Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas e todas as Profissões relacionadas a TI

[quote=marcosalex][quote=ViniGodoy]
Se as empresas estão parando de selecionar isso em algumas regiões, é sinal de um problema sério: as faculdades não estão fazendo um bom trabalho.
[/quote]
O problema não é o trabalho das faculdades, mas a falta de profissionais.

[quote=ViniGodoy]
E, claro, por que um instituto de pesquisa deveria ser obrigado a ter um graduado ou um pós graduado, quando vai contratar um programador para manter seu website? Ou por que ele não poderia contratar alguém que se destacou na área de informática, mesmo tendo uma formação complementar como matemática ou física, e mesmo essa pessoa passando por um rigoroso processo de seleção?[/quote]

Vão contratar do mesmo jeito, mas vai ter uma nomenclatura diferente. Ou você é obrigado a contratar um engenheiro pra fazer um muro ou pintar sua casa?

Pra mim essa lei é inócua em termos práticos, não entendo porque tanto desespero assim. [/quote]

Cara, se eu tiver que pagar 100 mangos por ano para um conselho pra mim já é um desespero!

[quote=rmendes08]

Cara, se eu tiver que pagar 100 mangos por ano para um conselho pra mim já é um desespero![/quote]

Pra mim, depende do que o Conselho fará. Se for pra depender menos de decisão do governo, já tá valendo.

[quote=Stacker][quote=fabim]Se fizer CRUD lhe render 120 reais a hora (e acredite isso existe) porque não?
Você se esquece que as regras de negócio de cliente e um estreito relacionamento com ele NÃO SE APRENDE EM ACADEMIA.

Enquanto vc se gaba de trampar num “cargux e salariux” de alto valor depois de ter estudado na melhor faculdade do país, o tiozinho da sua esquina que soube levar o negócio dele e abrir uma filial de churrasquinhos ta tirando 3x mais que vc.

E sem diploma :twisted:

[/quote]

Considere a média.

A média salarial dos formados com os não formados.

Casos isolados não conta.[/quote]
A média salarial não discrimina quem tem ou não aquele pedaço de papel.
Se fosse assim, tecnólogo e bacharel teriam salários muito diferentes.
Se fosse assim, aqueles físicos que estão empregados como arquiteto java não teriam o salário igual ao de um arquiteto java formado em ciência da computação ou sistemas de informação.
Aliás, a livre concorrência é o que permite que o salário seja regulado para mais.
Se só formados puderem concorrer à quaisquer vagas, pode-se criar um piso e, este, pode ser menor que a média atual. Isso geraria o efeito contrário ao que você propõe, mas, geraria uma avalanche de vagas como as que existem na área administrativa: auxiliar, ajudante e blá blá blá de escritório, fiscal, comercial, vendas…

Entendi.
Espero nunca ligar para a tua empresa, ter o desprazer de ser atendido por alguém com teu modo de pensar deve ser pior que atender àquelas pessoas da LBV pedindo doações.

[quote=Stacker]
Considere a média.

A média salarial dos formados com os não formados.

Casos isolados não conta.[/quote]
Primeiro que eu nem dou moral a quem se gaba de ter estudado na melhor faculdade do país (fez Mackenzie, garotinho? ITA? AMAN?) e não aplica concordância em uma frase como “casos isolados não contaM”. Mas tudo bem, eu devo ser chato mesmo.
A média salarial dos formados? Quantos você acha que se formam em direito, ciências contábeis, medicina, engenharias (civil, florestal, química, computação)?
Casos isolados são aqueles que conseguem um salário que cubra o custo de vida de uma cidade e ainda permita ao cidadão viver, pagando saúde, segurança, transporte, moradia, água, luz, telefone, internet, gás, educação para os filhos e sobre para um churrasquinho no fim de semana (peraí, e os impostos?).
Média salarial dos homens, sem filhos, solteiros, que moram com os pais? Ah, aí sim, isso explica muita coisa.
A realidade é outra. Pessoas com 2 ou mais empregos ou abrindo mão de comprar um mustang ou um camaro, até range rover, para poder chegar ao fim do mês e ainda ter grana para comprar uma coca-cola na promoção.
A média deve considerar todos os salários de todos os “profissionais” que atuam num mesmo ramo. Seja em São Paulo ou em Coari, no interior do meio do fim do mundo do Acre (cujo único acesso é através de barco, em viagens de 4 dias, só para ir. Se quiser voltar, são mais 4 dias, até a cidade mais próxima).
Além do mais, se diploma ou estar em um ambiente acadêmico significasse algo, professores jamais reclamariam de salários ou pensariam em greve. Aí você vai querer argumentar, dizendo que professor de instituição privada não reclama, nem faz greve. E eu contraponho dizendo que os mesmos “mestres” das UF-Alguma coisa são os que lecionam pra ti, com raras exceções.
O argumento do fabim é extremamente correto. Se te pagarem o suficiente, você não vai querer trabalhar fazendo html? “Ah não, só trabalho com tecnologia de ponta”.
E se ninguém quisesse programar em assembler, por ser arcaica e difícil, como a tecnologia avançaria?

