Relacionamento da minhas tabelas Mysql e Java

5 respostas
mysql
MoisesJava

Bom dia,
Estou com dúvidas de como relacionar as minhas tabelas com as chaves estrangeiras, pois

tenho as seguintes tabelas: tbusuarios(PK iduser), tbequipamentos(PK nº serie), tbfuncionarios (PK registro ), tbmovimentacaoequi (PK aparelho),

sendo que os equipamentos podem podem sair com 1 funcionário e 1 funcionário pode sair com

vários equipamentos .

Alguém poderia me dar um help?

5 Respostas

darlan_machado

O mais adequado é criar uma tabela associando funcionario e equipamento.

MoisesJava

darlan_machado, você quer dizer fixar o equipamento com funcionário? se for não dá devido os equipamentos serem rotativos, os funcionários podem sair com equipamentos diferentes nos outros dias. Obrigado.

Jonathan_Medeiros

Oras, controle a devolução do equipamento, basta não permitir a retirada de um equipamento cujo ainda não foi devolvido!
A solução seria a tabela associativa como o @darlan_machado sugeriu.

darlan_machado

Não.
A tabela associativa em questão pode ser chamada de “emprestimo”, onde vai ter FK para funcionário, FK para equipamento, data de retirada e data de devolução.
Caso o equipamento esteja com data de devolução nula, significa que não foi devolvido, logo, não pode ser emprestado a outro funcionário (1 ferramenta só pode ser emprestada a 1 funcionário). Para saber quantos equipamentos um funcionário emprestou, basta contar quantas linhas possuem sua FK e estão com data de devolução nula.

MoisesJava

Aparentemente entendi sua lógica, eu agradeço, sou novato na programação, vou tentar implementar. Obrigado

Criado 10 de abril de 2019
Ultima resposta 10 de abr. de 2019
Respostas 5
Participantes 3