try{con.executaSql("select *from administrador where nome='"+jTextFieldUsuario.getText()+"'");con.rs.first();if(con.rs.getString("senha").equals(jPasswordFieldSenha.getText())){TelaPrincipaltela=newTelaPrincipal(jTextFieldUsuario.getText());tela.setVisible(true);dispose();}else{JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"Senha ou usuário invalidos!");}}catch(SQLExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"Senha ou usuário invalidos!");}
F
fabianamp
tem sim
eu acesso com esse código a tela login:
try{con.executaSql("select *from administrador where nome='"+jTextFieldUsuario.getText()+"'");con.rs.first();if(con.rs.getString("senha").equals(jPasswordFieldSenha.getText())){TelaPrincipaltela=newTelaPrincipal(jTextFieldUsuario.getText());tela.setVisible(true);dispose();}else{JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"Senha ou usuário invalidos!");}}catch(SQLExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"Senha ou usuário invalidos!");}
I
Iohannes
Certo, e você guarda a informação do usuário logado em algum lugar. Por exemplo, em uma caixa de texto que exibe o usuário atualmente logado? Se sim, você pode verificar quem está logado (ou as suas prerrogativas) e bloquear o botão de geração do relatório, por exemplo. Os usuários têm um campo que define as prerrogativas (privilégios) de acesso?
F
fabianamp
como assim não entendi???
I
Iohannes
Por exemplo:
package.bean;publicclassUsuario{privatelongcodigoUsuario;privateStringnomeusuario;privateStringsenha;privatecharprivilegio;//'A' = administrador; 'B' = básico, usuário sem muitos privilégios[...]}
Daí por meio do tipo de privilégio tu nega ou permite a cesso a determinado recurso. Ilustrando:
Fiz o login e fica registrado quem está logado. Com base nessa informação eu posso fazer validações. Por exemplo, supondo que haja uma tela que permite escolher que tipo de relatório gerar. Nessa tela, haja um combobox que permite escolher qual relatório gerar. Com base no valor do combobox, ao clicar no botão “Gerar”, vai para um switch que manipula as as informações necessárias à geração do relatório. Você pode fazer uma validação, por exemplo:
/**RelatóriocadastralX*/case2:[...]break;/**RelatóriocadastralY*/case3:if(usuario.getPrivilegio()=='A'){geraorelatório...}else{rotulo.setForeground(Color.red);rotulo.setText("Você não tem permissão para realizar essa tarefa!");}break;/**RelatóriocadastralW*/case4:[...]break;