Pessoal estou aprendendo a gerar relatórios com o jaspersoft studio, e minha duvida é , para eu criar um novo relatório eu necessariamente tenho que ter uma basa de dados conectada nele ?
Não.
Você pode criar esses dados no java e enviá-los ao relatório.
Inclusive, esta solução de conectar o relatório direto à base de dados é bastante feio.
Não, não precisa ter uma base de dados,se sua intenção for aprender a mexer com a ferramenta. Porém os dados serão estáticos.
Leve em consideração, que o uso de relatórios é pra dados dinâmicos, ou seja, pegando informações do banco.
Não necessariamente. Existe uma ideia errada de que jasper só serve para relatórios. Ele pode, por exemplo, imprimir etiquetas e uma série de coisas que não necessariamente necessitam de dados de uma base (seja banco, seja um documento xml, etc)
Sim sim, acho que me expressei mal. Quis dizer quem em sua maioria, relatórios são usados para ‘exportar’ uma visão do banco.
Embora etiquetas também podem ser dados dinâmicos, mas aí depende do projeto. Já usei sem banco e com banco (onde o qrcode mudava dependendo da localização do produto no estoque,etc…)
Só quis complementar mesmo, pois a pergunta parecia mais uma duvida pra quem está mexendo agora com a ferramenta.
Na minha situação atual, esse relatório dele é criado dinamicamente, ele pega os dados de um determinado lugar e aplica dentro do relatório. , consegui fazer isso graças a esse vídeo: https://youtu.be/yJoXaGeDXdM
Ótimo amigo, que bom que conseguiu.