Requerimentos e UML

Quais são as melhores ferramentas para “Análise de requerimentos” e “UML”, free e pagas???

Tudo depende de como a ferramenta vai ser usada, quais as necessidades, quanto se está disposto a pagar, etc. O ideal é testar e várias e tirar as próprias conclusões.

Não deixe de olhar Rational Rose, Poseidom, MagicDraw, PowerDesigner, JDeveloper e VP-UML. :wink:

Só para constar, minha preferida é PowerDesigner.

Faltou o together.

Desculpem minha ignorância, mas o que seria uma ferramenta de análise de requerimentos? É simplesmente um outro nome para desenho de diagramas de casos de uso? Ou existe algo mais complexo de apoio à análise dos requisitos?

me desculpe eu escrevi errado!!!

Rational Requisite Pro - Rational Clear Case - Rational QA - Rational Rose…

Este suite todo integrado permite que os requisitos seja mapeados e rastreados em % de implementação, teste e deploy… E ainda separar visões diferentes dependendo do Stakeholder do projeto… Acho o melhor suite para isso… Entretanto, o custo é muito alto e depende de gente muito especializada em RUP…

Paralelo a isso tudo, voce pode usar Word para descrever os casos de usos, OMONDO para os diagramas UML, e dentro do JavaDoc inserir comentários sobre qual caso de uso aquele método corresponde… E escrever o DocLet para gerar um relatorio de rastreabilidade… Dessa forma o custo é bem menor, mas mais trabalhoso…

Para projetos médios e grandes com equipes distintas, o suite da Rational trará mais benefícios no médio e londo prazo, para os projeto pequenos a segunda opção é muito melhor…

O que temos de lembrar é de usar o bom senso… Cada tipo de projeto pode ter uma metodologia customizada dentro do UP (Unified Process), basta que o time de requisitos, de desenvolvimento e implantação tenha critérios… Por isso o Arquiteto é importante, para se criar e aferir tais critérios…

[]'s