Olá, galera esse é o meu primeiro post no GUJ, algum tempo acompanho o forum, como visitante, agora resolvi me registrar para postar a primeira pergunta.
Trabalho com Java há pouco tempo, cerca de 1 ano, mas leio bastante, sobre OO, e sobre DesignPatterns, então me surgiu a seguinte dúvida;
Atualmente estou desenvolvendo com JSF, e surgiu a necessidade de fazer Relatorios, onde o Cliente exigiu relatorios em .pdf, e. html, podendo escolher no momento da geração o tipo que ele quer;
Como o relatorio depende da Camada de Apresentação, pois tenho que pegar o FacesContext, o Reponse, o ServletContext, etc, criei os metodos dentro do meu ManagedBean, o problema é que o mesmo ficou muito “poluido”, tentei então criar uma classe auxiliar chamada GenereateReports com dois metodos staticos onde eu passo os parametros da camada de apresentação para ela, e ela faz o trabalho de geração do relatorio.
Mas isso muito procedural um classe cheia de métodos staticos, entretanto não encontrei solução melhor.
Existe alguma solução melhor, para se trabalhar com relatórios?
Valeu