Você está sendo um pouco ingênuo. Deixe-me advinhar, jovem, 20 e poucos anos, entrando agora no mercado de trabalho depois de fazer uma faculdade ou terminando-a? A suas expectativas são muito teóricas.

A minha experiência em multinacionais foi ver pessoas com diploma de faculdades de nome (ITA, Unicamp, UF-AlgumaCoisa, USP, etc) trabalhando ou com tarefas administrativas em algum cargo gerencial, onde o mais próximo de tecnologia que a pessoa chega é o e-mail ou o Excel, ou fazendo sistemas em Java que qualquer um conseguiria fazer.

Existem vagas chiques por aí. Mas isso está longe de ser representativo no mundo de TI. Se isso for 1% acho que é muito.

Aliás, não apenas no Brasil, mas nos EUA e em qualquer lugar também é assim.

A propósito, antes que você pergunte, eu também tenho experiência internacional e lá não é muito diferente daqui não. É melhor em alguns aspectos, mas não é muito diferente.

cof… cof… amigo… ninguem programa em assembler… programa-se em assembly… assembler é montador!

[quote=jmmenezes][quote=drsmachado]
E se ninguém quisesse programar em assembler, por ser arcaica e difícil, como a tecnologia avançaria?
[/quote]
cof… cof… amigo… ninguem programa em assembler… programa-se em assembly… assembler é montador!
[/quote]
Sinto que alguém pesquisou a wikipedia antes de vir comentar…
Sim, eu também cometo falhas (leu a frase do meu perfil, pois é…)

[quote=drsmachado][quote=jmmenezes][quote=drsmachado]
[/quote]
[/quote]
Sim, eu também cometo falhas (leu a frase do meu perfil, pois é…)[/quote]

Ok… se quer pensar isso que pesquisei a wikipedia, pense assim amigo! Só te digo que aprendi assembly antes mesmo de existir wikipedia, mas tanto faz eu dizer isso aqui no GUJ. não vai levar a nada!
Só comentei pois você estava criticando a escrita do outro amigo e escreveu errado!

[quote=drsmachado][quote=Stacker]
Não. Não está bom. As multinacionais também precisam de profissionais para ficar atendendo o telefone e dando suporte e manutenção, o que não exige escolaridade.
[/quote]
Entendi.
Espero nunca ligar para a tua empresa, ter o desprazer de ser atendido por alguém com teu modo de pensar deve ser pior que atender àquelas pessoas da LBV pedindo doações.[/quote]

Pode ficar tranquilo, porque eu não trabalho em empresa. Sou acadêmico.

E logo, no laboratório onde trabalho, só entra mestres e doutores.

Pode ficar tranquilo quanto a isso.

Não. Perfil errado.

Muito pelo contrário. Já tenho anos de experiência em pesquisas, sou formado e estou fazendo Mestrado, ano que vem começo o doutorado.

Pesquise por melhor universidade do Brasil que você descobre, garotinho.

E acredite, encontrar erros de concordância em em um fórum não é a melhor forma de obter vantagem na discussão.

Depende da universidade. Se você fez uma universidade de baixo nível, vai ganhar péssimo salários.

Ou você acha que um médico formado ganha igual um programador Java Junior?

A grande maioria dos formados estão vivendo muito bem hoje. Pelo menos os meus companheiros de classe.

Explica sim, explica que alguns pensam mais que os outros.

Se a pessoa quer casar, morar sozinho e ter filhos sem um bom emprego. Bem, é opção dele.

Você só pode estar brincando ou eu vivo em um mundo diferente do seu.

Isso já mostra que você não sabe estatística. Depende da amostra, da população. Não tem como comparar São Paulo Capital com interior.

Os meus professores não reclamam de salário. Professores doutores de grandes universidades recebem um bom salário sim. Procure pesquisar.

