[Resolvido]Tirar mínimo, máximo e média de uma coluna Ireport, como proceder?

Como tirar a média, minimo e máximo de uma coluna em fields no ireport?

Você pode fazer isto diretamente no código sql dependendo do banco de dados que está utilizando ou pode criar grupos dentro do relatório para fazer cálculos utilizando variáveis.

Os grupos são criados a partir do campo que será utilizando como critério para fazer os agrupamentos. Por exemplo:

Quero mostrar o total, média, mínimo e máximo de itens por meses do ano…então criamos o grupo para o campo que possui a data, arrastamos o field com o valor que queremos trabalhar, nesse caso a quantidade de itens, a variável é criada e poderemos modifica-la para somar, multiplicar, dividir, subtrair ou então podemos criar códigos personalizados em java para retornar valores como o mínimo e máximo que esse campo alcançou…ficaria mais ou menos assim:

//header column
Data - Descrição - Quantidade
//detail column
12/04/17 - Lâmpadas - 20
//group column data
Total : 50 - Minimo: 20 - Máximo: 30 - Média(50/5): 10

Entendi Villa, acredito estar no caminho certo. O que não estou conseguindo é fazer o calculo na variables poderia me ajudar?

Preciso de mais detalhes para lhe ajudar com isto, tipo: Qual IDE está utilizando, os campos que existem no relatório, as colunas que está utilizando, banco de dados e uma imagem do relatório gerado para ter uma panorama do cenário de desenvolvimento.

como pode ver a imagem logo a cima, eu tenho uma coluna com mínimo e máximo e o naco ao lado o encontrado e no meu banco eu tenho os 3 campos separado… no caso onde está circulado em baixo eu vou colocar 3 campos com o menor valor da folha, com o maior valor da folha e com a média de valor da folha

@Rafael16 Deixa eu entender melhor, o que você escreveu ficou meio zuado, você quer mostrar os campos para cada uma das colunas “Min e Max” ou para cada coluna ao lado desta?

para cada uma do lado da min e max

Seria basicamente assim

@Rafael16 Você pode criar um grupo, mas preciso saber como o agrupamento vai ser feito…será por data, hora, um para cada registro ou para o relatório?

@Rafael16 Se quiser posso te ajudar via TeamViewer e postamos a solução aqui depois.

não recusaria, mas estou na empresa e aqui tem que abrir ticket para instalação… Mas respondendo sua pergunta de como seria esse grupo, ele deverá ser por data selecionada ao dar entrada no relatório

Bom, vamos lá, mão na massa, vou tentar elucidar sua dúvida replicando o relatório por aqui, em 30 minutos respondo o post.

viu, muito obrigado!

@Rafael16

@Rafael16

hmm… perfeito Vilagram! e como faço para achar o máximo, o mínimo e a média?

@Rafael16
Araste o campo que deseja fazer calculos para a coluna de grupo e escolha a função que deseja…Lowest (Minimo), Highest (Máximo), Average (Média).

@Rafael16 Agora o resultado

Nossa Villagram, ajudou demais cara!! vou fazer aqui e coloco como resolvido e maco suas resposta como solução