Estou desenvolvendo uma aplicação que vai gerar alguns tipos de relatórios. Entretanto, a versão do Java instalada na minha máquina é o Java 8. Pesquisando, vi que o iReport não é compatível com o Java 8. Entretanto, vi que para resolver tal problema teria que instalar o Jaspersoft Studio.
Porém, realizei o procedimento para instalar por dentro do eclipse, mas não estou conseguindo.
Tentei baixar e instaçlar por fora do eclipse, mas não estou conseguindo fazer a geração dos relatórios através do sistema.
Esse é um problema quando se fala em iReport. Uma coisa que você pode fazer é instalar uma jdk 7 e verificar se ele abre. Mesmo se conseguir, não é garantia que volte a funcionar depois (lembrando de executá-lo como administrador).
Já tive muita dor de cabeça com o plugin, portanto recomendo que você instale o Jaspersoft Studio mesmo, que roda tranquilamente com java 8. Ele foi escrito sobre o código-fonte do eclipse, basta identificar as views que você precisa e logo se pega o jeito. Não esqueça de pegar o jdbc do banco de dados que estiver utilizando. Diferente das versões antigas do iReport (o que já havia mudado nas últimas versões), o Jaspersoft Studio trabalha com arquivos .jrxml e .jasper. Portanto, se você tiver um .xml não compilado (sem o .jasper), terá que compilá-lo num iReport primeiro.