mais específica e para canalisar os interesses da profissão na mão dos próprios profissionais, e não na mão do governo. Vinculação sou contra porque cada dia que passa é mais fácil criar um programa e nem todo mundo precisa de algo crítico que exija um profissional capacitado, da mesma forma que pra construir um muro não precisa de um engenheiro civil.

Mas pra mim, a exigência de diploma vai ser inócua na prática. A grande maioria das empresas já exigem curso superior na profissão ou usam ele como critério de seleção e/ou salário. O máximo que pode acontecer é dar um nome diferente de cargo pra quem tem ou não tem diploma, mas se a pessoa não gosta de títulos, não vai se importar, ou vai ter dois pesos e duas medidas.[/quote]

Eu realmente não sou contra regulamentar.
Em alguns aspectos, como formalizar a nomenclatura da profissão e dos cursos, poderia até ser interessante.
Aí acaba a dúvida na hora de me intitular analista de sistemas, programador, desenvolvedor ou sei lá o que mais inventarem.

O problema é a forma que se faz regulamentações aqui no Brasil.

Geralmente, em nosso país, regulamentação é sinônimo de exigência de diploma (também conhecida como restrição de mercado), implantação de piso salarial e, claro, implementação de um conselho de classe, que irá te cobrar uma taxa anual. Inclusive, é o que boa parte das alegações dos defensores da regulamentação nesse post está baseada. E contra essas coisas eu sou contra.

O conselho em si não seria problema. Eu até estaria de acordo com pagar um, se tivessemos a exigência de processos mais rígidos, ao ponto de não usa-los exigirem medidas legais. Entretanto, como não temos ainda práticas de desenvolvimento sólidas, estamos numa área que as tecnologias e processos mudam muito, e não temos porque fiscalizar já que num modelo sem exigência de diploma e sem processos formais não existiria exercício ilegal da profissão, não vejo porque ele deveria existir.

E, nesse caso, não vejo o que justifique uma regulamentação formal. Exceto talvez, criar uma lei que garanta que esse tipo de liberdade não será extinta, como quer a SBC - e que apoio.

[quote=luistiagos]Acho engraçado este tipo de discussão… seria como a opinião de quem é a favor ou contra iria fazer diferença…
Isto é inútil. Não adianta vc ser a favor ou contra de algo que não lhe corresponde e não depende de vc… O que a politicagem quer é grana, estão pouco se fodendo para o povo, então jamais vão aprovar ou reprovar algo que não tenha interesse para o objetivo principal de cada um deles… [/quote]

E você não acha que rola muita grana por trás de um conselho que obriga você a pagar um valor por ano?
Nem influencia política?

[quote=JuniorMaia]
Se a pessoa investiu 4 anos (tempo) e dinheiro para se especializar, a meu ver, tem que ter a vaga garantida quando se concorre com um autodidata, como citaram anteriormente, é com esses “loucos” que fazem cagadas que a nossa área é queimada, aí, um cidadão que investe seus fundos em estudo e chega pra sociedade e diz:eu sou formado em sistemas de informação, é associado a esses loucos. TI é uma profissão e deve ter regulamentação sim![/quote]

[quote=Longino]Se um autodidata é tão ruim assim, então qual é a preocupação? O mercado não entenderia isso e escolheria profissionais com diploma automaticamente?

A grande verdade é que a imensa maioria das tarefas desempenhadas por programadores não exige maiores conhecimentos acadêmicos, logo qualquer um consegue desempenhá-las.[/quote]

Faz sentido…

Seria ótimo uma regulamentação um conselho de classe e um piso salarial, mas tenho certeza que esse fórum não é o lugar para essa discussão…
O assunto aqui sempre vira para algum desses lados:

-não quero sustentar políticos malvados e corruptos;
-autodidatas são foda e por isso não podem deixar de atuar na área;
-quem não tem competência não se garante e ganha o que merece;

A Discussão é muito mais importante que isso, e aqui o máximo que se quer é defender uma opinião por um ponto de vista muito mais filosófico do que prático…

Trecho tirado do abaixo assinado:

[ironic]
Então é isso galera, nos abraçamos essa causa ou estaremos eternamente fudidos.
[/ironic]

Sempre fico receoso de algo que seja exposto na forma de uma solução definitiva, como sendo a unica e miraculosa alternativa para um problema complexo cheio de complicações e particularidades como esse.

Ninguem esta dizendo que quem quer regulamentação é incompetente que quer levar vantagem. O que dizemos (pelo menos eu) é que no fim das contas a regulamentação só vai beneficiar os incompetentes e aqueles que vão recolher as taxas.

Mas o que acho mais curioso disso tudo é que pela indignação de alguns a idéia que se tem é que a área está tomada por autodidatas semi-analfabetos, o que não é verdade. É raro hoje em dia encontrar profissionais sem formação, a maioria das empresas exige curso superior para contratar. Se você encontrar 10% de profissionais não formados no mercado acho que é muito.

Então resumindo a minha opinião: ser a favor da regulamentação não quer dizer que a pessoa seja incompetente, mas que ainda não percebeu que isto só ajudaria os coletores de taxas. Além do que, o que seria pior ainda, poderia estabelecer um padrão de desenvolvimento teórico burro como base para o que é correto e aceitável em processos de engenharia de software e quem não cumprisse teria o seu direito de exercer a profissão cassado além de pagar multa para engordar os cofres do conselho.

