[quote=Stacker][quote=drsmachado][quote=Stacker][quote=Hermanoz][quote=Stacker]
Muito pelo contrário. TI é muito mais do que CRUD.
Geralmente as vagas mais interessantes são enviadas diretamente para as grandes universidades.
Aqui onde eu estudo tem diversas vagas para trabalhar com processamento de voz, imagem, visualização 3D, jogos, etc. Para graduados e pós graduados.[/quote]
Interessante do verbo “paga muito bem” ou do tipo “requer uma alta curva de aprendizado”?[/quote]
A questão é que existem empresas que trabalham somente com tecnologias de ponta, seja programando sistemas críticos para aviação como desenvolvendo software para equipamentos médicos.
E nesses casos a empresa não pode contratar profissionais sem qualificação (graduação e em alguns casos pós graduação), não se pode confiar em um conhecimento adquirido de forma auto didata sem nenhum preparo acadêmico anterior.
E são essas as empresas que geralmente oferecem os melhores salários e oportunidades de crescimento.[/quote]
Por experiência, eu discordo.
Claro que existem vagas em que são exigidos detalhes cirúrgicos (ter olhos azuis, 1,90 ou mais, etc).
A maioria, na verdade, analisa o histórico do candidato. Que empresas estve, projetos que desenvolveu, tecnologias com as quais teve contato.
A escolaridade, pelo menos até onde eu consigo compreender, é um fator secundário.
É quase uma lenda, assim como, aquela que diz que “Fiz faculdade na instituição X, vou ter mais chances que quem fez na Y”.
Talvez valha para algumas poucas empresas, profissões e dias em que o horóscopo está favorável.
A prática é bem outra.
Quando eu não tinha experiência na área, fiz algumas entrevistas e em todas fui barrado por esta questão.
Hoje em dia, toda semana recebo ofertas, mesmo não tendo ou estar cursando pós.
Ou, como eu disse, isso é subjetivo.
Empresas querem pessoas que resolvam problemas, não que causem mais.
Isso significa menos risco e menos perdas (talvez não haja aumento de lucro, mas não tendo perda, está ótimo).[/quote]
Mas em qual empresa você trabalha. É uma multinacional? É um laboratório de pesquisa? Vocês desenvolvem sistemas críticos? Que tipo de software você desenvolve?
[/quote]
Uma das 3 maiores empresas do TI do Brasil, tá bom pra ti?
Será que é por que a idéia de uma vaga para trainee é para pessoas COM GRADUAÇÃO SENDO CONCLUÍDA ou A CONCLUIR em um intervalo determinado de anos, em geral, 2 anos antes e 2 depois do atual? Desculpe, mas este argumento me dá a entender que você não consegue discernir o que um estagiário, um trainee, um profissional CLT e um PJ possuem de diferente.
[quote=Stacker]
Agora dizer que escolaridade é fator secundário, me desculpe, mas é desse tipo de pensamento que não precisamos no Brasil.
A educação já é tratada com desprezo no Brasil, não precisamos de mais pessoas que pensem dessa maneira.[/quote]
Meu jovem (como diria o Kanin), se você foi criado a leite com pera (como diria o Nilzer), eu não fui.
Não sei em que país você vive, mas o Brasil que eu conheço deve ser diferente do teu.
Eu me lembro que desde antes de entrar na 1ª série meu pai me ameaçava, dizendo que se eu não estudasse, teria que trabalhar.
Sempre valorizei a educação, prezo-a e, principalmente, prezo pessoas educadas.
Quando eu argumentei que “escolaridade é fator secundário” me referi ao que se encontra por aí no que tange à disponibilidade de oportunidades empregatícias no mercado de trabalho, inerentes às áreas de tecnologia da informação, seja para infra estrutura ou desenvolvimento.
Saber ler e, principalmente, extrair o correto cunho de um pequeno texto é crucial para a evolução dos estudos.
Considerarei um lapso teu, ter interpretado de forma equívoca minhas palavras.
Para alentar tua pobre alma sedenta por um mínimo de atenção, deixo claro EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL para os cidadãos. Para as empresas que contratam profissionais, isso é opcional.
Outra coisa, respondendo à sua colocação
Você sabia que empregadas domésticas vão ganhar tanto ou mais que médicos e advogados num futuro próximo? Não? As condições de trabalho, aliadas à uma crescente busca por melhores colocações profissionais já está tornando o mercado de funcionárias domésticas um nicho de negócio com alto valor. Há empregadas e diaristas que já ganham mais que profissionais diplomados em várias áreas (alguém disse sistemas de informação?).
E o que raios tem a ver empregadas e nosso assunto?
Se ninguém fizer CRUD, quantas milhares de vagas ficarão em aberto? E se todo mundo se especializar em SOA e BPM? Ou em Portlets? Ou em sistemas de tempo real, como os necessários para uma torre de controle, aviões ou equipamentos médicos?
Eles ainda pagam bons salários por que são raros os profissionais.
Quer um paralelo melhor? Somos o país do futebol, mas você acha que o Neymar ou o Ronaldinho Gaúcho são parâmetros salariais para todos?
A grande maioria batalha pra ganhar seus R$ 1 ou 2 mil/mês. Não que os “craques” sejam tão especiais assim, eles apenas tiveram oportunidades, bons empresários e um pouco de capacidade em algum momento.
Agora, eu não me julgo inferior ou menos capacitado que um sujeito que não trabalha “só com CRUD”. Seria o mesmo que um ortopedista se sentir menos médico que um neurocirurgião.