[Resolvido]Arquitetura Java como entender

Qual livro devo ler para aprender sobre arquitetura Java

Um que parece ser bom é o Introdução À Arquitetura e Design de Software - Uma Visão Sobre a Plataforma Java. (http://www.arquiteturajava.com.br/)

Mas que “excelente” e “bem-formulada” pergunta…

Muito obrigado pela dica, alias estou estudando para tirar a certificação e que antes eu estava estudando design patterns e achei bem interessante, ai apareceu a questão o que um arquiteto java faz.
Estou tentando ser um programador java, pretendo viver disso não apenas pela grana mais pela coisas que vejo os programadores fazer e fantastico, e gostaria de fazer parte dessa familia Java.
Terminei o Head First e agora estou estundado o livro do Roberto Rubinsteis Serson onde fiz curso de Java.
Uma pergunta e fantastico ser programador Java?


Livros

  • Patterns of Enterprise Application Architecture ? Martim Fowler ? Bookman.
  • Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide ? Paul Allen, Joseph Bambara ? Osborne.
  • Padrões de Projeto ? Gamma / Helm / Johnson / Vlissides ? Bookman.
  • Core J2EE Patterns: Best Practices and Design ? Alur, Deepak / Crupi, John Malks, Dan ? Pearson.
  • 97 things every software archiyect should know O?reilly

[quote=FernandoFranzini]http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/11/09/atividades-do-arquiteto-de-software/
Livros

  • Patterns of Enterprise Application Architecture ? Martim Fowler ? Bookman.
  • Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide ? Paul Allen, Joseph Bambara ? Osborne.
  • Padrões de Projeto ? Gamma / Helm / Johnson / Vlissides ? Bookman.
  • Core J2EE Patterns: Best Practices and Design ? Alur, Deepak / Crupi, John Malks, Dan ? Pearson.
  • 97 things every software archiyect should know O?reilly[/quote]

O Core J2EE Patterns anda mais des-ensinando do que ensinando, hoje em dia… :roll:

Muito obrigado pela dica, alias estou estudando para tirar a certificação e que antes eu estava estudando design patterns e achei bem interessante, ai apareceu a questão o que um arquiteto java faz.
Estou tentando ser um programador java, pretendo viver disso não apenas pela grana mais pela coisas que vejo os programadores fazer e fantastico, e gostaria de fazer parte dessa familia Java.
Terminei o Head First e agora estou estundado o livro do Roberto Rubinsteis Serson onde fiz curso de Java.
Uma pergunta e fantastico ser programador Java?

Concordo, mas o “legado” ainda vai existir por muitos anos amigo…

Concordo, mas o “legado” ainda vai existir por muitos anos amigo…[/quote]

Concordo. Nesse caso, também vale a pena citar o Working Effectively with Legacy Code.

[quote=marciojesus]Uma pergunta e fantastico ser programador Java?
[/quote]

Galera,não alimentem os lunáticos…

[quote=raf4ever][quote=marciojesus]Uma pergunta e fantastico ser programador Java?
[/quote]

Galera,não alimentem os lunáticos…[/quote]

Não é um “lunático”. É uma pessoa que está encantada e ansiosa pra seguir um caminho, assim como cada um de nós já esteve algum dia (em maior ou menor grau).

[]'s

Então eu pergunto se tão ruim assim ser programador Java porque ainda não foi fazer outra coisa da vida?

[quote=marciojesus]Então eu pergunto se tão ruim assim ser programador Java porque ainda não foi fazer outra coisa da vida?
[/quote]

Não precisa ser radical. Não é “fantástico” ser um programador, porque é um trabalho como outro qualquer. Às vezes é legal, às vezes é ruim, às vezes é o inferno… no geral, acaba sendo recompensador se você gosta, porque a gente tira energia da satisfação de resolver um problema complexo, por exemplo.

Ah valeu e que tenho me matado de ler livros para tirar a certificação e poder trabalhar seriamente como programador,gastei uma grana em curso e agora comprei livros e estou devorando todos.
Apenas a faculdade nao esta resolvendo nada as empresas querem mais, nunca trabalhei com Spring, hibernate, struts etc alias trabalhei como estagiario de programação em java mais foi muito superficial, apenas testes e coisas basicas.
Entao acredito que com uma certificação das varias (risos)as coisa devem melhorar, assim espero.
Voces que convivem diariamente com desenvolvimento e satisfatorio ou nao o investimento?

Vai muito do perfil da pessoa… se você realmente gosta da área, é bem recompensador.

Apesar das horas muitas vezes imprevisíveis, problemas e problemas dos mais variados tipos nos mais variados tipos de projetos.
É sempre recompensador saber que fez um bom trabalho, pelo menos para mim.

Em parte acho que deveria seguir seu exemplo… até hoje não tenho nenhuma certificação hehehe… pra ser sincero, não tive uma aula de java até hoje…

[quote=marciojesus]Ah valeu e que tenho me matado de ler livros para tirar a certificação e poder trabalhar seriamente como programador,gastei uma grana em curso e agora comprei livros e estou devorando todos.
Apenas a faculdade nao esta resolvendo nada as empresas querem mais, nunca trabalhei com Spring, hibernate, struts etc alias trabalhei como estagiario de programação em java mais foi muito superficial, apenas testes e coisas basicas.
Entao acredito que com uma certificação das varias (risos)as coisa devem melhorar, assim espero.
Voces que convivem diariamente com desenvolvimento e satisfatorio ou nao o investimento?[/quote]

Bom… quando eu comecei, demonstrando o interesse já estava ótimo. Comecei sem certificação nenhuma e, até hoje, tenho uma certificação e meia. Não fazem falta (nem a outra metade dessa “meia”).

[]'s

Muito Grato pela ajuda, espero um dia muito em breve, esta vivenciando essas experiencias pessoalmente, se deus quiser.
Garanto a voces estou fazendo a minha parte, estudando e fazendo varias entrevistas para programador java.
muito obrigado, ate mais tarde.