[RESOLVIDO] Como listar pelo atributo Node Express?

Você percebe que o método do Node Express está listando pelo _id do MongoDB

pelo%20id

Isso de acordo com esse método;

function getRestaurant(req, res){
	var restaurantId = req.params.id;

	Restaurant.findById(restaurantId).populate({path: 'user'}).exec((err, restaurant) => {
		if(err){
			res.status(500).send({
				message: 'Error na solicitação'
			});
		}else{
			if(!restaurant){
				res.status(404).send({
					message: 'Não existe nenhum restaurante nesse registro'
				});
			}else{
				res.status(200).send({
					restaurant
				});
			}
		}
	});
}

Como ficaria o algoritmo do método se eu fosse lista pelo id da entidade onte fica o registro batata-gratinada?

Você pode fazer a query pelo campo que quiser:

https://mongodb.github.io/node-mongodb-native/markdown-docs/queries.html

Eu tentei fazer pelo atributo category, mas não funcionou essa foi minha tentativa

function getRestaurantId(req, res){

Restaurant.findOne({
	category: req.params.category,
	active: true
}).populate({path: 'user'}).exec((err, category) => {
	if(err){
		res.status(500).send({
			message: 'Error na solicitação'
		});
	}else{
		if(!category){
			res.status(404).send({
				message: 'Não existe nenhum restaurante nesse registro'
			});
		}else{
			res.status(200).send({
				category
			});
		}
	}
});

}

Está na tentativa e erro ou seguindo algum tutorial? Estude sobre query com mongodb isoladamente, veja funcionando exatamente da forma que ensinam e depois que se firmar aplique em seu projeto. Após isso poderá ter dúvidas mais pontuais.

Concordo em partes com disse, de fato, para aplicar filtros no controller do Node Express é JavaScript é importante saber Nosql, porém quando você está realizando um filtro usando Mongoose muda um pouquinho, e essa mudança faz toda a diferença, ou vai ficar certou ou vai ficar errado.

Então @javaflex eu sei fazer vários tipos de filtros no Nosql, mesmo sabendo fazer os filtros eu não estou acertando o método, essa documentação que você me apresentou está um pouco abstrata, muito teórico, por favor teria como me ajudar e encontrar um tutorial na internet que fosse mais explicativo sobre filtros usando o Mongoose?

Eu nao tenho, é tudo via google. Te passei a dica pelo que você especificou, Node com Mongodb. Sobre Mongoose não achou nada de bom no google sobre query com Mongoose? Um exemplo que achei no google agora: https://medium.com/@thiagoluiz.nunes/mongoose-criando-queries-d72d38e8fece