[RESOLVIDO]Banco de dados para Java Desktop

10 respostas
L

Olá galera! Tudo certo?

Estou precisando de uma ajudinha…
Estou desenvolvendo um software para controle de finanças. Na verdade ele já está pronto!
Atualmente eu uso o banco de dados na própria maquina utilizando o XAMPP.
Porém, penso mais pra frente em comercializa-lo. Mas eu teria que acessar o computador do cliente para configurar o acesso ao banco de dados, alterando o usuário e senha de acesso. O que eu gostaria de evitar se possível.

Existe a possibilidade de automatizar isso?

Obrigado pela atenção!
Abs.

10 Respostas

javaflex

Conectar o banco remotamente é possível, mas não é seguro nem deixar essa opção aberta. Teria que ter uma aplicacao back-end no meio. De resto é contratar serviço na “nuvem”.

Já que o banco seria online, poderia fazer logo uma aplicação para web browser ao invés de desktop Java.

javaflex

E sua aplicação cliente desktop Java também não é segura acessando diretamente o banco, se alguem descompilar esse client vai pegar a senha do banco.

L

Não precisa ser um banco de dados online não. Se tiver outro modo de importar o banco de dados automaticamente de alguma forma, já seria o suficiente…

L

Só queria evitar precisar acessar o computador do cliente para instalar e importar o banco, entende?

javaflex

A empresa que possui software pirata pode ser denunciada. Desvalorizando a própria classe jovem?

Mas nem estou falando de pirataria, e sim sobre a segurança dos dados do usuário. Se a empresa está mesmo ciente que os dados dela estao vulneráveis, pode escolher o que quiser.

L

Esse software que desenvolvi é para controle financeiro, cadastramos apenas nome, usuário e senha para acessar as despesas e receitas do usuário que logou… É algo bem simples.

Como citei anteriormente,

Não precisa ser um banco de dados online não. Se tiver outro modo de importar o banco de dados automaticamente de alguma forma, já seria o suficiente…
Só queria evitar precisar acessar o computador do cliente para instalar, configurar e importar o banco

javaflex

Cria um instalador que vai instalar e configurar tudo. Você vai ter que programar isso tudo, nao tem mágica. Pesquise sobre MySql silent install.

L

Certo! Obrigado.

j-menezes

Existem bancos de dados 100% java que são fáceis de usar na forma local integrado com sua aplicação.
No entanto se quer mesmo manter os dados no computador do usuário do seu sistema e as vezes
faz todo o sentido e quer ter um pouco mais de segurança em seu código, aconselho a usar ofuscador de string pelo menos na senha interna de conexão com o banco de dados
https://github.com/shamanland/simple-string-obfuscator

Sempre lembrando, que em qualquer linguagem existem ótimos descompiladores e se você não se preocupou em ofuscar as senhas dentro dele, elas aparecerão para os invasores indevidos.

Isso não quer dizer que algo possível se tornou impossível, mas tenha certeza que ficará bem mais difícil e trabalhoso para qualquer um.

j-menezes

Pra isso criaram BD 100% puro java, mas mesmo em outros você consegue fazer isso que vc quer tambem, leia com calma a documentação do BD.

Dentro do Java voce pode ver qual é o SO e chamar um

Runtime.getRuntime().exec ou ProcessBuilder – para rodar qualquer programa fora do Java.

isso se não quiser fazer um BAT para cada SO para realizar essa automação que você quer.

Criado 12 de dezembro de 2018
Ultima resposta 14 de dez. de 2018
Respostas 10
Participantes 3