[quote=drsmachado][quote=jmmenezes][quote=drsmachado]
[/quote]
[/quote]
Sim, eu também cometo falhas (leu a frase do meu perfil, pois é…)[/quote]

Se você também comete falhas, não deveria acusar meu erro de concordância.

E lembre-se: Erro de conceito é pior que erro de concordância.

[quote=Stacker][quote=Longino]
Você está sendo um pouco ingênuo. Deixe-me advinhar, jovem, 20 e poucos anos, entrando agora no mercado de trabalho depois de fazer uma faculdade ou terminando-a? A suas expectativas são muito teóricas.
[/quote]

Não. Perfil errado.

Muito pelo contrário. Já tenho anos de experiência em pesquisas, sou formado e estou fazendo Mestrado, ano que vem começo o doutorado.[/quote]

Ou seja, você está admitindo que nunca entrou no mercado de trabalho e tem zero experiência prática.

A carreira das pessoas varia muito, e a julgar pela quantidade de doutores, mestres e gente formada em faculdade de nome trabalhando em coisas simples eu diria que ou não existem vagas para tanta gente no mundo idílico descrito por ti ou não compensa financeiramente e eles acabam saindo.

[quote=Stacker]
Pode ficar tranquilo, porque eu não trabalho em empresa. Sou acadêmico.

E logo, no laboratório onde trabalho, só entra mestres e doutores.

Pode ficar tranquilo quanto a isso.[/quote]

Ou seja: você não está na esfera de quem trabalha pra empresas, mas mesmo assim fala como se soubesse como é a realidade?
Suas fontes são quais? Artigos de internet? Revista INFO? Amigos gestores de multinacionais?

Existe uma palavra no dicionário português para definir a sua posição nesse tópico: INAPTO

[quote=Longino][quote=Stacker][quote=Longino]
[/quote]

Não. Perfil errado.

Muito pelo contrário. Já tenho anos de experiência em pesquisas, sou formado e estou fazendo Mestrado, ano que vem começo o doutorado.[/quote]

Ou seja, você está admitindo que nunca entrou no mercado de trabalho e tem zero experiência prática.

A carreira das pessoas varia muito, e a julgar pela quantidade de doutores, mestres e gente formada em faculdade de nome trabalhando em coisas simples eu diria que ou não existem vagas para tanta gente no mundo idílico descrito por ti ou não compensa financeiramente e eles acabam saindo.[/quote]

Depende. Existe pesquisa teórica e aplicada.

Muitas vezes desenvolvemos produtos que geram patentes e as empresas licenciam.

Ou seja, desenvolvemos produtos como qualquer empresa. Só que desenvolvemos produtos inéditos.

Em relação financeira, pode acreditar que compensa, sem contar a estabilidade do emprego. O que ocorre é que algumas pessoas não tem o perfil de pesquisador, e preferem trabalhar em empresas. É tudo questão de perfil.

Pessoal, não vamos descambar as discussões em ofensa pessoal pro tópico não ser trancado.

Quero só lembrar um outro ponto: regulamentação <> exigência de diploma.

Gostaria de deixar claro algumas coisas.

De forma alguma estou levando para o lado pessoal a discussão, apesar de estar debatendo diretamente com vários usuários.

Eu simplesmente acho que a profissão deveria ser regulamentada para proteger nós mesmos.

Valorizo todos os tipos de trabalhos e realmente desejo que todos daqui consigam sucesso com o que faz.

[quote=marcosalex]Pessoal, não vamos descambar as discussões em ofensa pessoal pro tópico não ser trancado.

Quero só lembrar um outro ponto: regulamentação <> exigência de diploma. [/quote]

Bem observado.

Acho que podemos discutir essa relação.

[quote=Stacker]

Em relação financeira, pode acreditar que compensa, sem contar a estabilidade do emprego. [/quote]

“Argumentum ad ignorantiam”

Você se esquece que a SUA realidade não pode ser tomada como verdade absoluta, porque isso vai depender da região onde vc vive.
Eu conheço pessoalmente 1 doutor em biologia, e 3 mestres em ciência da computação. NENHUM deles trabalha na área de pesquisa porque simplesmente não há vagas na região onde eu moro. Alguns deles passam ate dificuldade de não poder construir família pq a única coisa que conseguem é uma bolsa ridícula da governo. O que é LAMENTÁVEL.

Fico feliz que no seu caso a história é diferente. É louvável o trabalho de pesquisa e deve sim ser muito bem remunerado.

Mas tomar isso como verdade e esquecer-se de levar em conta as diferentes realidades é um erro básico e um argumento totalmente FALACIOSO.