[quote=naomeencontro]Seria ótimo uma regulamentação um conselho de classe e um piso salarial, mas tenho certeza que esse fórum não é o lugar para essa discussão…
O assunto aqui sempre vira para algum desses lados:

-não quero sustentar políticos malvados e corruptos;
-autodidatas são foda e por isso não podem deixar de atuar na área;
-quem não tem competência não se garante e ganha o que merece;

A Discussão é muito mais importante que isso, e aqui o máximo que se quer é defender uma opinião por um ponto de vista muito mais filosófico do que prático…[/quote]

Sou a favor de regulamentação, mas infelizmente o argumento é sempre cooptado pelos incompetentes, que vêem na regulamentação uma oportunidade de criar reserva para zés com diploma.

Na minha opinião, uma coisa que a regulamentação poderia resolver é essa palhacada de pessoas que não são da área se achando no papel de estimar o trabalho a ser feito. Alguns na maior cara de pau chega a dizer que fazer um sistema completo é simples!

Porra se é simples faz vc então!

Imagina um paciente chega pro médico exigindo que a cirurgia dure no máximo 3 horas, ao invés do previsto que foi 5? Isso porque ele tem um compromisso e acha ser um procedimento simples!

Esse é o zé ruela que em medicina e outras profissoes todo mundo evita e manda àquele lugar, já o cara de TI faz até hora extra gratuita pra cumprir o prazo que o zé estipulou.

Agora me diz, como o profissional de TI quer ser valorizado se ele não se valoriza perante clientes e profissionais de outras áreas?

Então só pra concluir, sim, o fato de você se preocupar em barrar autodidatas ao invés de exigir ser valorizado mostra que vc é incompetente, não só porque não consegue competir com eles na base do mérito, mas tb porque é incapaz de enxergar quem é o verdadeiro inimigo.

[quote=drsmachado]
Esse é um dos pontos que me dão medo.
Qual seria a definição para programador? Seria por linguagem? Um programador PHP receberia o mesmo piso que um Java ou Cobol?
O que estudaríamos?
Todas as certificações?
DBA?
Analista de sistemas?
Isso é muito, mas muito abrangente. Muito mais que as possíveis especializações de um engenheiro ou médico (talvez não tão complexas, mas mais abrangentes, com certeza).[/quote]

Analista de sistemas não é programador.

Primeiramente gostaria de dizer que sou a favor da regulamentação de todas as profissões relacionadas a TI.

Apesar de estar cursando minha Pós-Graduação e nunca ter trabalhado em empresa privada, somente em laboratórios de pesquisa, eu acho justo que somente os profissionais formados possam assumir posições dentro da área de TI.

Eu concordo que existem ótimos profissionais que não possuem cursos de graduação, mas eu acredito que a formação teórica dada pelas boas universidades é fundamental para qualquer tipo de profissional. Obviamente muitos dos conceitos aprendidos em sala de aula não são usados no dia a dia de uma empresa, mas o seu conhecimento leva a novas visões.

Mas eu percebo que mesmo sem a regulamentação das profissões relacionadas a TI, as grandes empresas já estão exigindo a graduação em seus processos seletivos. Vagas de trainee, por exemplo, só aceitam alunos formados ou em fase final de graduação, e são as que melhor oferecem oportunidades de crescimento profissional dentro de uma empresa, além dos altos salários. Essas oportunidades por si só já são motivos para cursar uma graduação.

E hoje em dia até a pós-graduação está sendo requisitado por empresas. Já vi na universidade diversas vagas para pós-graduandos. Todas oferecendo um ótimo salário.

Bem, se sua visão tiver algo a ver com diagramas UML e agilizar a construção de aplicações CRUD usando o framework da moda, então você tera um belo futuro em TI. :wink:

Em uma graduação você passa longe de diagramas UML, frameworks e CRUD. Você aprende, mas não é o foco.

Em uma graduação você aprende a base da computação, e não a “casca”. Você vai trabalhar com cálculo, linguagens de baixo nível, teoria da computação, arquitetura, IA, C, complexidade, etc.

Observação: Estou falando do curso de Ciência da Computação.

[quote=Stacker]
Em uma graduação você passa longe de diagramas UML, frameworks e CRUD. Você aprende, mas não é o foco.

Em uma graduação você aprende a base da computação, e não a “casca”. Você vai trabalhar com cálculo, linguagens de baixo nível, teoria da computação, arquitetura, IA, C, complexidade, etc.

Observação: Estou falando do curso de Ciência da Computação.[/quote]

TI que é só CRUD, framework da moda e interpretar diagramas UML feitos por algum analista que nunca programou.

Não sei porque alguém que aprendeu de fato a base da computação iria querer se meter em TI.

[quote=Hermanoz][quote=Stacker]

Observação: Estou falando do curso de Ciência da Computação.[/quote]

TI que é só CRUD, framework da moda e interpretar diagramas UML feitos por algum analista que nunca programou.

Não sei porque alguém que aprendeu de fato a base da computação iria querer se meter em TI.[/quote]

Muito pelo contrário. TI é muito mais do que CRUD.

Geralmente as vagas mais interessantes são enviadas diretamente para as grandes universidades.

Aqui onde eu estudo tem diversas vagas para trabalhar com processamento de voz, imagem, visualização 3D, jogos, etc. Para graduados e pós graduados.

E vc acha que só graduado trabalha com isso?

Isso me remonta a um episódio no qual precisava traçar uma “área de cobertura” em volta de 1 ponto no mapa (tendo todos os pontos no banco), e nenhum dos graduados na sala (PASME) soube me responder como eu faria isso.

Lembrem-se sempre dos “DINOSSAUROS DESATUALIZADOS”. Eles existem aos montes na área de TI.
E tem diploma :wink: