Glr eu tava com um projeto pessoal tentando fazer um game do zero só por tentar mesmo, só q eu tava fazendo no windows e lá é o Java 8 mas no linux é o q ta no titulo, ai quando eu mudei eu fiz o nescessário q era tirar a referencia a biblioteca do Java 8 e fazer usar a do linux, blz até ai tudo funcionou, até q teste uma parada q no windows funciona perfeitamente, um keylistener q faz setVisible de um componente no panel, era só pro component sumir, mas ele apaga todos os components, parece q ele não repinta os outros componentes, eu fiz ele printar se os components estão visiveis ou não mas sempre diz q estão visiveis e o visible do componente em questão está mudando como deveria. Quando eu redimensiono o Frame puxando pelas bordas os components reaparecem do jeito como deveria.
Descobri o problema, era q no Windows no Frame eu tenho q descontar o valor da barra de cima e das bordas laterais, ja no linux eu só tenho q descontar o tamanho da barra de cima, onde fica o fechar, maximizar e minimizar. se eu não faço isso, tanto no linux e no windows o meu panel vai pro kct e não aparece.