[RESOLVIDO] Como decolar na carreira de programador de sistemas embarcados?

Vejam os vídeos abaixo;

Eu posso dizer que já domino linguagem C graças ao curso super completão da instituição do Alura, e agora sei mexer com microcontroladores baseado nas vídeo aulas do youtube. Quero começar a vender sistemas de iluminação inteligente, não sei o que preciso para fazer isso, por exemplo, eu sei fazer tudo no microcontrolador, mas como eu iria adaptar isso para uma lâmpada? Será que precisarei entrar em parceria com alguém da eletrônica ou eletrotécnica?

Você precisa achar um hardware específico para isso, apenas.

Como assim? Desculpe, eu não entendi.

Tudo bem, não deve ter ficado muito claro. Vou dar um exemplo melhor: Onde eu trabalho, nós desenvolvemos aplicações focadas em segurança e automação residencial.

Ou seja, um exemplo são nossas centrais de alarme (aquelas caixinhas que geralmente são instaladas junto com o alarme). Para que nosso software possa controlar ele, foi preciso que pegassemos um fisicamente, abrimos e estudamos como ele funciona. Depois disso, fazer nosso software rodar NAQUELE hardware. Isso é integração com o hardware.

Conforme o tempo foi passando, fomos adicionando hardwares no nosso hall. Ou seja, nosso software se tornou mais compatível com outros hardwares, não com apenas um.

No seu caso, você disse que já sabe mexer com C e sabe mexer com microcontroladores. Além de fazer toda a parte “do código”, você tem que homologar e testar. Ou seja, você precisa realmente mostrar que consegue apagar e acender luzes e etc.

Você pode usar um hardware específico, por exemplo, Arduíno. Com uma placa arduíno, você consegue acender luzes, apagar luzes, abrir portas e etc. Geralmente esse é o primeiro passo para estudar automação residencial na prática.

Em casa, tenho dois aquários totalmente controlados por Arduíno.