[Resolvido] É correto usar uma camada BLL em C# ?

Durante meus estudos li em algum lugar algo sobre desenvolvimento em camadas em C#.

  • O que vocês me dizem sobre isso?
  • É necessário usar camadas? (Tipo BLL, DAL, etc.)

Observação: se alguém poder explicar resumidamente o que de fato seria isso, eu agradeço.

Vai depender do seu contexto geral, se você for estudante inicial da arquitetura de desenvolvimento .NET cuidado! tem muita pegadinha envolvido nisso e muitos vícios desnecessários.

No geral separa o projeto dependendo qual tipo de projeto (que pode ser Web, Desktop, Serviços, Mobile, etc) ou seja, depende mesmo. Geralmente Web a gente faz assim um projeto com a parte do Banco de dados com seus modelos e funcionalidades de banco de dados (Camada DAL), para que você possa utilizar esse projeto em outros também, exemplo Web e WebAPI a mesma camada DAL (reutilização).

É correto usar uma camada BLL em C# ?

Sim é correto, mas, tudo que é coreto precisa ver se é isso que você precisa no momento, contexto, forma, programação etc, mas, é correto sim se for bem utilizado

O que vocês me dizem sobre isso?

Vai depender da utilização e da sua regra de negócio, mas, nada impede a utilização mas, como dito na primeira pergunta é necessários?

É necessário usar camadas? (Tipo BLL , DAL , etc.)

Depende do projeto e suas funcionalidades, mas, não é obrigatório porém talvez necessário, falta mesmo aonde vai utilizar essa aplicação.

  • Resumindo, aonde vai utilizar isso?
  • Você sabe utilizar isso? (é uma forma que pra mim por exemplo não utilizo BLL eu crio as validações no próprio modelo afinal é o modelo que eu tenho que testar)

Vai depender de fatores e estudo prévio, mas, no geral, tem muitas aplicações feitas assim. (certas ou erradas)

Olá Dragoon, eu vou utilizar em um sistema desktop, com controle de receitas, despesas, estoque, etc…
Quanto a saber utilizar, confesso que não tenho muito conhecimento sobre, porém tinha ficado em dúvida se isso seria essencial mais a frente no projeto, então caso sim eu pretendia buscar conhecimento e implementar essa camada. Porém conforme estou desenvolvendo, me parece que apenas um DAL seria o suficiente. Mas obrigado pela explicação.

Eu utilizaria uma camada DAL para Desktop e verificaria uma opção de Validação para cada Model.

Blz. Muito obrigado pela ajuda.

1 curtida