[quote=Stacker]
Considere a média.
A média salarial dos formados com os não formados.
Casos isolados não conta.[/quote]
Primeiro que eu nem dou moral a quem se gaba de ter estudado na melhor faculdade do país (fez Mackenzie, garotinho? ITA? AMAN?) e não aplica concordância em uma frase como “casos isolados não contaM”. Mas tudo bem, eu devo ser chato mesmo.
A média salarial dos formados? Quantos você acha que se formam em direito, ciências contábeis, medicina, engenharias (civil, florestal, química, computação)?
Casos isolados são aqueles que conseguem um salário que cubra o custo de vida de uma cidade e ainda permita ao cidadão viver, pagando saúde, segurança, transporte, moradia, água, luz, telefone, internet, gás, educação para os filhos e sobre para um churrasquinho no fim de semana (peraí, e os impostos?).
Média salarial dos homens, sem filhos, solteiros, que moram com os pais? Ah, aí sim, isso explica muita coisa.
A realidade é outra. Pessoas com 2 ou mais empregos ou abrindo mão de comprar um mustang ou um camaro, até range rover, para poder chegar ao fim do mês e ainda ter grana para comprar uma coca-cola na promoção.
A média deve considerar todos os salários de todos os “profissionais” que atuam num mesmo ramo. Seja em São Paulo ou em Coari, no interior do meio do fim do mundo do Acre (cujo único acesso é através de barco, em viagens de 4 dias, só para ir. Se quiser voltar, são mais 4 dias, até a cidade mais próxima).
Além do mais, se diploma ou estar em um ambiente acadêmico significasse algo, professores jamais reclamariam de salários ou pensariam em greve. Aí você vai querer argumentar, dizendo que professor de instituição privada não reclama, nem faz greve. E eu contraponho dizendo que os mesmos “mestres” das UF-Alguma coisa são os que lecionam pra ti, com raras exceções.
O argumento do fabim é extremamente correto. Se te pagarem o suficiente, você não vai querer trabalhar fazendo html? “Ah não, só trabalho com tecnologia de ponta”.
E se ninguém quisesse programar em assembler, por ser arcaica e difícil, como a tecnologia avançaria?